Pular para o conteúdo

Estudo Bíblico – A Prática da Palavra – Mateus 7:24-27


ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS 

ASSUNTO: A PRÁTICA DA PALAVRA

TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 7:24-27

COM BASE EM MATEUS 7:24-27, DENTRE OS QUE OUVEM A PALAVRA, COMENTAR A DIFERENÇA ENTRE AQUELE QUE PRATICA E AQUELE NÃO PRATICA A PALAVRA.

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)


OBSERVAÇÃO: os textos abaixo em itálico são transcrições dos estudos enviados pelos grupos de Estudos das igrejas.

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus é viva para o servo do Senhor quando ela é praticada. E quando isso acontece é que se pode ver o resultado de vida existente na Palavra de Deus. É a prática ou o cumprimento da Palavra que determina que ela é viva.

“Aquele que ouve” é uma expressão usada pelo Senhor Jesus tanto para aquele que pratica, quanto para aquele que não cumpre a Palavra. Isso é porque o Senhor está sempre falando independentemente do homem praticar ou não. A questão de falar é com Deus, porém a questão de ouvir e praticar e ouvir e não praticar é com o homem.

O texto fala de edificação espiritual, portanto edificação é obra. Isso está relacionado com a Obra do Espirito Santo em nossas vidas.

DENTRE OS QUE OUVEM A PALAVRA:

QUEM SÃO OS QUE OUVEM A PALAVRA?

Esta parte do Sermão do Monte está sendo dirigida àqueles que ouvem a Palavra de Deus.

Quando o Senhor fala, aquilo que os nossos ouvidos ouvem é Revelação. A questão agora é praticar ou não praticar o que ouve, ou seja, a revelação.

COMENTÁRIO:

AQUELE QUE OUVE E PRÁTICA A PALAVRA

Praticar a palavra é:

  • atender a revelação
  • usar a revelação
  • cumprir, obedecer à revelação.

O PRUDENTE

Jesus chama de PRUDENTE aquele que ouve e prática as Palavras dEle.

  • Jesus diz que o prudente edifica sua casa sobre a ROCHA

Quem é o Prudente? É aquele que é cauteloso e tem por objetivo prever e evitar o perigo. Praticar a palavra faz com que o homem evite o perigo (que é o pecado) e possa herdar a vida eterna.

CASA EDIFICADA SOBRE A ROCHA – fundamento sobre o qual a igreja fiel de Jesus é edificada. MATEUS 16:18 = “(…) e sobre esta pedra (ROCHA) edificarei a minha igreja, (…).”

  • Então a Rocha é Jesus. A Rocha é o fundamento para a Obra de edificação espiritual que o Espirito Santo faz na vida do servo.
  • Edificar a vida espiritual sobre a Rocha é edificar sobre a OBRA do Espírito Santo.

RESULTADO DA EDIFICAÇÃO SOBRE A ROCHA

  • resiste àquilo que combate contra a casa e não cai, porque está edificada sobre a Rocha.

AQUELE QUE OUVE E NÃO PRATICA A PALAVRA

NÃO Praticar a palavra é:

  • Deixar de atender a revelação. Ausência da Revelação.
  • Não usar a revelação. Usar a razão do homem em lugar da Revelação de Jesus.
  • Descumprir, desobedecer à revelação.

O INSENSATO

Jesus chama de INSENSATO aquele que ouve e NÃO pratica (NÃO CUMPRE) as Suas Palavras.

– Insensato: aquele que é contrário ao bom senso, que perdeu a razão, ou seja, que aquele que age com negligência. Negligenciar é saber o certo, mas não fazer, omitindo-se da verdade.

CASA EDIFICADA SOBRA A AREIA

  • o INSENSATO edifica sua casa sobre a AREIA
  • A AREIA é o resultado da rocha fragmentada. Areia é fragmento de rocha. Fragmentar Jesus é emitir opiniões variadas sobre Ele. Interpretações particulares da Palavra em textos isolados.

– Edificar sobre a areia é edificar a vida espiritual sobre uma parte da rocha e não sobre o todo, ou seja, é pegar um versículo da palavra e despreza os outros, sendo aparentemente uma construção mais fácil, mas que não resistirá àquilo que combater contra ela.

  • Jesus é a Rocha, a revelação. O fragmento da rocha fala da opinião racional sobre Jesus.
  • Edificar a vida espiritual sobre a areia é edificar sobre opiniões variadas sobre Jesus. Isso se chama: razão ou Religião.

Exemplo de fragmento de rocha: “eu acho, eu penso, etc”. É o grão de areia da razão, religião.

O fragmento é a parte, enquanto a rocha é o todo.

Aquele para quem Deus fala e ele até ouve, mas não pratica, então fica com o pedaço, o fragmento da rocha. O fragmento da letra, o grão de areia da razão. Isso se chama religião.

O que é Religião?

É a execução do projeto de edificação espiritual do homem, baseada na forma racional de ver Jesus, ou seja, ver Jesus sem a revelação do Espírito Santo.

RESULTADO DA EDIFICAÇÃO SOBRE A AREIA

  • NÃO resiste àquilo que combate contra a casa e cai, porque está edificada sobre a areia e o resultado dessa queda é grande.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Aquele para quem Deus fala e ele ouve e prática a edificação de sua vida espiritual se fundamenta unicamente sobre Jesus. Esse fundamento trará para a vida espiritual resistência àquilo que combate contra ela.

O que é se conduzir prudentemente PARA O SERVO?

Consultando em tudo a vontade do Senhor. Quando o Senhor dá uma revelação sobre um servo e ele atende, sua vida é conduzida prudentemente.

Mas aquele para quem Deus fala e ele até ouve, mas não pratica, então fica com o pedaço, o fragmento da rocha. O fragmento da letra, o grão de areia da razão. Isso se chama religião.

O que é Religião? É a execução do projeto de edificação espiritual do homem, baseada na forma racional de ver Jesus, ou seja, ver Jesus sem a revelação do Espírito Santo. É casa na areia.

O que é conduzir-se insensatamente?

  • A falta de uso da revelação leva o homem a se conduzir insensatamente, ou seja, sem senso, sem rumo, sem direção segura. O insensato não se submete à vontade do Senhor, faz tudo sozinho.

CONCLUSÃO

Ouvir a palavra do Senhor e colocá-la em prática é a ação do prudente que verá sua vida espiritual ser preservada contra todas as “intempéries” do mundo e permanecer firme na Rocha até ao fim. Por outro lado, a falta de prudência do insensato enfraquecerá a base da sua edificação espiritual e não resistirá aos embates que se levantam contra e , que provocam a queda e a ruína da vida espiritual.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Lucas 12:16-20 – O Rico Insensato

ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS 

A rocha ferida – Números 20:8

Fugi, e salvai a vossa vida – Jeremias 48:6

Salmo 61:2 – Leva-me para a rocha




Alguma dúvida?