Pular para o conteúdo

AS QUATRO AVES MIGRATÓRIAS – Jeremias 8:7


AS QUATRO AVES MIGRATÓRIAS

Jeremias 8:7

“Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação: mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor”.

INTRODUÇÃO

As figuras que o profeta usa para comparar o comportamento do homem diante da Obra de Deus são bastante simples; ele utiliza a forma como o Senhor vê aquilo que Ele mesmo criou, as coisas mais simples, os seres vivos (quatro aves) que  Ele usa para mostrar a situação do homem durante toda a sua história. Este, um ser extraordinário, com capacidade para raciocinar, feito à imagem e semelhança de Deus.

O profeta quando faz a comparação, chega à conclusão que na verdade o homem com toda a sua capacidade e inteligência, não atinge os objetivos para os quais foi criado, ele não consegue penetrar nos mistérios que Deus tem reservado para ele mesmo. As quatro aves citadas por Jeremias, ao contrário do homem, mostram ter atingido o seu objetivo na criação.

A cegonha, a rola, o grou e a andorinha são aves migratórias ou de arribação, que saem em bandos por vários motivos: ecológicos, alimentares, climáticos, procriação, etc., e a Palavra mostra que estas aves conhecem o tempo certo de arribar, elas são perfeitas quanto a isso, e apesar do homem saber tanto sobre ciência e outros assuntos, não consegue atingir o conhecimento do Senhor, observando o exemplo deixado por estas simples aves.

A CEGONHA

É uma ave que percorre longas distâncias em vôos.

Ela sai da Europa e vai para a África, percorrendo mais de 3.000 km, para fugir do frio inverno europeu. Ela cruza oceanos e continentes sem nunca errar o caminho, mantendo sua rota e o rumo até atingir o seu objetivo com segurança. O homem para voar precisa de um aparelho que pesa toneladas, precisa de um sistema de navegação complexo , combustível e todo um exército de profissionais para cuidar da segurança do vôo.

Imaginem uma cegonha com tudo isso nas costas, ela não seria outra coisa senão um avião. A cegonha não possui nada disso, mas Deus lhe concedeu tudo o que necessita e colocou  dentro do seu pequeno e frágil corpo, de modo que nunca falha em alcançar seu objetivo. O avião por mais aperfeiçoado que seja, vez por outra falha e não chega ao seu destino.

A cegonha tem outra característica que lhe é peculiar. Ela é extremamente afetiva, e faz seu ninho nos lugares mais altos e nunca abandona seus filhotes. Ela cumpre seu papel com perfeição dentro do plano de criação de Deus, porque alcançou os objetivos propostos por Ele. A cegonha não se afasta deste rumo porque de alguma forma é capaz de alcançar os mistérios do Senhor, coisa que o homem não consegue. A cegonha vai mais além, mais profundo, porque ela sabe amar. E ela demonstra isso ao cuidar dos seus filhotes.

Apesar de Deus ter garantido ao homem o mistério da felicidade e da alegria, ele é infeliz porque não sabe amar. Ele é capaz de renunciar ao amor, é capaz de abandonar seu próprio filho e sua família por qualquer coisa que julgue mais importante.

O homem é ingrato para com o Senhor. Ele amanhece todos os dias e anoitece como filho ingrato, vive uma existência sem lembrar um instante de agradecer ao Senhor por tudo que tem recebido. Muitos que tem sido abençoados, libertos e curados, não têm uma palavra de gratidão ao Senhor. O homem é desafeiçoado, não sabe amar. Ele sabe tudo sobre religião, filosofia, etc., mas não conhece os mistérios do Deus, porque não tem amor no coração.

A ROLA ou POMBINHA

Simboliza o Espírito Santo, perdão e misericórdia do Senhor. Ela desce para pegar migalhas no quintal, na época da primavera, e o profeta Jeremias sabia disso. Ela é simples, como diz a Palavra, símbolo da humildade e daquilo que não guarda rancores no coração.

O homem na sua maldade é capaz de apedrejar a pombinha que cata migalhas no seu quintal, procurando matá-la para comer um pedacinho de carne, e ela no dia seguinte está de volta. Leva pedradas e torna a voltar, porque não tem maldade nem guarda mágoa no coração ( as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã).

A pombinha desce dos lugares altos na primavera para catar migalhas nos quintais. Ela é símbolo das bênçãos do Senhor, da Sua misericórdia cada dia. Quando o homem atravessa o inverno espiritual de sua vida, a pombinha é sinal de que o sol apareceu novamente, as flores voltaram e a tristeza desapareceu, mas apesar de tudo isso, quantas vezes o homem enxota a benção do Senhor do “quintal” de sua vida ?

O Senhor quer estender a sua mão, trazer a sua benção, mas o homem reage com pedradas, com desprezo, e até fere e mata a pombinha que está ali só para trazer alegria (Jerusalém, Jerusalém…quantas vezes eu quis te ajuntar como a galinha ajunta os seus pintinhos, e tu não quisestes?). O Senhor quer ajuntar a família, reestruturar o lar, mas o homem rejeita tudo. O meio ambiente está sendo destruído, as coisas mais preciosas estão sendo dizimadas.

