Estudo Bíblico – Gênesis 5:1-27
Estudo bíblico em Gênesis 5:1-27 – Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
Gênesis 5:1 – A Bíblia contém várias listas de ancestrais, chamadas genealogias. Há duas opiniões básicas a respeito dessas listas: (1) são completas, contando toda a história de uma família, tribo ou nação; ou (2) não são propriamente exaustivas, podendo incluir apenas pessoas ilustres ou chefes de famílias. “Seu filho” poderia também significar “seus descendentes”. Por que as genealogias estão incluídas na Bíblia?
As genealogias
O povo hebreu transmitia as suas crenças pela tradição oral. Por muitos anos, em muitos lugares, a escrita foi primitiva ou inexistente, e as histórias eram contadas às crianças que, de igual modo, repassavam-nas para os seus filhos mais tarde. As genealogias forneciam um esboço que ajudava a recordar as histórias. Assim, durante séculos, estas genealogias eram acrescentadas e passadas de pai para filho.
Mais importante que preservar a tradição familiar, as genealogias estão incluídas na Bíblia para confirmar a promessa de que o Messias, Jesus Cristo, nasceria da linhagem de Abraão. As genealogias ainda apontam uma notável característica de Deus.
As pessoas são importantes para Ele como indivíduos, e não apenas como raças ou nações. Por essa razão, Deus trata as pessoas pelo nome, mencionando seu tempo de vida e descendentes. Quando você estiver em meio a uma multidão, lembre-se de que o olhar de Deus e seu amor estão voltados para cada indivíduo e para você!
Tempo de vida
Gênesis 5:3-5 – Todos os seres humanos estão relacionados, desde Adão e Eva. Todas as pessoas formam uma família que compartilha a mesma carne e o mesmo sangue. Lembre-se disto quando o preconceito entrar em sua mente ou o ódio invadir seus sentimentos. Cada pessoa é criação valiosa e única de Deus.
Gênesis 5:25-27 – Como estas pessoas viviam tanto tempo? Alguns acreditam que as idades descritas aqui representam a duração das dinastias familiares em vez de tratar-se de idades de indivíduos.
Os que defendem a ideia de idade real oferecem três explicações:
(1) A raça humana era mais pura geneticamente neste período, de modo que havia menos doenças para encurtar o tempo de vida;
(2) nenhuma chuva havia caído sobre a terra até então, e “as águas que estavam sobre a expansão” (1:7) impediam os raios cósmicos prejudiciais e protegiam as pessoas de fatores ambientais que aceleram o envelhecimento;
(3) Deus deu às pessoas vida longa a fim de que tivessem tempo suficiente para “encher a terra’ (1:28).
Estudo bíblico em Gênesis 5:1-27 – Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.