Pular para o conteúdo

Vigilância, Santificação – 2 Reis 20:12-17


Vigilância, Santificação – Pregação

Esboço de Pregação em 2 Reis 20:12-17 – Naquele tempo, enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.

Introdução de 2 Reis 20:12-17

A palavra nos relata que o rei Ezequias ele estava doente, e como era de costume naquela época, os inimigos esperavam uma fragilidade no reino ou no próprio Rei para fazer a sua investida na conquista do reino.

Trazendo para os nossos dias, no que diz respeito ao mundo espiritual, acontece da mesma forma. O adversário sempre vai buscar uma fragilidade em nossas vidas para nos derrotar, é preciso estarmos vigilantes e em santificação para vencermos as astutas ciladas do adversário.

Desenvolvimento

Ezequias tinha estado doente

Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, já estava há muito tempo esperando uma brecha atacar Israel. O mesmo eu queria se fazer de amigo do Rei, ele enviou presentes e uma carta. O rei Ezequias caiu na armadilha e abriu a porta do palácio para o inimigo entrar.

E Ezequias mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.

Então, o profeta Isaías veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? E disse Ezequias: De um país mui remoto vieram, de Babilônia.

E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu lhes não mostrasse.

Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.

Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, com que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor.

• Doente: Frágil, sensível, fraco.

Quando deixamos de nos alimentar da Palavra de Deus, de orar e estar em comunhão com irmãos começamos a enfermar espiritualmente. É neste momento em que o adversário, no vendo fracos, lança a setas para nos afligir.

• Cartas: Comunicação à distância, as ofertas.

Ezequias foi seduzido pelas palavras do inimigo, certamente com lisonjas e oferta de amizade e alianças. Devemos entender que não h’união da luz com as trevas.

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? – 2 Coríntios 6:14

• Presente: Armadilha, vigilância.

O adversário sempre vai locar diante de nós o que alimenta a carne, o que os olhos cobiçam. É preciso estar vigilantes e em santificação para não cairmos on engodo do adversário.

• Dar ouvidos: Se deixar envolver, brechas, vaso trincado.

• Mostrou: Expor a vida Espiritual.

• Toda casa: Coração, casa Espiritual.

• Casa do tesouro: Onde está guardado nosso maior tesouro: não devemos expor a nosso bem maior que é a salvação em Cristo.

É preciso vigiar

Devemos tomar como exemplo todo o acontecido com Ezequias, e estarmos vigilantes quanto à nossa Salvação.

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8-9

O Senhor é nosso socorro

Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador. Salmos 64:1


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?