Pular para o conteúdo

Estudo Bíblico Compacto – Apocalipse 6:1-17


Estudo Bíblico – Apocalipse 6:1-17

Estudo Bíblico em Apocalipse 6:1-17 – E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem!

Os julgamentos

Apocalipse 6:1 – Este é o primeiro dos três julgamentos que são divididos em sete partes. As trombetas (Apocalipse 8 e 9) e as taças (Apocalipse 16) são os outros dois. À medida que cada selo é rompido. Cristo, o Cordeiro, dá início aos acontecimentos que irão acarretar o fim da história humana. Esse pergaminho ou livro não é aberto totalmente até que o sétimo selo seja aberto (Apocalipse 8:1). O seu conteúdo revela a devassidão da humanidade e retrata a autoridade de Deus sobre os eventos da história humana.

Apocalipse 6:2 – Aparecem quatro cavalos quando os primeiros quatro selos são abertos. Os cavalos representam o julgamento divino sobre os pecados e a rebelião dos homens.

Deus está dirigindo a história humana, e até usando inimigos para alcançar seus propósitos. Os quatro cavalos representam uma antecipação do julgamento final que ainda virá. Alguns consideram este capítulo como um equivalente ao Sermão do Monte das Oliveiras (Mateus 24). A imagem dos quatro cavalos também é encontrada em Zacarias 6:1-8.

Os cavalos

Apocalipse 6:2-8 – Cada cavalo tem uma cor diferente. Alguns entendem que o cavalo branco representa a vitória e que seu cavaleiro deve ser Cristo (porque, mais tarde, Cristo cavalga para a vitória montado em um cavalo branco Apocalipse 19.11). Mas como os outros três estão relacionados ao julgamento e à destruição, é muito provável que esse cavaleiro sobre o cavalo branco não seja Cristo. Os quatro fazem parte do desenrolar do julgamento de Deus, e seria prematuro para Cristo surgir como um conquistador. Os outros cavalos representam diferentes tipos de julgamento: vermelho para a guerra e derramamento de sangue; preto para a fome e amarelo para a morte. O alto preço do trigo e da cevada ilustra a situação de escassez de alimentos.

Mas o pior ainda está por vir.

Apocalipse 6:8 – Não está muito claro se o “inferno”, estava em um cavalo separado da Morte, ou se simplesmente cavalgava junto com ela. Mas os cavaleiros descritos nos versículos 2-8 são geralmente conhecidos como os quatro cavaleiros do Apocalipse.

Aos quatro cavaleiros foi dado poder sobre um quarto da terra, indicando que Deus ainda está limitando seu julgamento, este ainda não está completo. Com esses julgamentos ainda existe tempo para que os incrédulos se voltem a Cristo e se afastem do pecado. Nesse caso, o limite da punição não só demonstra a ira de Deus em relação ao pecado como também a misericórdia de seu amor, ao conceder às pessoas uma outra oportunidade de se aproximarem dEle antes que o julgamento final seja proferido.

O altar

Apocalipse 6:9 – Esse altar representa o altar dos sacrifícios, que estava situado no templo, onde os animais eram sacrificados para expiação dos pecados. Em vez do sangue dos animais, na base do altar. João viu as almas dos mártires que haviam morrido por terem pregado as Boas Novas. Foi dito a estes mártires que outros ainda davam sua vida pela crença em Cristo (Apocalipse 6:11). Perante a guerra, fome, perseguição e morte, os cristãos serão convocados a defender firmemente aquilo em que acreditam.

Somente aqueles que suportarem até o fim serão recompensados por Deus (Marcos 13:13).

Os mártires

Apocalipse 6:9-11 – Os mártires estavam ansiosos para que Deus trouxesse justiça à terra, mas foi lhes dito que deveriam aguardar. Deus não espera até que um certo número seja atingido, mas está prometendo que aqueles que sofrerem e morrerem por sua fé não serão esquecidos. Ao contrário, serão escolhidos por Ele para receberem honrarias especiais. Da mesma forma que os mártires, podemos desejar que a justiça seja feita imediatamente, mas precisamos ser pacientes. Deus age de acordo com seu próprio cronograma, e a justiça é uma de suas promessas. Entretanto, nenhum sofrimento por amor ao Reino de Deus terá sido em vão.

Apocalipse 6:12 – O sexto selo transporta o cenário para o mundo físico. Os primeiros cinco julgamentos foram dirigidos a áreas especificas, mas este último é universal. Todos ficarão apavorados quando a própria terra começar a tremer.

Apocalipse 6:15-17 – Todos os seres humanos, grandes e pequenos, ficarão aterrorizados perante a visão de Deus sentado em seu trono e invocarão as montanhas para que caiam sobre eles a fim de não ter de enfrentar o julgamento do Cordeiro. Esse quadro tão vivido não tinha a intenção de amedrontar os crentes, pois, para eles, o Cordeiro é um amável Salvador. Mas aqueles reis, governantes, generais e demais pessoas poderosas que haviam previamente mostrado não temer a Deus e, arrogantemente, ostentavam sua descrença, descobrirão que estavam errados e, nesse dia, enfrentarão a ira divina. 

Ninguém que tenha rejeitado a Deus poderá sobreviver ao dia de sua ira, mas aqueles que pertencem a Cristo receberão recompensas em lugar de castigo. Será que você pertence a Cristo? Se assim for, não precisará temer esses dias finais.

Estudo Bíblico em Apocalipse 6:1-17 – E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem!


botaodownload

Mais Estudos e Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?