Na arca nada havia – Pregação
Esboço de Pregação em 1 Reis 8:9 – “Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.”
Desenvolvimento de 1 Reis 8:9
Quando o povo caminhava no deserto em direção a Canaã, O Senhor fez com ele um pacto, que chamamos de Velha Aliança ou Velho Testamento.
Ali O Senhor lhes deu o tabernáculo e dentro dele ficava a arca da aliança, ou arca do testemunho, que era um sinal dessa aliança entre Deus e os hebreus.
Dentro da arca havia três elementos que testificavam dessa aliança:
Referência | Elementos | Simbolizavam |
Êxodo 16:33 | O Maná | O Filho – vida |
Êxodo 25:21 | As tábuas da lei | O Pai - verdade |
Números 17:10 | A vara de Arão que floresceu | O Espírito Santo – caminho |
O Novo Testamento ou Nova Aliança também possui três testemunhas:
“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra (Jesus), e o Espírito Santo; e estes três são um”. (I João 5:7).
Quando Salomão acaba de edificar o templo, ele introduz a arca no lugar preparado, que seria o Santo dos Santos, porém o texto que lemos em I Reis 8:9 diz que dentro da arca só havia as Tábuas da Lei.
Creio (eu, porque a Palavra não esclarece esse ponto) que quando a arca foi tomada pelos filisteus (I Samuel 4:17-22 e I Samuel 5:1-2) os outros dois elementos foram tirados.
Certamente eles abriram a arca para ver o que havia dentro e encontraram um ramo com flores e frutos, uma vasilha com o Maná e as tábuas da lei.
Os dois primeiros elementos não faziam sentido para eles e provavelmente jogaram fora, porém guardaram as tábuas da lei por ser considerado algo precioso, importante ou para ser objeto de estudo posteriormente. Até mesmo por estar relacionado à religiosidade e eles respeitavam isso.
Entendendo o texto de Samuel:
Os filisteus tipificam o mundo. Os que não fazem parte da aliança do Senhor.
Qual o valor, qual o sentido, qual o entendimento e interesse que o mundo tem ou dispensa em relação a Jesus, ou ao Espírito Santo? Nenhum.
O mundo não entende o sacrifício e ressurreição de Jesus.
O mundo não tem o Espírito Santo.
Guarda, contudo, a lei, como relíquia. Tem uma vaga noção de que existe um Deus e um povo escolhido, mas não O conhece.
O mundo lê a Bíblia, como os filisteus leram as tábuas da lei – é uma lei que diz respeito somente àquele sobre o qual o Deus dos céus governa – e é verdade.
Entendendo o texto de Reis:
Agora, no texto de I Reis 8:9 a arca é introduzida no templo de Salomão, sem o Maná e sem a vara de Arão.
Qual o significado?
O templo de Salomão foi construído para a prática do culto do Velho Testamento.
No Velho Testamento, o Cordeiro de Deus (Jesus Cristo) era ainda a promessa e o Espírito Santo seria derramado depois de sua ressurreição.
Então o culto era somente a Deus Pai. Eles não tinham entendimento da figura de um Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo, como lemos acima em I João 5:7).
Além disso, a não introdução do Maná no templo simbolizava que Israel não receberia Jesus como o Cordeiro de Deus.
E a não inserção da vara de Arão simbolizava que esse povo também não receberia o Espírito Santo.
A arca se perdeu para Israel com o passar dos séculos, porém ela está sob a guarda da igreja fiel e dentro dessa arca (espiritual) estão guardados os três elementos.
A aliança com a igreja só tem sentido e valor com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Conclusão de 1 Reis 8:9
Quando a igreja for arrebatada, a arca subirá junto e estará no céu (Apocalipse 11:19), quando todos contemplarão a obra trina e maravilhosa proposta por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, posta à disposição do homem para salvá-lo e diante da qual todos serão julgados.
Esboço de Pregação em 1 Reis 8:9 – “Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.”
Mais Esboço de Pregação
Carta à Igreja de Filadélfia – Apocalipse 3:7-13
Oferecerá macho sem defeito… – Levítico 1:3
Alivia o nosso jugo e nós te serviremos – I Reis 12:4
O Sacrifício da Tarde – Êxodo 30:1-10
O enigma de Sansão – Juízes 14:12-14
A Rainha do Norte – I Reis 10:1-13
Lucas 23:33-42 – Jesus entre os malfeitores