Jesus o bom amigo – Pregação
Esboço de Pregação em Jó 16:21 – “Ah! Se alguém pudesse contender com Deus pelo homem, como o Filho do Homem pelo seu amigo.” (Edição Revista e Corrigida)
É surpreendente como alguém que viveu séculos antes de Jesus vir ao mundo pudesse escrever as coisas que Jó escreveu.
Acredita-se que Jó foi contemporâneo de Abraão.
O livro apresenta basicamente a questão: por que sofrem os justos?
Porque o livro profetiza a respeito do Justo Jesus e de seu sofrimento vicário em lugar daqueles que deveriam sofrer (nós todos).
Vejam esse versículo: “Finalmente é levado à sepultura, e vigiam-lhe o túmulo” (Jó 21:32) é uma profecia cujo cumprimento encontramos em Mateus 27:64-66.
Vejamos o texto em destaque:
- Ah! Se alguém pudesse contender com Deus pelo Homem – esse era o clamor da alma por alguém que intercedesse a Deus em favor do pecador.
Jó viveu aproximadamente 1.500 anos antes de Cristo descer da sua glória e esse versículo demonstra o sentimento que havia no coração do homem no Velho Testamento. Não havia na terra ninguém que pudesse disputar com Deus em favor do homem.
- Como o Filho do Homem pelo seu amigo – Agora Jó profetiza a respeito de Jesus, que viria um dia para resgatar o homem.
O homem pode ter muitos amigos e isso é bom, mas há um que é mais chegado que um irmão (Ver Provérbios 18:24). É esse amigo por quem ele clama.
Temos em Jesus o bom amigo
Esse amigo mais chegado é Jesus – o Filho do Homem.
Esse é o amigo que mostra compaixão pelo aflito (Jó 6:14).
É Ele quem contende com Deus em favor no homem.
Foi Ele quem pediu ao Pai para vir morrer pelo homem (Isaías 6:8)
Esboço de Pregação em Jó 16:21 – “Ah! Se alguém pudesse contender com Deus pelo homem, como o Filho do Homem pelo seu amigo.”
Mais Esboço de Pregação
O PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU – Marcos 10:35-40
Jesus, o bom amigo – João 15:1
A volta da Sulamita – Cantares 6:12-13
Como o Filho do Homem pelo seu amigo – Jó 16:21