Não voltarás pelo caminho por onde fostes – Pregação
Esboço de Pregação em I Reis 13:9 – “Porque assim lhe ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não voltarás pelo caminho por onde fostes”.
Introdução de I Reis 13:9
A Palavra não diz o nome do profeta, mostrando que o importante aqui não é o homem que faz a obra de Deus, mas a operação do Senhor sobre sua vida para cumprir.
Esse profeta viveu durante o reinado de Jeroboão, e foi enviado a ele para levar um juízo da parte de Deus, porque aquele rei fazia o que era mal aos olhos do Senhor.
Jeroboão, temendo que o povo o deixasse, procurou agradá-los com festas idólatras, e fazendo a vontade do povo (I Reis 12:32-33 e I Reis 13:33).
Esse profeta era de Betel, então pertencia ao reino de Judá, onde estavam os servos fieis ao Senhor e Jeroboão reinava em Israel, que havia se afastado do Senhor e entrado na idolatria.
Desenvolvimento
O Senhor ordenou ao profeta que entregasse a revelação ao rei e voltasse a Betel por outro caminho, provavelmente para dar-lhe um livramento.
Quando saímos para realizar a obra do Senhor, devemos estar sensíveis ao seu Espírito Santo. Temos o dever de cumprir suas ordens para que a nossa vida seja preservada do olhar do adversário.
A ordem do Senhor ao profeta foi: “Não voltarás pelo caminho por onde fostes”. Certamente havia algo oculto, e até mesmo uma cilada preparada para ele. Servimos ao Deus que conhece todos os caminhos e vê tudo o que está oculto.
Obedecer é o grande segredo para se andar com Deus.
Provérbios 14:12 diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
Talvez na razão do Profeta voltar pelo mesmo caminho fosse mais rápido e menos cansativo. Assim também é conosco, não só o que diz respeito ao espiritual, mas também na nossa vida secular. Devemos atentar para o conselho do Senhor para com nossas vidas.
O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. Provérbios 12:15
V. 10 – E foi-se por outro caminho: Caminho novo, caminho de Deus; está oculto aos olhos do adversário; onde estamos guardados; caminho de luz; caminho que Jesus nos abriu com o seu precioso sangue para dar vida ao homem e levá-lo à eternidade.
Conclusão de I Reis 13:9
Fomos chamados num momento em que para realizar a obra do Senhor e atentar para a orientação de Deus.
- O mundo anda nos seus próprios caminhos.
- A religião traça por onde deseja seguir.
- Mas a igreja fiel anda num caminho revelado por Deus a cada dia (Josué 3:4).
Esboço de Pregação em I Reis 13:9 – “Porque assim lhe ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não voltarás pelo caminho por onde fostes”.