DESCOBRINDO A ALEGRIA DO MINISTÉRIO
Pr. Márcio Greyck
Se você está interessado em ser o melhor pastor que puder e em levar as pessoas a um novo plano de excelência na jornada com Cristo, esta série “AO LADO” poderá lhe ajudar na realização desse sonho. Este é um material a respeito de tornar-se líder de um ministério vibrante, apaixonante e eficaz.
INTRODUÇÃO
Liderança envolve a administração de pessoas, projetos e propriedades. Pode ser feita com um espírito de dever – ou medo – e pode ser feito com um espírito de entusiasmo. O entusiasmo sempre vence o medo. A alegria é o elo perdido na vida de muitos líderes. Por muito tempo eles vem tentando pagar o fazer com cartões de crédito emocionais cujos limites estouraram. Entregar-se para o benefício dos outros por pura alegria é uma raridade.
Os grandes líderes acham uma maneira de fazer deposito no seu banco emocional. Tem uma conta reserva de alegria. E não é a alegria a verdadeira chamada de todo líder segundo o estilo do Novo Testamento? Considere estes versículos bíblicos:
“Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra” (Jo 16:24).
“E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (At 13:52).
“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm 15:13)
“Fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas” (Fl 1:4)
Então qual é o segredo para manter a alegria no ministério?
1. Dê mais do que Recebe
Não permita que a atitude “e quanto a mim?” invada o seu pensamento. Considere-se um doador, alguém que acrescenta valor aos outros. Procure contribuir mais do que receber. Não custa muito acrescentar alegria à vida de alguém. Pode ser feito com um sorriso, um pequeno presente ao voltar de viagem, um e-mail surpresa com palavras de reconhecimento ou um troféu de plástico colocado na mesa de alguém ausente. As pessoas precisam sentir que são igualmente valiosas à equipe quando o líder. Mas só o líder pode fazer com que se sintam desse modo.
Jesus era um doador de alegria. Por todos os lugares que passava e em tudo o que fazia as pessoas sempre ficavam melhor. Não se tratava apenas de milagre. Tratava-se de entusiasmo divino até nas coisas deste mundo. Tratava-se de deixar um lugar em melhor forma do que quando chegou. Uma palavra de elogio ou afirmação ou amor ou perdão trazia o sol aos corações nublados.
2. Mantenha o Coração Aquecido
Quando o coração está quente, há muito pouco espaço para o orgulho, a inveja, o ciúme e outros assassinos de alegria. Em todas as sete vezes que Moisés esteve na presença de Deus, ele tinha que cobrir o rosto para a viagem de volta para casa. A presença de Deus ardia brilhantemente no coração que produzia brilho no rosto. Os líderes precisam desse tipo de encontro. Na realidade, são as datas mais importantes nas suas agendas, PDAs ou iPods. Tempo a sós com Deus. Tempo para acender a chama. Tempo para mexer as brasas do compromisso. Tempo para deixar a glória de Deus encher o coração. Mantenha as linhas telefônicas do céu ardendo com as suas orações. Deixe o fogo de Espírito Santo arder dentro de você. A alegria virá em seguida.
3. Estreite o Foco
É frequente a alegria está enterrada. Está em baixo daquela pilha de papéis – sempre lá, mas não visível por causa da pilha que está em cima. O problema é que foi você quem empilhou os papéis na mesa. Os líderes mais frustrados são os que se esforçam muito. No caso você não ter ouvido direito, vou repetir: você não pode ser tudo para todos. Deixe em sua pasta somente o que for essencial. Dedique-se aos seus pontos fortes e delegue as tarefas nas quais é mais fraco. Você gostará muito mais do seu trabalho.
4. Dê Alegria
A alegria é um bumerangue. Quando você dá, sempre volta. Dê toda a alegria que puder e o seu cálice logo transbordará. Elogie as realizações dos membros da equipe. Seja pronto a dizer uma palavra gentil. Torne-se uma pessoa que faz os outros se sentirem bem consigo mesmos, e devolverão o favor. Alguns dos trabalhadores mais confiáveis e os que trabalham com mais afinco são os que têm sentimentos de inferioridade. Eles ficaram presos às palavras de familiares, amigos ou inimigos. A alegria lhe foi roubada. Precisam dela de volta. Você não pode lhes dar a alegria original, mas pode lhe dar uma alegria substituta maravilhosa. Pode ser motivador que eles nunca tiveram na vida. Pode ser a fonte de afirmação que sempre lhes faltou.
Surpreendentemente, quando você dá aos que não tem, ganha de volta. Ao, por exemplo, afirmar os outros, você recebe afirmação. Jesus disse: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:38). Fazer atos fortuitos de alegria resultará em alegria continua.
Quando o líder não desfrutar da sua tarefa, o distrito inteiro trabalha sob uma nuvem. O seu bem-estar emocional é crítico para o sucesso da sua missão no distrito. Reponha o elo perdido em sua liderança. Recapture a alegria em ser um líder espiritual.
Mais Esboço de Pregação
As filhas de Zelofeade – Números 36:6-12
Benny Hinn – A Tua Vontade Senhor, Não a Minha
João 14:1-6 – Não se turbe o vosso coração
Lucas 13:10-17 – A Mulher encurvada
A que você está apegado? – Jó 27:6
João 10:10 – O relacionamento com Deus em abundância
Isaías 58:11 – Quem está te guiando?
Benny Hinn – A Tua Vontade Senhor, Não a Minha
O Poder das palavras – Mateus 12:36-37
Só o Senhor nos faz habitar em Segurança – Salmo 4:6-8
9 Sermões Bíblicos em WORD – Premium