Pular para o conteúdo

Estudo Bíblico Compacto – Gênesis Capítulo 7, 8, 9, 19, 11


Estudo Bíblico – Gênesis Capítulo 7 ao 11

Estudo Bíblico – Gênesis 7:15 – “E de toda a carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca”

Capítulo 7

Os animais

Gênesis 7:15 – Pares de cada animal juntaram-se a Noé na arca: sete pares foram tirados dentre os animais para serem usados no sacrifício. Estudiosos estimam que cerca de 45.000 animais podem ter entrado na arca.

Gênesis 7:16 – Muitas pessoas têm tentado descobrir como aconteceu este recolhimento no reino animal. Será que Noé e seus filhos passaram anos reunindo todos estes animais? Na verdade, a criação, juntamente com Noé, estava fazendo exatamente o que Deus havia ordenado. Aparentemente não houve problema para juntar os animais, Deus cuidou dos detalhes deste trabalho enquanto Noé fazia sua parte construindo a arca. Costumamos fazer o oposto do que fez Noé, preocupamo-nos com os detalhes, sobre os quais não temos controle, e negligenciamos áreas específicas (tais como atitudes, relacionamentos, responsabilidades) que estão sob o nosso controle. Como fez Noé, concentre-se no trabalho que Deus tem colocado em suas mãos e deixe o restante com Ele.

As águas

Gênesis 7:17-24 – A enchente foi um acontecimento local, ou cobriu toda a terra? Certamente que uma inundação universal era possível. Há água suficiente na terra para cobrir toda a terra seca (a terra começou desta forma; ver 1:9-10) Além disso. Deus prometeu nunca mais destruir a terra com uma inundação. Na verdade, era necessário que o dilúvio cobrisse toda a terra ou destruísse todos os seus habitantes. Lembre-se. O motivo pelo qual Deus enviou o dilúvio foi destruir todas as maldades do mundo. Para isto seria necessário um grande dilúvio.

O corvo

Gênesis 8:6-16 – Ocasionalmente. Noé enviaria um corvo como teste, para ver se a terra estava seca. Mas Noé não saiu do barco até que Deus o ordenou: ele aguardou o tempo de Deus. Deus sabia que, embora as águas houvessem baixado, a terra não estava seca o suficiente para que Noé e sua família se aventurassem a sair. Que paciência demonstrou Noé, especialmente após passar um ano inteiro dentro daquela arca! Da mesma forma, nós devemos confiar em Deus para que Ele nos dê paciência durante aqueles tempos difíceis em que precisamos esperar.

Capítulo 8

Gênesis 8:21-22 – Por toda a Bíblia, Deus demonstra seu amor e paciência para com o homem a fim de salvá-lo. Quando pecamos ou nos distanciamos de Deus, certamente merecemos ser destruídos por seu julgamento, mas Deus prometeu nunca mais destruir tudo na terra até o dia em que Cristo voltar para destruir o mal para sempre. Agora, cada mudança de estação é um lembrete de sua promessa.

Capítulo 9

Gênesis 9:5 – Deus irá requerer que cada pessoa dê conta de seus atos. Não podemos fazer mal ou matar outro ser humano sem ter de responder a Deus. Uma pena deve ser paga. A justiça precisa ser cumprida.

Gênesis 9:5-6 – Deus aqui explica por que o assassinato é tão errado: matar uma pessoa significa matar alguém feito à imagem e semelhança de Deus. Porque todos os seres humanos são feitos à imagem de Deus, todas as pessoas possuem as qualidades que as distinguem dos animais: moralidade, raciocínio, criatividade e autoestima. Quando interagimos com as outras pessoas, estamos interagindo com seres humanos feitos por Deus, aos quais Ele oferece a vida eterna. Deus deseja que reconheçamos a sua imagem em todas as pessoas.

Nova terra

Gênesis 9:8-17 – Noé saiu do barco e pisou em uma terra sem vida humana. Porém, Deus lhe deu uma promessa confortadora. Seu pacto continha três partes: 

(1) nunca mais a terra seria destruída por águas de dilúvio; 

(2) enquanto houvesse terra, as estações sempre aconteceriam como esperado; e 

(3) um arco-íris seria visto quando chovesse na terra, como sinal para todas as pessoas de que Deus cumpre as suas promessas. A ordem e as estações da terra continuam preservadas, e o arco-íris ainda nos lembra a fidelidade de Deus para com a sua Palavra.

