Definição, Refrigério, Jugo – Pregação
Esboço de Pregação em Isaías 10:27 – E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.
Desenvolvimento de Isaías 10:27
• E acontecerá naquele dia: Definição, o dia de aceitar o chamado.
• A sua carga será tirada do seu ombro: É o peso dos problemas, das lutas, cansaço que assola o homem e muitas vezes não sabe nem porque está cansado.
• E o seu jugo do teu pescoço: Além da carga, outros sinônimos de jugo são: submissão e opressão. Sabemos que a igreja é o corpo e Cristo a cabeça, sendo o pescoço que liga corpo e cabeça, ou seja, a comunhão entre os dois, a submissão, a razão, os conhecimentos humanos, a cultura, os vícios, a mentira, tudo isso impede o homem de ter comunhão com Deus. Por isso, quando há a decisão de aceitar o chamado do Senhor, tudo isso é tirado, libertação e santificação.
• Por causa da unção: “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla de seus vestidos”(Sl 133:2).
O óleo fala do Espírito Santo
O óleo fala do Espírito Santo que unge nossas vidas, pelo poder do Sangue de Jesus.
a) O azeite usado na candeia
Jesus a luz do mundo, somente na unção do Espírito caminhamos nesta luz. O azeite na candeia dura aproximadamente duas (2:00) horas, por isso todos precisavam andar com reserva para reabastecer, o servo também deve estar sempre o óleo em abundância, como no salmo 23 “o meu cálice transborda”.
b) O azeite evapora-se
O azeite deve ser usado regularmente, se deixarmos o azeite exposto por um tempo, ele evapora-se. Temos que está em constante comunhão com o Espírito Santo, orando, madrugando, jejuando, usando todos os meios de graça para ter a ação do Espírito Santo em nossas vidas e o óleo não se evapora.
c) Facilidade de vazamento
Não é necessário um grande estrago para que o azeite vaze. Um pequeno furo, uma mínima trinca, mesmo que não visível a olho nu, é suficiente para que pouco a pouco todo o azeite vaze. É preciso vigilância, as pequenas coisas, aquelas que podem passar despercebidas, que aparentemente não tem mal algum, pode ser o suficiente para que o azeite, o óleo, o Espírito Santo possa vazar em nossas vidas.
d) Somente o azeite novo tem viscosidade certa para lubrificar
Quem é motorista sabe que o motor do carro necessita de óleo para funcionar corretamente, e que os fabricantes recomendam que este óleo sempre esteja no nível e que de tempo em tempo variando de acordo com a marca e modelo, o óleo deve ser trocado. Com o passar do tempo o óleo vai ficando fino e perdendo a cor, passando a prejudicar o motor.
O servo também precisa ter renovado o óleo do Espírito Santo em sua vida, as vestes de salvação devem ser sempre brancas, o nível é quando transbordante.
e) O azeite preservava os escudos de couro dos guerreiros
Os guerreiros cuidavam muito bem de suas armas. Em especial sabe-se que esfregavam azeite, óleo, em seus escudos de couro para conservá-los. Somos os guerreiros que vivem em uma constante guerra com o pecado, a carne, nossa armadura também deve ser preservada como o azeite. Citar Efésios 6:11 a 17.
f) O pastor esfrega azeite no rebanho para protegê-lo dos insetos
Os insetos são os intentos do adversário, alguns insetos se alimentam de sangue, e sangue é vida, mas na unção do Espírito Santo, estamos protegidos.
g) O azeite fresco tem aroma agradável
Paulo disse que somos o bom cheiro de Cristo (II Co 2:15), o azeite velho é rançoso e cheira mal, temos que buscar o Senhor todos os dias, como o maná no deserto (Ex 16:4), Jesus é o pão da vida e pão velho não é bom, pão velho não tem cheiro, mas o fresco sim. A unção do Espírito Santo é que mantém o testemunho, testifica com o nosso espírito quando estamos a pisar fora da revelação, os olhos e os ouvidos espirituais só funcionam debaixo da unção.
Esboço de Pregação em Isaías 10:27 – E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.
Mais Esboço de Pregação
O jugo da juventude – Lamentações 3:27
Alivia o nosso jugo e nós te serviremos – I Reis 12:4
A Mirra na vida do Senhor Jesus
Jesus a grande pedra de testemunho – Josué 24:26-27a
Vida de definição – Ap 3:14-16