Pular para o conteúdo

Mulher Samaritana – João 4:1-42


Mulher Samaritana – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação em João 4:1-42 – A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)

Desenvolvimento

“Era-lhe necessário passar por Samaria “ 

O povo samaritano era rejeitado pelos Judeus, pois não faziam parte do censo, nem eram alistados no exército. Jesus veio para buscar e salvar o que se havia perdido.

“…Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.”

Jesus veio ao mundo no momento da maior sede e esta é a hora em que mais precisamos dessedentar a sede dos nossos corações. (hora sexta = 12:00 = calor = hora das lutas), mas Jesus está presente.

“E veio uma mulher de Samaria tirar água;…” 

Muitas pessoas têm comparecido às igrejas, sedentas de uma palavra de conforto e de salvação; O Senhor Jesus está assentado junto à fonte e ele tem águas vivas para dessedentar a sede da igreja. Ele é a fonte das águas vivas.

“…sendo tu Judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?…”

A princípio colocamos empecilhos para não ouvir a voz de Jesus. Empecilhos da razão: “sou desta religião a muito tempo“, “todas as igrejas são iguais“, “já tenho minha religião“…

“…Se tu conheceras o dom de Deus…”

Sem revelação a Obra de Deus não pode ser compreendida, pois não é algo que se apreende nas enciclopédias ou cursos teológicos. Jesus é o dom gratuito de Deus. Aquela fonte era uma dádiva de Deus provida pelo pai Jacó, mas Jesus era uma dádiva de Deus provida por Ele próprio.

“…Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo;…” 

A água daquela fonte era tirada com um cântaro, mas a água da vida não era um vaso qualquer, mas o vaso escolhido por Deus. O poço mais fundo era aquele em que o pecado lançou o homem, que foi a morte, mas Jesus foi o vaso nas mãos do Pai enviado para descer até à profundidade desse poço.

“És tu maior do que o nosso Pai Jacó…” 

Jesus era maior do que todos, pois Ele foi antes de Jacó e José, conforme João 8:58: “(…) antes que Abraão existisse, eu sou.”

Jesus, onipotente, era maior do que o Pai Jacó, porque quem bebe da água que Ele dá, nunca mais tem sede. (Vs. 14)“

“…Senhor, dá-me dessa água…chama o teu marido…não tenho marido…” 

Se almejamos este projeto salvador, o governo de nossas vidas deve ser de Jesus. Marido, segundo o ensino bíblico, é figura de governo de uma casa, e quando encontramos Jesus temos ciência de que sem ele nossa vida não tem direção.

“Deixou pois a mulher o seu cântaro, e foi à cidade…”

Deixando o coração religioso (pesado) e recebendo a leveza da salvação pela graça. A cidade fala do campo da nossa evangelização (familiares, local de trabalho, escolas, etc).

“Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito…”

Pregamos a palavra de Deus para estabelecer o “vinde”, mas todos precisam ter uma experiência individual com Jesus: “vede“, pois Ele já nos conhecia mesmo antes do primeiro encontro com o Salvador. “Vinde” é o convite para a salvação, “vede” é a busca da experiência pessoal com Jesus.

Esboço de Pregação em João 4:1-42 – A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

João 4:1-30 – A Mulher de Samaria

A mulher Samaritana – João 4:23

Gênesis 25:29-30 – O cansaço de Esaú



Alguma dúvida?