Ricos detalhes sobre as Parábolas de Jesus
Livro que todo Obreiro de ler!
As parábolas de Jesus são fascinantes pela capacidade que têm de nos provocar e nos motivar para seguir Jesus.
Esperamos que o uso deste livro ajude muitos a serem como o escriba cristão de que fala Mateus 13.51-52 – que aprendamos a tirar do tesouro das parábolas, lições novas e velhas – coisas que Jesus tem legado aos seus discípulos.
Parábola
No grego PARABOLE, mas na linguagem original de Jesus seria usado o termo aramaico MATHLA que é similar ao hebraico MASHAL. Um erro comum é definir parábolas como sendo comparações, usando a etimologia do termo grego PARABOLE (que significa literalmente “jogar (colocar) ao lado de”), fazendo com que parábolas sejam “uma verdade física sendo colocada ao lado de uma verdade espiritual”.
Na verdade, esta definição explica algumas parábolas, mas não todas. O termo original que Jesus deve ter usado (MATHLA ou MASHAL) pode significar metáfora, provérbio, enigma, comparação, narrativa simbólica, alegoria, etc. Assim, as parábolas são um tipo de discurso narrativo caracterizado pelo uso de narrativas, símiles, metáforas, comparações, enigmas, provérbios, poesia, etc. São uma das “marcas registradas”do ensino de Jesus.
Mais Esboço de Pregação
As Parábolas do Reino – Mateus 13
O cedro simboliza o servo da Igreja fiel – II Crônicas 9:20 e 27
Parábola do Semeador – Mateus 13:1-9 18-23
Meditações – A capacidade do servo
Informações proféticas – Atos 27:1-44