Santidade – Pregação
Esboço de Pregação em Isaias 6:3 – “E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia de sua glória”.
OBJETIVO Levar toda Igreja entender o sentido das palavras;
SANTIDADE
SANTO, SANTO, SANTO.
TERRA ESTÁ CHEIA DE SUA GLÓRIA.
Santidade vem da palavra santificar. Santificar quer dizer: Estar separado. Deus nos chamou e nos santificou, isto é: Nos separou do mundo para sermos santos, porque Ele é santo.
Santo, Santo, Santo = é a referência da Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo)
Terra está cheia de sua glória = Fala do universo criador. Toda obra da criação (a vida)
Introdução
Com o crescimento da igreja primitiva, uma das preocupações dos apóstolos foi evitar o distanciamento (esquecimento) dos princípios básicos do Evangelho. O crescimento da igreja deve ser acompanhado pelo crescimento espiritual de cada servo.
Estes princípios básicos estão condicionados a vários fatores, como:
Oração
Jejum
Leitura, meditação da palavra.
Santificação
Humildade
Obediência
Amor e zelo pela Obra de Deus
Desenvolvimento
Deus nos fez um chamado, nos tirou do mundo para realizar a sua obra. Para isso, Ele tem nos ensinado de como realizar a sua obra, e que podemos confiar no Senhor porque Ele nos dará a eternidade. A terra que Deus prometeu ao seu povo estava bem diante deles. Bastava somente o povo ouvir e obedecer aos ensinos de Deus para herdarem a terra.
Era necessário se santificarem, terem confiança no Senhor, não voltarem na caminhada, mas estarem caminhando com perseverança e com uma constante lembrança em seus corações de que; O Senhor teu Deus é contigo…
Desde o princípio o povo estava sendo convocado a se santificar, para alcançarem o favor do Senhor em meio à caminhada. Era necessário estar santo (purificados) diante do Senhor.
Como alcançar a santidade?
Primeiramente devemos buscá-la em oração e comunhão, constantemente. E quais os recursos que podemos usar para alcançarmos à santidade? Leitura da Palavra de Deus, oração, jejuns.
Na obediência e na santidade, vivemos a recompensa de conhecermos o Deus vivo que habita em nosso meio e que expressamos a nossa gratidão por sua presença.
Estar em santidade nos leva a ter corações gratos ao Senhor, porque obtemos respostas de Deus em tudo que buscamos. E assim, vemos o Espírito Santo operar grandes maravilhas em nosso meio.
É bom lembrarmos que a nossa fé é provada e para vencer é necessário nos santificarmos.
A fé não é pensamento positivo, fé é seguir a direção do Espírito Santo, pois esta direção leva o servo a manter uma vida santificada.
A palavra nos diz que sem santificação o homem não verá a Deus. – Por quê? Porque temos que nos renunciar (deixar para trás aquilo que é do mundo) para poder aproximar de Deus. As coisas imundas deste mundo não podem estar em terra santa (igreja).
Faz-se necessário que nos santifiquemos todos os dias para que Deus nos abençoe.
Vivemos dias de angústias e de muitas tristezas porque somos afrontados, mas a nossa posição deve ser de: SANTIFICARMOS. Quando o homem busca em santificação ao Senhor, ele tem a resposta de sua oração.
Quando oramos dentro da promessa, declaramos a nossa necessidade e reconhecemos o poder de Deus e isto é gratidão, porque sabemos que Deus é um Deus de respostas.
Estamos sujeitos a nos enfermar (espiritualmente), mas enquanto a igreja estiver neste mundo, haverá a profecia que é o remédio para a nossa alma. Santifiquem, porque Eu Sou Santo. A nossa posição deve ser: vivermos em santidade, vivermos de acordo com o projeto de Deus.
O servo deve e tem de caminhar em santidade, em comunhão e em reverência com o Senhor. Aquele que anda assim terá de imediato a resposta do Senhor para a sua vida. Toda a promessa que o Senhor nos faz, está condicionada ao nosso esforço e empenho para alcançá-la.
O propósito de Deus é que vivemos dentro do projeto estabelecido, dentro do limite do Espírito Santo, vivendo uma vida santificada, sem a qual não alcançaríamos à promessa.
É impossível alcançar a terra prometida (eternidade) sem ter uma vida santificada, por isso precisamos conhecer e aplicar em nossas vidas as doutrinas estabelecidas pelo Senhor.
Lembramos que o conhecimento da palavra é fundamental para a boa conduta do servo no caminho do Senhor.
A orientação do Senhor para nós é estarmos sempre em contato com a palavra (leitura), meditando continuamente (dia e noite), no conhecimento e aplicação da palavra onde alcançamos: SANTIFICAÇÃO, sabedoria, vida, força, misericórdia, confiança, esperança, comunhão, reverência e experiências.
Conclusão
Vimos então que o Senhor faz tudo por nós. Ele nos ensina, nos orienta (dá direção), nos ajuda e nos santifica.
Esboço de Pregação em Isaias 6:3 – “E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia de sua glória”.