Pular para o conteúdo

Jovens, sois fortes – 1 João 2:14


Jovens, sois fortes – Pregação

Esboço de Pregação em 1 João 2:14Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Introdução

Ao longo da Palavra, o SENHOR recrutou e preparou diversos Jovens (mancebos) para executarem a sua Obra.

O texto lido mostra que o nosso DEUS, através do seu ESPÍRITO, conhece bem (Onisciência) aqueles com os quais Ele se relaciona, especialmente os seus jovens, dirigindo-se a essa classe através de uma carta viva e sempre atual (vos escrevi): sua Palavra.

Dentro desse aspecto, o SENHOR justifica o motivo (o porquê) pelo qual Ele se dirige a essa classe, apontando 03 (três) aspectos, desenvolvidos a seguir:

1- Sois Fortes

Os jovens do SENHOR são valorosos e fortalecidos pelo SENHOR. Mesmo em momentos difíceis, são capazes de tirar forças da fraqueza através da (ver Hebreus 11:33,34).

Essa força não é exterior, corporal ou física, mas baseia-se numa experiência real com o ESPÍRITO SANTO.

Essa força do ESPÍRITO SANTO é extremamente necessária, pois a vida dos jovens é composta de diversos desafios: Espirituais, seculares (profissionais/estudantis) e sentimentais.

Ainda que tenhamos diversas necessidades, há um DEUS Todo-Poderoso (Onipotente) que é a nossa Força. E bendito seja DEUS, pois sua Força é Ilimitada, Infinita…

O jovem (servo) possui essa Força Eterna e Imensurável dentro de si, a qual vem da Eternidade, atinge sua alma e o conduz para a Eternidade com segurança, fazendo-o superar todos os desafios.

A Força do jovem (servo) reside no fato dele ter descoberto o Segredo (Revelação) do SENHOR. Isso o torna um Servo Forte, Valoroso, tal qual Gideão:

Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas;
porventura não te enviei eu? – Juízes 6:14

Outro exemplo a ser lembrado é o de Daniel: Reinos se enfraqueceram e passaram (Babilônico, Medo/Persa), mas Daniel foi sustentado e se fortalecia no SENHOR, permanecendo firme no seu DEUS.

E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
  – Daniel 1:20-21

Finalizado este 1º aspecto, lembremos que as orientações estabelecidas pelo SENHOR (madrugadas, consagrações, cultos, etc) têm como objetivo fortalecer o Jovem e impedir que ele esteja vulnerável aos ataques do inimigo.

Pode um jovem vencer se não estiver fortalecido no SENHOR?

Nota 1: A ênfase neste 1º aspecto é o ESPÍRITO SANTO.

2- A Palavra de DEUS está em vós

Dentro dos 03 aspectos citados no texto, este (A Palavra de DEUS) ocupa a posição central (meio). Isso porque a Palavra de DEUS precisa ser o centro na vida de cada um dos servos do SENHOR.

Falamos a princípio que o SENHOR conhece os seus jovens. Não há dúvidas acerca disso.

Mas os jovens conhecem o SENHOR? Conhecem as suas ordenanças e padrões divinos? Se o jovem não ler e mergulhar na Palavra, ele nunca poderá conhecer perfeitamente o seu DEUS e estará sujeito aos padrões mundanos/seculares.

Somente a Palavra de DEUS é capaz de abrir os olhos, trazer discernimento ao jovem, frente às mais diversas situações.

Existem muitos livros (literaturas), mas qual delas está dentro da mente do jovem? Qual é o seu livro mais querido? Quando o texto diz: “A Palavra de DEUS está em vós”, infere-se que a mesma faz parte (está dentro) da vida, do coração e da mente do jovem.

Quando isso ocorre, torna-se real o versículo que diz:

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. – Salmos 119:11

Ao esconder (preservar/guardar) a Palavra dentro do seu coração, o jovem tem acesso aos padrões e mandamentos Divinos, os quais ele deverá seguir para ser vitorioso em todos os campos da sua vida, sempre em consonância com a vontade do SENHOR.

