Judá foi a escolhida – Pregação
Esboço de Pregação em Josué 19:1-9 – “E foi a herança de Simeão no meio da herança dos filhos de Judá. A herança dos filhos de Simeão foi tirada do quinhão dos de Judá.”
Introdução de Josué 19:1-9
O texto lido descreve a herança da tribo de Simeão, que foi retirada da porção dos filhos de Judá.
Desenvolvimento
O Senhor elegeu a tribo de Judá para dela proceder o Messias, e conservou o reino em sua mão desde Davi, até o último rei coroado em Israel, que foi o próprio Senhor Jesus (Mateus 27:29).
A primogenitura pertencia a José, conforme lemos em I Crônicas 5:1. Porém, O Senhor escolheu a tribo de Judá (Salmo 78:67-72).
Judá representa o profético
Ele era o quarto filho de Jacó (Gênesis 29:35). Então essa escolha não guarda relação alguma com a razão, com os costumes, com a tradição, ou com a lei.
É ato discricionário da soberania de Deus.
Simeão significa “aquele que ouve”
Assim, nós vemos no texto o encontro do profético com aquele que valoriza a profecia.
O encontro daquele que é dono da herança, dono da eternidade (Jesus), com aquele que dá ouvidos à profecia (igreja fiel).
A herança daquele que dá ouvidos à profecia está no meio profético.
O Senhor Jesus dividirá seu reino com a igreja fiel.
Em Juízes 1:3 a tribo de Judá faz um convite à tribo de Simeão: “Sobe comigo à minha herança. E pelejemos contra os cananeus, e também eu subirei à tua herança. E Simeão partiu com ele.”
Conclusão de Josué 19:1-9
O Senhor Jesus faz um convite igual à igreja: vem comigo à minha herança – lute por ela. Busque as bênçãos espirituais, a sua salvação, e eu também estarei contigo nas tuas lutas nesta vida, e te ajudarei a alcançar a vitória.
Esboço de Pregação em Josué 19:1-9 – “E foi a herança de Simeão no meio da herança dos filhos de Judá. A herança dos filhos de Simeão foi tirada do quinhão dos de Judá.”