Pular para o conteúdo

Olhe o que Jesus fez – 1 Timóteo 1:12-17


Apocalipse versiculo por versiculo

Olhe o que Jesus fez por mim

Esboço de Pregação Expositiva em 1 Timóteo 1:12-17 – …Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.

Introdução de 1 Timóteo 1:12-17

Depois de pregar por três anos em Éfeso, Paulo deixou a igreja aos cuidados de um jovem pregador chamado Timóteo, Atos 19. Timóteo era um jovem em seu primeiro pastorado e já enfrentava vários problemas. Ele teve que combater falsos mestres na igreja, 1:18-20; o surgimento de falsas doutrinas, 1:3-7; 4:1-3; 6:3-5; desordem nos cultos, 2:1-15; a necessidade de encontrar e ordenar líderes qualificados, 3:1-14; e o materialismo, 6:6-19. No meio disso, algumas pessoas na igreja consideravam Timóteo muito jovem, 4:12. 

Naquela época, ele tinha cerca de 30 anos. No entanto, a sociedade grega acreditava que um homem atingia a maturidade por volta dos 40 anos.

Timóteo realmente tinha muitas responsabilidades, e parece, ao ler este livro, que ele também lutava contra o desânimo. Por isso, Paulo escreve para encorajar este pregador a continuar servindo ao Senhor com fidelidade. Ele também escreve para desafiá-lo a continuar crescendo no Senhor e a defender a verdade, apesar de toda a oposição que enfrentava.

Em um esforço para alcançar seu objetivo de encorajar este pregador, Paulo usa sua própria vida como exemplo do que Jesus pode fazer por meio de Sua graça e Seu poder. Ele diz a Timóteo: “Olhe para mim, Timóteo! Olhe o que Jesus fez por mim!” Paulo sabia que, se Timóteo pudesse ver que Deus podia pegar um homem como Paulo, com toda a sua bagagem, salvá-lo por Sua graça e usá-lo para Sua glória, então Deus também poderia fazer uma obra maravilhosa por meio de Timóteo.

Gostaria de dedicar algum tempo para olhar o testemunho pessoal de Paulo hoje. Por quê? Porque vejo que o que Jesus fez em, para e por Paulo, Ele também fez em, para e por mim, e em, para e por todos aqueles que são salvos por Sua graça. Junte-se a mim enquanto consideramos o testemunho de Paulo. Quero pregar por um tempo sobre este pensamento: Olhe o que Jesus fez por mim!

I. v. 13, 15 – O TESTEMUNHO DE UM PECADOR

A. v. 13 – Os Atos Deste Pecador

Pela própria admissão de Paulo, ele era culpado de quebrar todos os mandamentos do Senhor. Como “blasfemo”, ele falou mal e difamou o nome de Deus, Atos 9:4. Ao fazer isso, ele falhou em “amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”, Mateus 22:37. 

Como “perseguidor” e “insolente”, ele era culpado de assassinato, ódio e atos indizíveis de crueldade contra seus semelhantes, Atos 7:58; 8:1, 3; 9:1. Ele falhou em “amar ao teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:39. Paulo era um homem pecador e estava culpado diante do Senhor! Ele era religioso, mas estava perdido em seus pecados!

Antes de sermos muito duros com Paulo, precisamos olhar mais de perto para nós mesmos. Somos tão culpados quanto Paulo. Também não temos nada em nosso passado para nos orgulhar! Perdidos e arruinados diante do Senhor, maus até o âmago e merecedores do inferno, Romanos 3:10-23. Assim éramos quando Deus nos encontrou!

B. v. 13 – A Ilusão Deste Pecador

Paulo diz que fez o que fez em “ignorância”. Ele não está dando desculpas; está simplesmente afirmando um fato. Paulo não entendia as consequências de suas ações. Ele pensava que estava servindo ao Senhor com zelo e fidelidade. Ele rejeitou Jesus e a mensagem do Evangelho porque estava sinceramente tentando ganhar sua própria salvação. Ele estava em um estado de cegueira até que Jesus veio e abriu seus olhos!

Mais uma vez, a vida de Paulo reflete a nossa. Segundo a Bíblia, todos os pecadores perdidos estão cegos para sua condição e seu destino, 2 Coríntios 4:4. Eles estão, de fato, “mortos em ofensas e pecados”, Efésios 2:1. Nenhum de nós pode ver nossa condição, nossa necessidade ou o caminho para sair do inferno, até que o Espírito Santo nos “vivifica” e nos aponta para Jesus.

