Estudo Bíblico – Gênesis 1:1-27
Estudo Bíblico em Gênesis 1:1-27 -No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
Introdução à Gênesis
Gênesis vem da palavra grega que significa origem, criação. Em hebraico o título tem origem nas primeiras palavras da Bíblia: “No princípio”. O autor de Gênesis, embora não seja mencionado no livro, é Moisés. Ele que escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de “Pentateuco”.
É importante, ao ler Gênesis, compreender que esse é um livro TEOLÓGICO, principalmente os capítulos iniciais, ou seja, ele tem o objetivo de nos mostrar quem Deus é e que Ele “fez” todas as coisas, e não sanar nossas curiosidades sobre “como” Ele as fez. Precisamos saber que esse é um Deus que criou e cria TUDO a partir do nada, que formou o homem (a humanidade) à Sua imagem e semelhança, a fim de que este revelasse quem Ele é.
Do capítulo 1–11: Relata a história das origens (pré-história), a origem de todas as coisas, a queda, o pecado, redenção, julgamento e o surgimento das nações.
No princípio
1:1 – “No princípio”, isso diz respeito a um Deus que é ETERNO, um ser “não criado”. Veja que Moisés nem tenta explicar Deus, ele apenas diz que “no princípio”, ou seja, DESDE SEMPRE, Deus estava
lá e Ele do NADA, criou TODAS as coisas.
O Espírito
1:2 – “O Espírito”. É importante entender que toda a Trindade estava envolvida na Criação: Deus, o Pai, Deus, o Filho (João 1:1–3; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2) e como vemos aqui, Deus, o Espírito Santo.
Haja luz
1:3 – “Disse Deus: “Haja luz” e houve luz. O falar de Deus traz à existência TODAS as coisas. A luz dissipa as trevas e gera vida.
1:3-31 – A história da criação é muito linda. Imaginar que tudo que existe foi criado pelo nosso Pai é algo poderoso demais. Pensar em quantos lugares lindos, animais lindos, aves lindas, peixes lindos, em como tudo acontece de forma perfeitamente ordenada, dia e noite, estações, vegetação, os seres vivos, isso tudo é muito poderoso. É IMPOSSÍVEL olhar para tudo isso e não pensar que só alguém “MUITO TOP” poderia criar tudo isso “do nada”.
Muito bom
E é esse Deus que nos adotou e nos chama de filhos Seus. Louve a Ele – HOJE – por isso. 1:3, 10, 12, 18, 21, 25, 31 – “E Deus viu TUDO o que havia feito, e TUDO havia ficado MUITO BOM”. É poderoso demais ler essa afirmação. E “por quê?”, porque quando olhamos para as coisas totalmente deturpadas hoje precisamos entender que não foi assim que Deus criou, na verdade, é o extremo oposto, TUDO que Ele criou era MUITO BOM.
Mas como veremos a seguir o PECADO veio e acabou com tudo, exatamente por isso que Cristo veio nos redimir e trazer Vida, para que agora, como povo de Deus, possamos começar a restaurar todas as coisas, para que Ele termine em Sua Volta.
NOSSA semelhança
1:26 – “FAÇAMOS NOSSA imagem… NOSSA semelhança”.
É interessante ver aqui um Deus que é NÓS. Essa é a representação da Trindade. Mais importante ainda é ver que um Deus que é “NÓS” não criaria um ser que é “EU”, portanto TODA ideologia singular, egoísta, egocêntrica, é DEMONÍACA, e não divina. Deus não nos chamou para andarmos sós. Até porque apesar de eu e você termos em nós a imagem e a semelhança de Deus individualmente, é apenas quando somos percebidos UNIDOS é que Deus é visto.
É por isso ainda que “eu” não sou Igreja, “você” não é Igreja, “NÓS” somos Igreja, somos o Corpo de Cristo. Importantíssimo, também, notar que Deus criou conforme Sua imagem e semelhança, homem e mulher. Ou seja, apesar de não serem iguais fisicamente, para Deus, ambos são iguais. Ambos carregam a mesma imagem e a mesma semelhança de Deus. Mesmo que, cada um tenha seu papel diante de Deus, homem e mulher são IGUAIS perante Ele. “Imagem e Semelhança” dizem respeito a “personalidade”.
Deus colocou em nós a capacidade de demonstrar seus atributos. “Como assim?”, Deus é AMOR e Ele colocou em nós a capacidade de amar, por meio dEle, UNICAMENTE. Deus é BOM e por meio dEle podemos ser bons. Deus é PAZ e por meio dEle podemos carregar Sua paz.
Deus tem a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável, e por Ele podemos também manifestar vontades. Isso tudo é o que a Teologia vai chamar de “atributos comunicáveis de Deus”. Existem naturalmente os “incomunicáveis”, como ser Eterno, Todo-Poderoso, onisciente, entre outros.
E que dominem
1:26-28 – “Domine(m) ele(s)…Subjuguem a terra”. É interessante como Deus criou TUDO MUITO BOM, e por último ele cria o homem (a humanidade, homem e mulher) como Seu “representante”. Era como se dissesse: “Fiz tudo perfeito, agora te fiz perfeito, conforme Eu Sou, para que como Meu representante você possa cuidar de tudo para mim”. Deus nos fez para dominar sobre todas as coisas e não sermos dominados por elas.
1:27 – “Homem e mulher os criou”, ou no original hebraico, “macho e fêmea”.
Estudo Bíblico em Gênesis 1:1-27 -No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.