Como Deus escolhe
Esboço de Pregação Expositiva em 1 Samuel 16:1-13 – Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Introdução de 1 Samuel 16:1-13
Este capítulo começa com Deus lembrando a Samuel que rejeitou Saul como rei de Israel. Saul foi escolhido como rei porque o povo queria ser como as outras nações ao seu redor (1 Samuel 8:1-5). Até então, Deus havia governado a nação, levantando líderes conforme a necessidade. Foi assim que as coisas funcionaram desde os dias de Moisés até os dias dos Juízes. Eles foram avisados que elevar um homem ao trono traria corrupção política e problemas (1 Samuel 8:7-21).
Quando Saul foi escolhido como rei, o povo ficou eufórico. Ele era um espécime físico impressionante, mais alto do que qualquer outro em Israel (1 Samuel 9:2). Embora fosse um gigante entre os homens, era um pigmeu espiritual! Saul era um homem ciumento, que vivia para os elogios do povo. Ele tendia a ultrapassar seus limites e foi culpado de desobediência grave aos mandamentos do Senhor. Como resultado, o Senhor mostrou a Israel os perigos de um rei humano, e Deus rejeitou Saul como rei de Seu povo.
Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um novo rei para governar Israel. Ele escolhe um jovem chamado Davi. Quando Deus escolhe Davi, Ele escolhe um candidato improvável para um cargo tão elevado e poderoso. Na escolha de Davi como rei, podemos ver algo do processo que Deus usa quando escolhe alguém para trabalhar para Ele.
Hoje à noite, quero pregar por um tempo sobre Como Deus Escolhe. Pode ser que Ele tenha Sua mão sobre alguém nesta sala. Pode ser que Ele esteja prestes a escolher alguém entre nós para trabalhar para Ele. Eu sei que Ele está procurando por essas pessoas esta noite. Vamos observar os ensinamentos desta passagem enquanto refletimos sobre Como Deus Escolhe.
I. v. 1 – AS ESCOLHAS DE DEUS SÃO SOBERANAS
A. Sua escolha envolve providência soberana
É no contexto de rebelião e rejeição que Deus começa o processo de escolher um novo rei para Israel. Ele estava pronto para levantar um novo rei, e o povo havia sido preparado para aceitar um novo rei. Deus trabalhou nos bastidores durante aqueles dias difíceis na história de Israel para preparar o caminho para Seu plano ser cumprido.
B. Sua escolha envolve planejamento soberano
Em seguida, Samuel é informado para onde ir para encontrar o novo rei. Parece que o Senhor havia organizado tudo para trazer Seu rei escolhido ao mundo no momento exato da história. Se você olhar para a ancestralidade do rei Davi, encontrará a mão do Senhor movendo e moldando os eventos. Um dos ancestrais de Davi era uma mulher chamada Raabe (Juízes 2). Ela havia sido salva da idolatria pagã e trazida para a nação de Israel. Ela se casou com um homem chamado Salmom (Mateus 1:5) e se tornou a mãe de Boaz (Rute 4:20). Boaz também se casou com uma jovem gentia, Rute, que foi resgatada do paganismo pela graça soberana do Senhor (Rute 4). Rute e Boaz foram os bisavós de Davi.
Esses eventos não foram acidentais! Eles faziam parte de um plano perfeito, formulado na eternidade e realizado no tempo. Isso não foi coincidência; foi a mão poderosa do Senhor!
C. Sua Escolha Envolve Poder Soberano
Observe as palavras “Eu tenho”. Muitas pessoas têm grandes planos e sonhos, mas lhes falta o poder para realizá-los. Não o Senhor! O que Ele propõe, Ele é plenamente capaz de realizar!
II. v. 6-13 – AS ESCOLHAS DE DEUS SÃO SURPREENDENTES
A. Sua escolha é surpreendente em suas rejeições
O primeiro dos filhos de Jessé a passar diante de Samuel é Eliabe. Seu nome significa “Deus é Pai”. Ele é um espécime físico impressionante, e Samuel pensa que ele certamente é o escolhido. Mas Deus diz: “Eu o rejeitei”. A palavra “rejeitar” simplesmente significa “recusar”. Eliabe pode ter parecido agradável exteriormente, mas algo em seu caráter o desqualificou para ser rei.
