Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência.
Desenvolvimento
O Senhor chama a Abraão para andar em sua presença e diz que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:3).
Isto quer dizer, que não só a sua família, aquela da qual nasceria Isaque, Jacó e as doze tribos que formaram Israel, mas todas as famílias seriam abençoadas nele, porque através dele, de sua geração, nasceria O Salvador, não só do judeu, mas de todos (Romanos 1:16c).
O Senhor prometeu que multiplicaria a descendência de Abraão.
Seria numerosa como as estrelas do céu (Gênesis 15:5; 22:17; 26:4; Êxodo 32:13 e Deuteronômio 1:10).
E numerosa como a areia do mar (Gênesis 22:17; 32:12; I Reis 4:20).
A promessa não significava apenas que o número do povo de Israel seria incontável, como o foi, conforme podemos conferir em I Reis 4:20, onde a Bíblia fala que no governo de Salomão, filho de Davi, “Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se”.
Mas há ainda a seguinte profecia:
A descendência de Abraão seria como as estrelas do céu – profecia a respeito de Israel espiritual – ligada às coisas do céu – apontando para a igreja;
A descendência de Abraão seria como a areia do mar – profecia a respeito de Israel política – ligada à terra de Israel – apontando para a nação de Israel.
Interessante ainda notar, que a promessa para a descendência espiritual é anterior à descendência terrena (Em Gênesis 15:5 falou das estrelas do céu e em Gênesis 22:17 falou da areia do mar), mostrando que as coisas celestiais vêm sempre antes das terrenas.
A existência da igreja não é mera consequência dos atos de Israel com relação a Jesus, é projeto do Senhor desde o princípio e ela está profetizada em todo o Velho Testamento.
Mais Esboço de Pregação
Ilustrações bíblicas – Faladeira
Estudo Bíblico – A Prática da Palavra – Mateus 7:24-27
II Timóteo 2:8 – Lembrar de Jesus