A ansiedade do Homem – Pregação
Esboço de Pregação em Filipenses 4:6 – “Não andem ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica, com ação de graças.”
Introdução de Filipenses 4:6
O apóstolo Paulo escreve aos filipenses enquanto estava preso em Roma, encorajando-os em Deus em todo tempo. No versículo que temos lido ele fala sobre a ansiedade, um problema que existia em seus dias e que é muito mais evidente atualmente, destacando que ela não deve dominar a vida do servo de Deus. Paulo oferece um antídoto, um remédio eficaz: oração, súplica e gratidão como meios de lidar com as preocupações que geram tanta ansiedade. A mensagem de Filipenses 4:6 é uma convocação à entrega total a Deus em um mundo marcado por tantas aflições.
Vivemos tempos de crises em todo o mundo, incertezas econômicas, desafios na saúde mental e instabilidade social e muitos problemas familiares. A ansiedade tornou-se uma característica predominante em nosso meio e sociedade. Este versículo é tão importante hoje quanto na época de Paulo.
Mesmo diante deste cenário, nos dias dos apóstolos ou em nossos dias, existe um refúgio para a ansiedade, Jesus Cristo e sua obra redentora.
A ansiedade é uma realidade universal
“Não andem ansiosos por coisa alguma…”
A vida é um grande movimento e vivência de muitas experiências, somos bombardeados a cada momento com situações em que surge a ansiedade, e por vezes a mesma parece que não acabar. É neste momento que procuramos ajuda, e nem sempre encontramos um refúgio que conforte a nossa alma, principalmente quando o buscamos no homem. Só em Jesus encontraremos o consolo verdadeiro e o cuidado que só ele pode dar, é nele que demos depositar toda nossa ansiedade. Você tem feito isso?
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7)
Reconheça sua ansiedade e coloque-a aos pés de Jesus. Substitua a preocupação pela confiança em Deus e entenda que ele está no controle de tudo. Entregue sua vida completamente ao Senhor Jesus e permita que o Espírito Santo conduza a sua vida a cada momento.
A solução Bíblica: Oração e Súplica
“…em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica…”
Paulo ensina que, em vez de permitir que as preocupações cresçam, devemos apresentar cada necessidade a Deus.
Desabafar diante de Deus é algo extraordinário, Ele realmente nos escuta e nos consola. Há momentos em que as pessoas não entendem o estamos passando, muitos dizem que é até frescura ou manha, mas só quem passa pelo problema sabe o quão difícil é.
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (Mateus 7:7) “Deem-nos hoje o nosso pão de cada dia.” (Mateus 6:11)
Estabeleça uma rotina de oração, falar com Deus constantemente é dar oportunidade para Ele agir em sua vida. Separe um momento específico para falar com Deus, apresentando seus medos, desejos e lutas. Inclua oração em família. Deus sempre desejou ouvir a voz do homem, se relacionar com a obra de suas mãos.
A atitude de gratidão
“…com ação de graças.”
A gratidão é um componente essencial para superar a ansiedade. Agradecer a Deus pelo que Ele já fortalece nossa confiança e temos a certeza do que Ele ainda fará por nós e nossa casa.
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18)
Devemos agradecer por tudo, pois esta é a vontade de Deus, mesmo quando as coisas não vão bem devemos agradecer. Às vezes não entendemos o agir de Deus, mesmo quando tudo está dando errado devemos confiar que Deus está no controle, basta só obedecermos aos seus ensinos e sempre ouvir o seu Espírito Santo.
A paz de Deus como resultado
Embora não esteja explicitamente no versículo 6, o contexto do texto inclui o versículo 7:
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
A paz de Deus não é ausência de problemas, mas uma segurança inabalável em meio às lutas que travamos diariamente. Essa paz guarda o coração e a mente, livrando-nos do domínio da ansiedade, está em paz é ter plena confiança no Senhor e na sua vontade. Você tem confiando em Deus plenamente?
“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14:27)
“Vocês têm aflições, mas tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)
Ao entregar suas ansiedades a Deus, confie que Ele está no controle. Sempre que se sentir ansioso, declare em voz alta: “Deus está no controle.”
O projeto de Salvação
A solução definitiva para a Ansiedade
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)
A maior fonte de ansiedade é o homem distante de Deus, e estar envolvido com seus pecados. Por meio de Jesus, Deus oferece não apenas alívio para as preocupações diárias, mas a redenção eterna. A cruz é a prova definitiva de que Deus cuida de cada detalhe das nossas vidas.
O Senhor Jesus entregou sua vida e levou sobre si todas as nossas dores na cruz do calvário, aleluia. O sacrifício de Jesus é o remédio eficaz para a solução de nossos problemas. Mais ainda, a certeza que com ele iremos garantir um lugar livre de todos os problemas, a saber, a eternidade com Deus. Sem dores, sem medo, sem aflições ou preocupações!
“Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8:1)
Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, hoje é o dia de fazer isso. Confie nele, reconheça-o como seu Salvador e encontre o descanso para a sua alma, algo que o mundo não pode oferecer.
Conclusão de Filipenses 4:6
A ansiedade não é um problema novo, mas em Cristo temos um caminho para vencer. Filipenses 4:6 nos convida a trocar preocupações por orações, lamentos por súplicas, e inseguranças por gratidão. O projeto de salvação de Jesus é a maior prova de que Deus se importa conosco e tem o poder de curar nossas aflições e ansiedades.
Hoje, entregue sua ansiedade a Deus. Ore sobre aquilo que o preocupa, agradeça pelo que Ele já fez e confie que a paz d’Ele guardará o seu coração e sua caminhada. Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, receba-o como Senhor e Salvador e experimente o descanso verdadeiro que só Ele pode oferecer.
Esboço de Pregação em Filipenses 4:6 – “Não andem ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica, com ação de graças.”