Pular para o conteúdo

Um sinal na testa – Ezequiel 9:4-6


Acesso Premium

Um sinal na testa – Pregação

Esboço de Pregação em Ezequiel 9:4-6 – “E lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. Matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los, mas a todo homem que tive o sinal não vos chegareis…”

Introdução de Ezequiel 9:4-6

O livro de Ezequiel foi escrito durante o exílio babilônico, um período de grande crise espiritual e nacional para Israel. O profeta Ezequiel foi chamado por Deus para alertar o povo sobre o julgamento iminente devido à sua idolatria, injustiça social e corrupção moral. No capítulo 9, Ezequiel tem uma visão simbólica que retrata o julgamento de Jerusalém. A cidade, que deveria ser o centro da adoração a Deus, havia se corrompido completamente, e o próprio templo, o santuário de Deus, estava profanado.

A visão descreve a execução do julgamento divino, mas também introduz um elemento de misericórdia: aqueles que permaneceram fiéis a Deus seriam poupados. Esse texto é uma mistura de justiça e graça, mostrando que Deus não se agrada da destruição dos ímpios, mas também não tolera o pecado.

O sinal na testa: O “sinal” mencionado aqui é uma marca de proteção, semelhante ao sangue nas portas dos israelitas durante o Ênfase no Egito (Êxodo 12:7). Esse sinal identifica aqueles que são fiéis a Deus e que se entristecem com o pecado ao seu redor.

A seguir faremos um paralelo entre o sinal na testa de Ezequiel 9:4-6 com as marcas de Cristo na vida do servo.

Desenvolvimento

Cremos que a maior parte das pessoas conhecem o texto de Apocalipse 13:16-18 que fala a respeito de um sinal da besta, que será posto na testa o na mão direita daqueles que adorarem sua imagem.

Nesse texto de Ezequiel vemos que O Senhor disse que aqueles que gemem por causa da idolatria e de ver o povo de Israel afastando-se do Senhor e servindo a falsos deuses, receberão um sinal na testa, que os identificará como servos fiéis.

Nosso Senhor tem posto seu sinal sobre a igreja

“Quanto ao mais, ninguém me moleste, porque eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gálatas 6:17).

O Senhor sempre pôs sua marca para identificar aqueles que serão salvos:

  • Ele deu uma marca ao povo de Israel quando ia sair do Egito – que foi o sangue do cordeiro;
  • Ele deu uma marca para que a casa de Raabe fosse identificada e todos os que estivessem dentro dela fossem salvos – essa marca era o fio escarlate.

O servo do Senhor traz, como Saulo, as marcas de Cristo, que foram feitas pelo Espírito Santo e por isso, será guardado da morte eterne (ver Ezequiel 9:5-6).

Ezequiel 9:4-6 – “E lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. Matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los, mas a todo homem que tive o sinal não vos chegareis…”


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?