Operação da Trindade – Pregação
Esboço de Pregação em Apocalipse 3:18 – aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
Introdução
Esta Palavra que acabamos de ler, nos aponta um CONSELHO para fazermos UMA ESCOLHA, e assim contemplarmos a OPERAÇÃO DA TRINDADE NA NOSSA VIDA.
É preciso conhecer e entender o assunto, para que saibamos como nos conduzir, não no sentido de nos comportarmos com autossuficientes, como enriquecidos, mas de bens materiais, como que “não tem falta de nada”. Pelo contrário, somos pobres e necessitados e nossa riqueza é a Revelação do Espírito Santo e declaramos que não temos falta de nada, porque dependemos das bênçãos do Espírito Santo.
Com isso, aprendemos o que é sermos humildes e dependentes do Senhor nesta última hora e não vaidosos e autossuficientes, pois essa postura, como na primeira parte do versículo 7 (capítulo 3 de Apocalipse), é que leva pessoas, Igrejas, a REJEITAR o que tem de mais PRECIOSO para nós, que é a OPERAÇÃO DA TRINDADE NO NOSSO MEIO.
Como Igreja vigilante, atenta e que se coloca na dependência do Senhor, conhecemos bem ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
O próprio Senhor Jesus disse:
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11:27
E quando o FILHO nos REVELA O PAI, Ele REVELA através do ESPÍRITO SANTO.
A TRINDADE para nós é algo extraordinário. Nós podemos dizer que conhecemos O Filho, o Pai, pois o Espírito Santo nos revelou e isso no nosso meio.
Desenvolvimento
A pergunta para as servas responderem, fala exatamente de uma experiência, uma escolha, daquilo que queremos compreender e viver, como servas fiéis, Igreja Fiel, na Obra o Espírito Santo.
Quando o homem se acha “rico”, “enriquecido” e rejeita aquilo que vem do Senhor, a OPERAÇÃO DA TRINDADE, ele se encontra totalmente fora do PROJETO DE SALVAÇÃO DE DEUS. Isso é se “enriquecer” para ESTA VIDA e “empobrecer” para a VIDA ETERNA.
Uma Igreja que deixou de ouvir o Conselho do Senhor, insurgiu contra a verdadeira Sabedoria, isolando-se na sua autossuficiência e fez assim uma má ESCOLHA, segundo a inclinação do seu coração, sua vaidade.
Como Igreja Fiel, servas fiéis, nós não rejeitamos, nem dispensamos a OPERAÇÃO DA TRINDADE, pois necessitamos desta operação gloriosa para vivermos nesta última hora.
O QUE FOI REJEITADO PELOS INFIÉIS DE LAODICÉIA?
O OURO – RIQUEZA oferecida pelo PAI, REJEITADA PELA Igreja autossuficiente.
AS VESTES – Outro bem precioso que o Senhor oferece são as “VESTIDURAS BRANCAS”, a fim de que não seja vista a vergonha da tua nudez”.
Vestes compradas e lavadas, pelo Sangue de Jesus, O FILHO, na cruz do Calvário.
O COLÍRIO – Uma Igreja que REJEITOU O ESPÍRITO SANTO.
Essas são ASSOCIAÇÕES PROFÉTICAS com aquilo que tem sido abandonado, REJEITADO, por muitos nesta última hora.
A Palavra no diz:
“O temor do Senhor é aborrecer (REJEITAR) o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, aborreço.” Provérbios 8:13
A ênfase da operação do Espírito Santo, no período de Laodicéia, é o ESPÍRITO DE TEMOR sem essa operação, não há como REJEITAR O MAL. Porém, a postura da Igreja infiel é o contrário, ela rejeita O BEM, e o que resta para ela, é uma postura de soberba, arrogância, mau caminho, pois toma a direção oposta à eternidade, boca perversa e será então REJEITADA pelo Senhor: ”Vomitar-te-ei” (vs 15). “Não vos conheço!” (Mateus 25).
O vaidoso, permite, faz com que a soberba, arrogância, tome conta da sua vida;
O vaidoso despreza a OPERAÇÃO DA TRINDADE na sua vida, pois não quer ser dirigido por Deus. Não aceita o governo e nem a autoridade de Deus sobre sua vida.
O vaidoso, só pensa em satisfazer a carne, ao seu projeto pessoal e não atender ao PROJETO espiritual de Salvação do Senhor Jesus.
Em suma, eles rejeitam a OPERAÇÃO, RIQUEZA DO PAI, O CLAMOR e a PALAVRA REVELADA.
Conclusão
Escolhemos, aceitamos, recebemos A OPERAÇÃO DA TRINDADE NAS NOSSA VIDAS e assim, chegaremos à Eternidade:
COM OURO PROVADO
Pois as provas vividas através da PALAVRA, DOUTRINA REVELADA DO PAI, nos permitiu dizer:
“Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a PALAVRA e em todo o conhecimento.” 1 Coríntios 1:5
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de REVELAÇÃO;“ Efésios 1:17
COM VESTES DE SALVAÇÃO
Reconhecendo o Sacrifício VIVO do FILHO que nos permitiu obter uma identidade de Cidadão do Céu, quando fomos lavados, purificados e justificados pelo Sangue de Jesus.
COM COLÍRIO
O que nos permitiu, conhecer, vislumbrar a Eternidade, através da OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, que nos revelou a Sua Glória.
O Espírito Santo ainda aponta: “…e não sabes que…”!
Laodiceia, não via, não enxergava, sua condição de desprovida da Graça e miserável; achava que não precisa de nada, que é o “máximo”, que não precisa do Pai, do Filho (Jesus) e nem do Espírito Santo.
Somente a OPERAÇÃO DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, nos faz vivenciar e eternidade!
Mais Esboço de Pregação
A OBRA DA TRINDADE Texto: João 2:1-11
Operação do Espírito Santo – João 4:4-29
O momento do breve – Apocalipse 3:11
João 5:6-7 – Queres ficar são?