C. v. 15 – O Diagnóstico Deste Pecador

Paulo resume tudo quando reivindica o título de “principal dos pecadores”. Paulo estava dizendo: “Antes de Jesus me salvar, eu era o pior dos homens. Ainda sou mau no âmago do meu ser, mas agora estou salvo!” Se você não acredita nisso, basta olhar o que Paulo disse em Romanos 7:18-25.

Todos nos sentimos como Paulo de vez em quando. Olho para minha vida e vejo tanto espaço para melhorar. Vejo tanto que precisa ser mudado e me sinto tão impotente para consertar. Nossas vidas sempre serão o testemunho de pecadores, mas não mais de pecadores perdidos. Agora somos pecadores que foram feitos santos pela graça de Deus, 1 Coríntios 6:9-11!

II. v. 13-14 – O TESTEMUNHO DE UM SANTO

A. v. 13b-14a – O Meio da Conversão Deste Santo

Paulo nos diz que dois grandes dons do Senhor resultaram em sua salvação: misericórdia e graça. Em Sua misericórdia, Deus não deu a Paulo a condenação no inferno que ele merecia. Em graça, Deus deu a ele a salvação perfeita que ele não merecia! Foi a misericórdia que conteve a ira de Deus quando Paulo perseguia a igreja e blasfemava o nome e a mensagem de Jesus. Mas foi a graça que veio a ele naquele dia na estrada de Damasco, confrontou-o sobre seus pecados e salvou sua alma!

Paulo nos diz que a graça que o buscou e o comprou foi “sobremaneira abundante”. Isso significa que Deus tinha mais graça do que Paulo precisava! Onde seu pecado abundou, a graça de Deus superabundou, Romanos 5:20! 

A propósito, quando Paulo diz que “obteve misericórdia”, essa frase está na “voz passiva”. Isso implica que Paulo não buscou misericórdia, mas a misericórdia o encontrou. Ele não merecia misericórdia, mas a misericórdia veio até ele mesmo assim. Ele não entendia a misericórdia, mas a misericórdia se tornou dele, no entanto!

Nós que somos salvos esta noite somos salvos pelos mesmos dois dons da mão de um Deus glorioso e amoroso. Foi a misericórdia de Deus que conteve Sua ira enquanto nós vagávamos na escuridão e morte do pecado. Foi Sua graça que estendeu a mão para nós em amor, para nos confrontar e nos chamar para Jesus. Foi a graça, e somente a graça, que salvou nossas almas, Efésios 2:8-9; Tito 3:5. Aleluia!

E amigos, Sua graça é muito mais abundante do que nossos pecados! Você não está indo para o céu “por um triz”. Você está indo para o céu firmemente seguro no aperto da graça soberana! Esta graça não foi apenas suficiente para a salvação da alma de Paulo, mas é uma graça “sobremaneira abundante” para salvar todos aqueles que vêm a Deus pela fé!

B. v. 14 – A Manifestação Desta Conversão

Quando a graça veio, trouxe consigo “fé e amor”. Quando o Senhor salvou Paulo, ele foi capaz de crer naquilo que antes negava. Quando a graça veio, permitiu que ele amasse um Senhor e um povo que antes odiava.

Isso é o que a graça de Deus na salvação fará por você! Fará com que você creia em coisas que sempre duvidou. Fará com que você ame coisas que sempre odiou. Em outras palavras, a salvação mudará sua vida, completamente, totalmente e eternamente, 2 Coríntios 5:17.

III. v. 12 – O TESTEMUNHO DE UM SERVO

A. Os Motivos Deste Serviço

Paulo diz que está servindo ao Senhor porque o Senhor o “colocou” no ministério, tendo-o achado “fiel”, ou “cheio de fé, ou digno de confiança”. Paulo não escolheu entrar no ministério. Ele se tornou um pregador e apóstolo somente pela vontade de Deus. O Senhor o tomou e o colocou onde queria que ele servisse. Quando foi colocado lá, Paulo serviu fielmente, para a glória de Deus! Este foi o desafio de Paulo a Timóteo, 1 Timóteo 1:17-19a.

O mesmo acontece com todos os que são salvos. O Senhor escolhe nosso lugar de ministério para nós, 1 Coríntios 12:7-31; Romanos 12:1-8. Quando Ele nos dá dons e um ministério de serviço, nosso dever é servi-Lo ali com fidelidade!