Enfim, lembramos que neste mês (Abril/13), o SENHOR deu como tema um versículo que enfatiza a relação entre os jovens e a Palavra de DEUS.

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. – Salmos 119:9

O versículo acima faz uma ligação indissociável (inseparável) entre os verbos Purificar e Observar: O jovem apenas alcançará a purificação (santificação) em seu caminho (projetos e planos de vida) se observar (estar atento/praticar/viver) a Palavra de DEUS em cada um de seus atos.

Nota 2: A ênfase neste 2º aspecto é o PAI, pois a Palavra veio de DEUS (Pai).

3- Já vencestes o maligno

Este 3º e último aspecto trata acerca de uma conclusão maravilhosa para o jovem que se fortaleceu no SENHOR e amou a Palavra de DEUS: Ele já é um VENCEDOR.

O texto aborda o verbo “vencer” no passado (Já vencestes): Não há dúvidas em nossas vitórias, somos um exército que entra no campo de batalha já com a vitória garantida, já celebrando/glorificando o nosso General (O SENHOR dos Exércitos, o Rei da Glória), com um brado de .

Diante de tal afirmativa bíblica, o jovem que entregou sua vida nas mãos do SENHOR é vitorioso em todos os campos de sua vida, pois o SENHOR vence as suas batalhas.

O maligno está sutilmente agindo neste mundo (todo o mundo está no maligno– 1 João 5:19), mas o servo de DEUS não será enganado e muito menos vencido, porque Ele tem uma arma poderosa, descrita no Apocalipse:

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; – Apocalipse 12:11

Jovens sois fortes

Por isso, o Jovem valoriza o Poder do Sangue de JESUS. Esse Sangue Poderoso é a Fonte (causa) de todas as nossas Vitórias. Não subsistirá diante de nós nenhum inimigo, nenhum laço do maligno, pois já vencemos pelo Poder do Sangue de JESUS.

Não importa o local ou o horário, quando Clamamos pelo Sangue de JESUS, DEUS se faz presente para confirmar a vitória em nossa vida (Onipresença)

Nota 3: A ênfase neste 3º aspecto é o Filho, pois ele voluntariamente se entregou, derramando seu Sangue Inocente e Precioso.

Conclusão

A experiência do Jovem é com a TRINDADE, com um Projeto firme/estável sustentado pelo DEUS TRIUNO.

É por isso que DEUS não se envergonha dos seus servos e se dirige a Eles com o seu terno amor de Pai: Eu vos escrevi…

Esse é o cuidado do SENHOR. Ele nunca deixa de orientar aqueles que buscam sua direção. Ele está atento.

Diariamente, DEUS tem escrito cartas para seus jovens (eu vos escrevi, jovens…) e enviado essas cartas através de seus mensageiros (anjos). No culto, temos a oportunidade de abrir o envelope (após o clamor pelo Sangue de JESUS) e ter acesso à mensagem de DEUS para nossa vida.

Toda a vontade de DEUS para nós está gravada (registrada/escrita) firmemente sobre a Rocha (JESUS) na qual nos apoiamos. JESUS é o Nosso Maior e Melhor Exemplo de Vida!

O grande privilégio do Jovem desta Obra é este: Ele tem ciência e vive a Vontade do SENHOR registrada para sua vida. Por isso, nossos jovens são vitoriosos no SENHOR!

Esboço de Pregação em 1 João 2:14Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

A que você está apegado? – Jó 27:6

O grito da alma aflita – Mateus 15:25

A mudança de Mentalidade – Aos Obreiros

Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9

Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens

As Capas de Estevão – Palavra aos Jovens

ALGO INIMAGINÁVEL

O Servo vigilante – Lucas 12:35-48

Estudo bíblico – ALÉM DO VÉU

NÃO ESTAMOS SOZINHOS – Daniel 3:27



Alguma dúvida?