O FALAR SANTO – O CALAR
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ”
“Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar. ” Eclesiastes 3:1,7
“O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. ”Pv 21:23
INTRODUÇÃO
O Senhor quer sempre nos lembrar de que é tempo de levantarmos defesas, contra os ataques do inimigo e alcançarmos a ETERNIDADE.
A Palavra do Senhor fala que nós, os servos de Deus, somos templos do Espírito Santo.
E é só nesta condição que o nosso falar será santo, um falar que é fruto da ação do Espírito Santo nas nossas vidas.
Na carta de Tiago 3:8 a Palavra do Senhor nos fala que: “Nenhum homem pode domar a sua língua. É um mal que não se pode refrear; Está cheia de peçonha mortal. ”
O Senhor quer nos ensinar que a medida que o nosso falar for santo, nós estamos sendo preservados dos ataques do inimigo – falar santo como defesa.
DESENVOLVIMENTO
Tempo de falar e Tempo de calar
Eclesiastes 3:1 e 7: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ”
“Tempo de
rasgar
e tempo
de
coser; tempo de estar calado, e tempo de falar.
”
Na palavra do Senhor temos um exemplo em I Samuel 25:18, Abigail , uma serva do Senhor, agiu com grande sabedoria. Seu marido Nabal, era duro de coração, não retribuíra a Davi os benefícios que ele lhe havia feito.
Abigail, prudentemente, foi ao encontro de Davi, falou a seu tempo e se calou a seu tempo com seu marido e isto trouxe uma grande benção para sua vida, para sua casa e também para Davi, dando-lhe livramento de não derramar sangue.
O Falar e o Calar no seu tempo trouxe para Abigail uma grande vitória.
Em Provérbios 25:11 lemos: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. ”
APLICAÇÃO
Assim como o falar santo, edifica, traz bênção e alegria, o calar é uma defesa (arma) poderosa. No nosso silêncio – calar a seu tempo – o Senhor agirá por nós. Ele será nosso justo juiz. Quando nos calamos em nossos argumentos, o Espirito Santo fala por nós e quando falamos na revelação do Espirito Santo, Ele confirma a nossa fala. O tempo de calar na razão diante do tempo de falar na revelação.
Em toda a sua Palavra, o Senhor nos orienta a termos um falar santo, a guardar a nossa boca e a nossa língua. E somente o Espírito Santo agindo em nós, fazendo morada em nossos corações é que podemos alcançar esta bênção de entendermos o tempo de falar e o tempo de calar.
E nesta posição, assim como Abigail, o Senhor abençoará nossas vidas, nos livrará do mal, e fará transbordar nossos corações de bênçãos e a eternidade será a nossa morada.
‘’ Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. ’’I Pe 3:10