Guardaste a minha Palavra – Pregação
Esboço de Pregação em Apocalipse 3:8-10 – “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome…” “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”
Tema: “Guardaste a minha Palavra”
Introdução de Apocalipse 3:8-10
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo; Apocalipse 1:1
Como lemos no texto acima, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu. Este livro profético aponta os últimos dias da Igreja, é de suma importância este livro na vida do servo de Deus e da Igreja. Guardar todas as profecias deste livro é crucial para a caminhada do servo de Deus, o tempo tem sido abreviado, pois Jesus voltará para buscar sua Igreja fiel.
Desenvolvimento
Nesta carta podemos ver o grande valor que a Igreja de Filadélfia deu à Palavra de Deus.
O texto que lemos diz: “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Ap 3:8
O Senhor conhecia as obras da igreja de Filadélfia, sabia que mesmo enfrentando provas e tendo pouca força, eles não negaram o nome do Senhor. Era uma igreja que vivia a Palavra de Deus e sua profecia.
Aqui há um grande ensino. Quantas vezes nos sentimos sem forças diante dos problemas que enfrentamos, mas há um segredo para vencermos. Guardarmos a palavra de Deus – “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho” Apocalipse 12:11.
Quantos ensinos e promessas preciosas encontramos na palavra de Deus! Todas às vezes que clamamos e abrimos a palavra, encontramos alimento para nossas almas, refrigério, direção.
Guardar a Palavra
Este é o grande segredo da Igreja fiel, valorizar o tesouro, amar a palavra de Deus. Aquele que escuta e pratica a palavra é chamado de homem prudente.
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Ap 3:10
Palavra da paciência nos fala de perseverança para suportar as lutas e provas. É guardar todo bem que vem da salvação, do ensino do Espírito Santo. A igreja que guarda a palavra da paciência do Senhor Jesus é vencedora.
Então a ênfase a respeito da Palavra na carta à Igreja de Filadélfia é guardar, preservar, conservar firme a palavra da paciência de Jesus em nossos corações.
Agindo assim temos a promessa de que seremos poupados, pois seremos arrebatados e não sofreremos a grande tribulação que virá sobre o mundo. Por isto precisamos atentar para o conselho do Senhor: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Ap 3:11
Paulo atendeu o conselho, guardou a palavra da paciência, guardou a fé, e pode proclamar:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7,8
Conclusão de Apocalipse 3:8-10
Quantas promessas o Senhor já te fez na sua palavra? Não podemos desprezar aquilo que Deus nos fala. Vamos valorizar e guardar a palavra de Deus a cada dia, sabendo que:
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mt 24:35
Esboço de Pregação em Apocalipse 3:8-10 – “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome…” “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:8 e 10
Mais Esboço de Pregação
- O Sacrifício da Tarde – Êxodo 30:1-10
- A armadura de Deus – Efésios 6:10-18
- Estudo Bíblico – A Prática da Palavra, Mateus 7:24-27
- As pedras de Mó Deuteronômio 24: 6
- Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens