Pular para o conteúdo

Estudo Bíblico Compacto – Gênesis 2:1-24


Estudo Bíblico – Gênesis 2:1-24

Obra perfeita

Gênesis 2:1–3 – Deus terminou Sua obra de maneira perfeita, assim como tudo o que Ele faz. “…nesse dia descansou”. É natural que Deus não descansou porque estava cansado, mas para estabelecer um princípio a nós, de que DEVEMOS descansar. Até então não havia determinação sobre o Sábado, apenas com Moisés e a Lei viria.

2:4–7 – Nesses versículos Moisés volta num momento antes da criação das vegetações e da humanidade. “…formou o homem do pó da terra”.

É interessante como muito frequentemente é dito que Deus nos formou do barro, e não que faça alguma diferença, mas eu prefiro o termo PÓ DA TERRA. Porque com o barro até dá para fazer alguma coisa com as mãos, inclusive a ideia é de que Deus é o Oleiro e nós o barro em Suas mãos, e de fato é assim. 

Mas quando imaginamos o pó, é impossível fazer qualquer coisa com ele, porque ele se esvai de nossas mãos muito facilmente. E é assim que somos SEM Deus, somos pó, somos NADA. A ideia, seja de barro ou pó, é de algo sem valor algum, e sem Deus é exatamente o que somos, algo sem nenhum valor. 

O fôlego de vida

“…Soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. Veja que sem o sopro de Deus, o homem era e é APENAS pó. A partir de que Deus sopra Vida nele, através do Espírito, esse homem passa a ter Vida. Essa é uma dicotomia entre nossa natureza carnal e a espiritual. Apesar de sermos matéria e essa matéria ser descartável, aquilo que carregamos em nosso interior é ETERNO.

Árvore da vida

2:9 – A “árvore da vida”, um símbolo de vida eterna, estará na Nova Jerusalém (Apocalipse 22:2). A “arvore do conhecimento do bem e do mal” trazia a ideia de “independência” de Deus. E foi por ter escolhido desobedecer a Deus que nossos pais jamais teriam experimentado o mal, que é fruto da desobediência. Importante entender que desobedecer a Deus SEMPRE trará separação dEle. Ao escolhermos desobedecê-Lo, estamos automaticamente virando as costas para Ele. Não é Ele que se distancia de nós, somos nós que voluntaria e deliberadamente nos afastamos dEle.

Certamente morrerás

2:17 – “… certamente morrerás”. Sabemos que Adão e Eva não morreram fisicamente, mas morreram espiritualmente, o que é muito pior. A desobediência sempre vai nos separar de Deus e se Ele é a Vida, a ausência dEle é morte.

2:18 – “Não é bom que o homem esteja só”. Interessante notar que até então TUDO que Deus tinha criado, Ele tinha considerado BOM, mas quando Ele olha para o homem “só” Ele declara que isso “não é bom”. “…farei para ele uma auxiliadora/ajudadora/adjutora, que lhe corresponda/que seja semelhante a ele/que o complete”. 

Não tem como entender o que o mundo fez com uma das coisas mais perfeitas que Deus fez: o CASAMENTO. Veja a descrição dessa esposa. Seja sincero, num casal onde o marido

ama e se entrega por sua esposa como Cristo fez pela Igreja e a esposa é exatamente o que esse versículo nos traz, “tem como dar errado?”. Eu respondo: ÓBVIO QUE NÃO! O grande problema dos casamentos é que ambos amam demais a si mesmos e estão indispostos a amar, se entregar, ajudar, completar, o outro, e é óbvio que vai dar errado.

Mas Deus criou algo perfeito, como TUDO que Ele fez/faz, cabe a nós, povo de Deus, redimidos, comprados pelo Sangue de Cristo, revelar ao mundo como Deus criou o casamento para ser.

2:22 – Matthew Henryh disse: “Não foi feita de sua cabeça para estar acima dele, nem de seus pés para ser pisada por ele, mas de seu lado para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida e perto de seu coração para ser amada”.

Deixará o homem

2:24 – “Deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher”. É importante notar que quem deixará pai e mãe não é o menino, nem o jovem, nem o moço, é o HOMEM. E esse homem se unirá não, a uma menina, nem a uma jovem, tampouco a uma moça, mas a uma MULHER. Qualquer coisa diferente disso já tem uma chance gigante de dar errado.

As estatísticas mostram isso. “Deus não pode fazer um milagre?”, óbvio que pode, mas não quer dizer que se deve tomar decisões contra a Palavra de Deus e ficar torcendo para Ele operar. Ele já nos deixou Sua Palavra por esse motivo: nos ensinar a viver de acordo à Sua vontade. “…e eles se tornarão uma só carne”. Isso diz respeito a muita coisa. Diz respeito, sim, à intimidade do casal, mas mais do que isso, diz respeito a objetivos e propósitos. 

Um casal divide muito mais do que só a “cama”, mas divide dores, vitórias, sonhos, decepções, conquistas, divide tudo. Um detalhe importante: muitos casamentos não dão certo por não compreenderem o que essa passagem diz, não compreenderem que ambos deixarão pai e mãe e serão um só, logo, pai e mãe apesar de serem sempre pai e mãe, não são uma só carne com os filhos, portanto, esposa e marido são mais importantes do que pai, mãe e filhos. 

Não estamos aqui tirando o dever de honrar e amar pai e mãe, tampouco de amar e educar os filhos, mas cada um tem seu lugar no plano original de Deus. Não se deve inverter a ordem, JAMAIS.


botaodownload

Mais Esboços de Estudos bíblicos


Don`t copy text!
Alguma dúvida?