A embriaguez de Noé

Gênesis 9:20-27 – Noé, o grande herói da fé, embriagou-se, sendo um mau exemplo para seus filhos. Talvez esta história tenha sido incluída para nos mostrar que até mesmo as pessoas fiéis estão sujeitas ao pecado e sua má influência afeta suas famílias. Embora todas as pessoas más tivessem morrido, a possibilidade do mal ainda existia nos corações de Noé e sua família. A atitude sarcástica de Cam revelou uma grande falta de respeito por seu pai e por Deus.

Gênesis 9:25 – Este versículo tem sido utilizado de maneira errônea para justificar o preconceito racial e até mesmo a escravidão. No entanto, a sentença de Noé não foi dirigida a nenhuma raça em particular, mas à nação Cananéia, nação que se tornaria perversa, como Deus já sabia. A sentença foi cumprida quando os israelitas entraram na Terra Prometida e expulsaram os cananeus (ver o livro de Josué).

Capítulo 10

Gênesis 10:8-9 – Quem foi Ninrode? Não se sabe muito a seu respeito, exceto que ele foi um guerreiro heroico, mas as pessoas com grandes talentos podem tornar-se orgulhosas, e isto foi provavelmente o que aconteceu com Ninrode. Alguns o consideram fundador do grande e ímpio Império Babilônico.

Capítulo 11

Gênesis 11:3 – Os tijolos usados para construir a torre foram feitos pelo homem, e não tirados de rochas.

Gênesis  11:3-4 – A torre de Babel era mais parecida com um zigurate, uma estrutura comum na Babilônia da época. Mais utilizados na construção de templos, os zigurates pareciam pirâmides com degraus ou rampas laterais.

Podiam chegar a uma altura de 99 metros e a uma largura de igual medida. Na verdade, eles eram o ponto principal da cidade. As pessoas nesta história construíram a torre como um monumento a sua própria grandeza.

A torre de Babel

Gênesis 11:4 – A torre de Babel foi uma grande conquista humana, uma maravilha do mundo. No entanto, era um monumento para engrandecer as pessoas, não a Deus. Podemos construir monumentos para nós mesmos (roupas caras, grandes mansões, carros luxuosos, empregos importantes) a fim de chamar atenção para as nossas realizações.

Estas coisas podem não estar erradas em si mesmas, mas quando as utilizamos para promover nossa identidade e valor, elas tomam o lugar de Deus em nossa vida.

Somos livres para prosperar em muitas áreas, mas não para pensar em tomar o lugar de Deus. Quais “torres*’ você tem construído em sua vida?

A maldição

Gênesis 11:10-27 – Em 9:25 vemos que Noé proferiu uma maldição sobre Canaã, o filho de Cam, antecessor dos cananeus perversos. Aqui e em 10:22-31, temos uma lista dos descendentes de Sem que foram abençoados (9:26). Da linhagem de Sem viriam Abraão e toda a nação judaica, que por fim conquistaria a terra de Canaã nos dias de Josué.

Gênesis  11:27-28 – Abrão cresceu em Ur dos Caldeus, uma importante cidade do mundo antigo. Arqueólogos descobriram evidências de uma próspera civilização naquele local, nos dias de Abraão. A cidade mantinha um vasto comércio com seus vizinhos e possuía uma grande biblioteca. Tendo crescido em Ur, provavelmente Abrão foi homem bem instruído.

Gênesis 11:31 – Terá saiu de Ur em direção a Canaã, mas estabeleceu-se em Harã. Por que ele parou no meio do caminho? Talvez tenha sido a saúde, o clima, ou até mesmo o medo. Porém, isto não mudou o chamado de Abrão (“o SENHOR disse a Abrão” 12:1). Ele tinha respeito pela liderança de seu pai, mas quando este morreu, Abrão mudou-se para Canaã. 

A vontade de Deus pode acontecer em etapas. 

Assim como o tempo em Harã foi um período de transição para Abrão, Deus pode nos dar períodos de transição e tempos de espera para que nos tornemos mais dependentes dEle e confiemos em seu tempo. Se com paciência fizermos a vontade de Deus durante os tempos de transição, estaremos melhor preparados para servi-Lo quando formos chamados por Ele.

Estudo Bíblico – Gênesis 7:15 – “E de toda a carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca”


Mais Estudos e Esboços de Pregação


Marcações:
Don`t copy text!
Alguma dúvida?