B. Os Recursos Deste Serviço

Paulo nos diz que está servindo neste chamado do Senhor porque Deus o “capacitou” para a tarefa. Essa palavra significa “ser fortalecido e revestido de poder”. Paulo não fez o que fez porque era um grande pregador ou mestre. Ele não fez o que fez porque tinha um grande intelecto. Ele não fez o que fez por causa de quaisquer habilidades naturais inatas. Ele fez o que fez pelo poder de Deus. Ele foi fortalecido para seu chamado e para seu ofício por Deus. Esse foi o testemunho de Paulo, 1 Coríntios 15:10.

Você não precisa temer o que o Senhor pode chamá-lo a fazer em Seu serviço. Pois, se Ele o chamar, Ele o preparará e o equipará. Ele lhe dará todos os recursos necessários para realizar Sua obra para Sua glória, 1 Coríntios 15:10; 2 Coríntios 3:5-6; 4:1; 12:9-10; Filipenses 4:13; 2 Timóteo 4:17!

IV. v. 16 – O TESTEMUNHO DE UM EXEMPLO

A. Paulo diz que a razão pela qual Deus escolheu estender Sua misericórdia e graça para com ele foi usar Paulo como um modelo. Deus queria Paulo como prova positiva de Sua “longanimidade”. Essa palavra significa ser “longânimo”. Deus queria que todos que vissem Paulo entendessem que, se Ele salvasse este homem, Ele salvará qualquer um que vier a Ele! A palavra “modelo” significa “um esboço, um contorno, uma exposição resumida”.

Acho que Paulo está fazendo duas grandes declarações aqui:

  1. Se Deus pode salvar Paulo, Ele pode e salvará qualquer um.
  2. A maneira como Deus salvou Paulo é um modelo que revela como outros devem ser salvos. Não toda a luz, vozes audíveis, mas convicção de pecados e fé no Cristo crucificado e ressurreto.

Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Minha vida é um exemplo! Deus me salvou e me colocou em exibição para Sua glória, para apontar outros para Si mesmo.”

B. Meus amigos, é por isso que Ele nos salvou também! Ele nos salvou para nos colocar diante de um mundo perdido e moribundo para dizer-lhes: “Se posso salvar este, posso salvar você também!” Ele nos salvou para sermos troféus de Sua graça e testemunhos vivos de Seu poder transformador, Efésios 2:10; Tiago 2:18; Mateus 5:16.

V. v. 17 – O TESTEMUNHO DE UM LÍDER DE LOUVOR

A. Paulo se lembrou do que era antes de Jesus o encontrar e de tudo o que Jesus fez por ele. Quando ele considera tudo isso, não consegue conter seu hino de louvor! Ele irrompe em uma doxologia de louvor à glória de Deus!

B. Paulo dá o exemplo certo para nós! Todo santo precisa se lembrar de onde Jesus o encontrou, pelo que Ele o levou, Isaías 51:1, o que Ele está fazendo por meio dele, 1 Coríntios 2:9, e para onde Ele o está levando, João 14:1-3! Quando consideramos onde Ele nos encontrou, o que Ele fez por nós, o que Ele está fazendo em nós e para onde Ele nos está levando, como poderíamos deixar de louvá-Lo! 

Quando nos lembramos de Quem Ele é e de quem nós somos, como poderíamos não erguer nossas vozes em louvor a Ele? Ele é digno, e o povo de Deus deve se ocupar em louvar Seu nome, Hebreus 13:15; Salmo 50:23; Salmo 50:14-15!

Conclusão de 1 Timóteo 1:12-17

Se você é salvo, tem um testemunho que se assemelha ao testemunho de Paulo. O Senhor certamente tem sido bom e gracioso para conosco, não é? Deixe-me apenas encorajar cada um de nós a viver esse testemunho em uma vida de serviço, glória e louvor. 

Se o Senhor tocou em alguma área de sua vida que precisa de trabalho, você pode lidar com isso agora, esta noite. Se você só quer vir a este altar e agradecer ao nosso grande Deus por Sua graça salvadora e por nos usar para Sua glória, então venha e ajoelhe-se neste altar esta noite e ponha em dia seu agradecimento. Se você percebeu esta noite que nunca foi salvo, pode resolver isso esta noite. Vamos apenas obedecê-Lo, igreja!

Esboço de Pregação Expositiva em 1 Timóteo 1:12-17 – …Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?