Do Éden só vão sobrar o homem e a serpente, porque ele está desprezando aquilo que existe de mais precioso: O Espírito Santo. O Senhor disse: “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração…” mas o homem tem enxotado o Espírito do Senhor. Existe um dia aceitável, mas o homem não quer saber da revelação e por isso se afasta cada vez mais do céu. A cegonha sabe quando o frio está se aproximando com antecedência, sabe quando é inverno e verão, mesmo sem calendário ou aparelhos meteorológicos, porque Deus lhe deu esta capacidade misteriosa.

O homem conhece religião, confissão e até condenação, mas a revelação ele não conhece. Ele não  consegue discernir quando o Espírito Santo está no quintal da sua vida e o apedreja, rejeitando a salvação.

O GROU

É uma ave migratória que se caracteriza por voar em forma de seta (>), uns na frente dos outros. O que vai na frente lidera o grupo e os outros vão acompanhando. Isso fala da direção do Espírito Santo, é o alvo e a orientação para o caminho. Nesta ordem há dois pontos principais: Disciplina e organização.

O homem para seguir no caminho da eternidade, precisa ser disciplinado, mas ele é indisciplinado, inconstante, irreverente, amante de si mesmo e dos prazeres desta vida. A Palavra diz que os pensamentos do homem são como um cervo em uma eira; ele destrói tudo que foi feito com cuidado e carinho, e quando o dono aparece cada um corre para um lado, procurando sua própria segurança. O grou dá exemplo de disciplina e organização. Esta Obra é de disciplina e o Espírito Santo é quem vai na frente e ninguém pode ultrapassá-lo. O mundo não sabe disto, mas a Obra é formada por mistérios e segredos para um povo que caminha para a eternidade, num longo vôo para o céu.

O grou tem um canto que se ouve de longas distâncias, e isso significa que Deus no céu tem um propósito que pode ser conhecido e ouvido por todos neste mundo. Aquilo que se passa na eternidade, Deus quer revelar ao coração do homem. Aqueles que falam sob o governo do Espírito do Senhor, falam de um povo que vai morar na eternidade e que está vivendo os seus mistérios.

A ANDORINHA

Também gosta de arribação. Quem vê as andorinhas percebe que seu vôo é sincronizado. Quando o bando sobe, todas sobem juntas como um conjunto e seguem assim a vida toda. É a vida de comunhão, é a vida no corpo. A igreja tem este mistério e sabe que no momento atual é preciso ter um vôo seguro e orientado, e ninguém pode seguir a direção que bem entende. Existe alguém invisível, dando todas as diretrizes e mostrando o que deve ser feito. É o Espírito Santo que está no meio da igreja.

Muitos conhecem a Bíblia, vivem o tempo todo dentro da igreja, mas tudo em suas vidas falha e não conseguem atingir o seu objetivo, porque não conhecem os mistérios de Deus. As aves, apesar de não possuírem nenhum equipamento científico, conseguem atingir o seu destino, mas o homem com toda a sua capacidade não conhece o seu Criador.

As cegonhas e as outras aves não mudaram, mas o homem mudou tudo, e por isso está sendo um perdedor.

Quando o profeta cita as aves, está falando de mistérios. Como pode uma ave voar 4.000 km sem usar bússola para se orientar, sem água para beber quando cruza os oceanos e sem se cansar ? No entanto elas conseguem tudo isso, e essas coisas são mistérios do Senhor. O homem nada consegue porque tornou-se insensível às coisas do Senhor. Mas a Palavra diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou o seu único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Deus deseja que o homem “voe” seguro para a eternidade. Segundo a mitologia, Ícaro construiu asas de cera que derreteram com o calor do sol e ele morreu. Hoje o homem está agindo da mesma forma, tenta um pequeno vôo, mas não chega à eternidade. Isso tem acontecido porque ele não tem a revelação nem o conhecimento de Jesus.

Saber que Jesus nasceu, todo mundo sabe, que morreu, também é do conhecimento de todos, e até lembram disso em festas onde comem bacalhau e outros peixes. Mas o homem não conhece a intimidade de Jesus, porque quando Ele entra no seu coração uma coisa nova acontece na sua vida, e todos pensam que ele ficou louco. Ele começa a alcançar as revelações e os mistérios de Deus, a sentir sua presença. Ele sente a alegria verdadeira em saber que o Senhor está com ele todos os dias de sua vida até a consumação dos séculos.

Conclusão

As aves vão chegar ao seu objetivo, mas o homem não. Pelo contrário, ele tem se distanciado cada vez mais do objetivo do Senhor para sua vida, e o seu vôo é para baixo. Ele não conhece a misericórdia de Deus, e está muito preocupado com suas riquezas, sua esposa, seus amigos, sua posição social, seus diplomas e títulos, sua religião, etc. Ele não tem tempo para o Senhor, e por isso despreza e apedreja a pombinha que vem para lhe dar segurança e felicidade.

A Palavra diz: “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais vosso coração”. O apelo do Senhor não é para amanhã, e sim para hoje. Quando o homem tem Jesus ele não passa na frente do Espírito, mas na religião é diferente. O Espírito Santo não se deixa dominar. Vida em comunhão, é vida na casa e nos átrios do Senhor.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

O AVESTRUZ A CEGONHA Jó 39: 13-16

A Obra Criadora

Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15

OS QUE ESCAPARAM – Jeremias 51:50

O VERDADEIRO CIDADÃO DO CÉU – Salmo 15:1-5

CARNE X ESPÍRITO SANTO – I Pedro 5:8



Alguma dúvida?