Pular para o conteúdo

Elias e a viúva de Sarepta – I Reis 17:2-11


Elias e a viúva de Sarepta – Pregação

Esboço de Pregação em I Reis 17:2-11 – Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

Introdução de I Reis 17:2-11

A situação daquela época, era semelhante ao que tem ocorrido hoje em dia, pois o mundo vive um longo período de seca espiritual e não tem chovido nos corações das pessoas, porque o pecado tem reinado na vida de muitos. Mas apesar de tudo isso, o Senhor tem sustentado o seu povo e o tem abençoado. Isso ocorre à medida que o povo do Senhor obedece à sua Palavra.

Diante dos fatos ocorridos no texto que temos livro, nós podemos observar que o mesmo se passa em nossos dias, isso mais voltado para o âmbito espiritual.

Desenvolvimento

Vai-te e vira-te para o oriente…

Diante das dificuldades que passa o mundo e todos os que vivem nele, nós precisamos seguir as orientações e a direção do Senhor para nossas vidas. O oriente aponta para a direção onde o sol nasce, de onde vem a luz e o calor que dá vida a tudo. Isso se assemelha muito a Jesus como sol, que traz a bênção que vivifica o nosso coração e nos sustenta na caminhada, mesmo com lutas e provações. Esta é a direção que devemos seguir para vencer todas as barreiras da vida.

Esconde-te junto ao ribeiro de Carite …

Junto ao ribeiro, Elias encontrou água por muitos dias e sobreviveu no período de seca. Podemos comprar o ribeiro ao Espírito Santo, e nós só vamos sobreviver espiritualmente nestes tempos de dificuldades, se estivermos escondidos junto ao Espírito de Deus, pois só Ele tem a água viva que sacia a sede das nossas almas.

Eu ordenarei aos corvos que te tragam pão e carne…

Em todos os lugares de Israel faltava alimento, menos no palácio do rei Acabe, e foi de lá que os corvos trouxeram pão e carne para o servo do Senhor, conforme a sua ordem. Apesar das privações por que muitos passam, Deus tem providenciado recursos e sustento para seu povo, retirando-os de lugares onde nunca imaginaríamos.

Levanta-te e vai a Sarepta… a uma mulher viúva

A providência de Deus é enviada para onde ele quer, com o propósito de conceder grandes experiências, principalmente Salvação.

E chegando à porta, eis que ali estava uma mulher viúva apanhando lenha …

Aquela mulher achava que iria fazer sua última refeição, mas Deus providenciou um milagre na sua vida, pois certamente alcançou a fidelidade no seu coração. O que ela tinha ali era apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite. Jesus e o Espírito Santo é suficiente para nós servos de Deus, o que é para o mundo loucura, para nós é a salvação.

Conclusão de I Reis 17:2-11

Por mais que se esforce no mundo, o homem não consegue o sustento suficiente para atender às suas necessidades espirituais. Ele precisa estar na presença de Deus, na comunhão do corpo de Cristo, onde será ajudado pelos seus membros, onde receberá os benefícios da Palavra de Deus.

Esboço de Pregação em I Reis 17:2-11 – Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho, nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?