As Leis de guerra – Pregação
Esboço de Pregação em Deuteronômio 20:1-8 – Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
² E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
³ E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
⁴ Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
⁵ Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.
⁶ E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute.
⁷ E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba.
⁸ E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.
Observe que no texto abaixo iremos usar um pouco de metáforas para aplicar um ensino. É importante que o pregador faça a adaptação do texto segundo a necessidade da congregação, oferecendo sempre aquilo que está de acordo com a palavra de Deus.
Introdução de Deuteronômio 20:1-8
A vida espiritual é uma batalha travada diariamente contra o inimigo, a carne e o mundo. Nesta peleja não estamos sozinhos, mas o Senhor está conosco (II Crônicas 32: 8), por isso não devemos temer se as dificuldades e problemas parecem insuperáveis. Para estarmos aptos à peleja, alguns requisitos precisam ser observados:
Confiança no Senhor quando o inimigo (lutas, problemas, etc.) parecer mais poderoso e forte do que nós.
- Cavalos – representam a força e o poder humanos.
- Carros – recursos, habilidade e facilidades do inimigo.
- Maior número – problemas grandes demais e com aparência de invencibilidade.
Disposição e prontidão em enfrentar a luta ou o problema.
- Não amoleça o vosso coração – não se renda antes da batalha.
- Não temais, nem tremais, nem vos atemorizeis diante deles – se as coisas se complicam ao invés de se resolverem, mesmo assim devemos confiar no Senhor.
As Leis de Guerra e os que estavam aptos a sair ao campo de batalha:
a) O homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou
O servo que nasceu de novo e teve a sua vida (casa) transformada, mas que não se consagrou, isto é, não se santificou ao Senhor, não pode servir como obreiro, não pode participar dos grupos da igreja, etc. pois pode fracassar e cair no campo de batalha, e outro (o adversário) vem e consagra sua casa (sua vida) ao seu serviço. Se o servo não se consagrar ao Senhor, o inimigo vai terminar por derrotá-lo e consagrá-lo à sua obra de destruição. Verificar os seguintes textos: Romanos 6: 1-4, 12, 13 e 19 * Mateus 12: 43 – 45.
b) O homem que plantou uma vinha e ainda não logrou fruto dela
O servo que teve a Obra plantada no seu coração, entendeu a revelação, mas não produziu frutos e sua vida permaneceu como dantes, ligada às coisas velhas do passado e da religião, não pode participar da peleja. Verificar os seguintes textos: Gal 5: 22 – 25 * II Tm 2: 6 * Lucas 3: 9.
c) O homem que desposou mulher e ainda não a recebeu
A mulher tipifica a igreja, e quando nos convertemos devemos nos unir a ela, integrando-nos ao Corpo, assumindo nossa responsabilidade de dar a ela a nossa parte. Muitos querem apenas receber (oração, assistência, socorro, etc.), mas o principal e o mais importante é participar de suas atividades e trabalhos (limpeza, grupos, jejuns, madrugadas, culto profético, etc.) ajudando a levar as suas cargas e não se constituindo numa carga. Mateus 21: 28 – 31 (os dois filhos) * I Co 15: 58.
d) O homem medroso e tímido de coração
O medo e a timidez demonstram falta de confiança no Senhor e denunciam apego à própria natureza (velha) e aos recursos próprios. Deus não nos deu o espírito de temor e covardia. Temer significa desconfiar do poder do Espírito Santo. O medo e a timidez provocam a derrota antecipada sem passar antes pela luta. É um sentimento muito perigoso porque pode contaminar até mesmo aqueles que estão prontos para a batalha, induzindo-os ao desânimo e à derrota. Textos: Jz 7: 3 * Pv 24: 10 * II Tm 1: 7 .
Esboço de Pregação em Deuteronômio 20:1-8 – Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.