Abinadabe é o próximo. Seu nome significa “Meu pai é nobre”. Mas ele também é rejeitado pelo Senhor. Em seguida vem Samá. Seu nome significa “Espanto”. Isso pode se referir ao seu tamanho físico ou a alguma outra característica física, mas, de qualquer forma, ele também é rejeitado! Então, um após o outro, os filhos de Jessé passam diante de Samuel até que sete tenham passado, e todos são rejeitados pelo Senhor.
Certamente esses homens eram todos espécimes físicos impressionantes; seus corpos foram refinados e tonificados por horas de trabalho físico duro. Qualquer um deles teria os requisitos físicos para chamar a atenção e governar como rei. Mas nenhum deles possuía os traços de caráter certos.
B. Sua escolha é surpreendente em seus requisitos
Deus diz a Samuel que Ele não olha para os atributos físicos de um homem. Deus olha para o caráter do coração de um homem. Antes que Saul deixasse de ser rei, Deus já havia determinado levantar um homem com o tipo certo de coração (1 Samuel 13:14).
Enquanto os filhos de Jessé estavam ali, todos pareciam adequados, mas o que Samuel não podia ver era a condição de seus corações. Eliabe, por exemplo, chamou a atenção do profeta, mas ele revela o caráter de seu coração no próximo capítulo. Lá, descobrimos que Eliabe é crítico, ciumento e negativo (1 Samuel 17:28). Ele pode ter sido um homem grande externamente, mas era um bebê por dentro! Ele não era o tipo de homem que Deus poderia usar para Sua glória!
C. Sua escolha é surpreendente em suas recepções
Depois que os sete filhos de Jessé passam diante de Samuel e todos são rejeitados, Samuel descobre que há outro filho. Ele é o mais novo e está cuidando das ovelhas. Ele é tão insignificante dentro da família que nem é chamado com os outros, mas é deixado de fora do banquete e do sacrifício. Ele está lá fora, fazendo o trabalho de um humilde servo.
Na verdade, quando ele é mencionado por seu pai, nem é chamado pelo nome; ele é simplesmente chamado de “o mais novo”. Quando ele entra, Samuel vê um jovem bonito, de olhos brilhantes e com o rubor da juventude em suas bochechas. Deus diz a Samuel para ungir este, pois este é ele! O rejeitado e ignorado pelos outros é justamente o escolhido pelo Senhor! Sem dúvida, Jessé e seus filhos ficaram todos surpresos ao ver o antigo profeta se aproximar do jovem Davi e derramar o óleo da unção sobre sua cabeça.
III. v. 11-13 – AS ESCOLHAS DE DEUS SÃO ESPECÍFICAS
A. Deus escolhe aqueles que estão prontos
Quando Jessé e os irmãos de Davi são trazidos diante de Samuel, eles são “santificados” (v. 5). Em outras palavras, seus pecados são tratados, e eles são preparados para a adoração. Quando Davi é trazido, não há tempo para ele ser santificado, mas ele está pronto de qualquer maneira! Davi é uma imagem daquele crente que mantém seu coração em um estado de prontidão. Ele não sabe quando o Senhor pode chamá-lo, então ele permanece pronto o tempo todo. Esse é o tipo de pessoa que Deus está procurando hoje também. Deus não usa vasos sujos, mas usa aqueles que estão limpos e prontos para Seu chamado.
B. Deus escolhe aqueles que são confiáveis
Quando Deus chama Davi, Ele o encontra fazendo fielmente o que lhe foi ordenado. Ele está cuidando das ovelhas. Ele está fazendo um trabalho sujo e solitário, mas o faz porque é o que lhe foi designado. Depois de ser ungido, ele volta para seu rebanho (v. 19). Por quê? Porque é isso que ele faz! Mesmo depois de ser chamado a Jerusalém para tocar para o rei Saul (v. 23), ele voltou para cuidar das ovelhas de seu pai (17:15).
Por quê? Porque é isso que ele faz! Davi recebeu uma tarefa e a cumpriu fielmente. Ele até arriscou sua vida para proteger aquelas ovelhas (17:34-37). Quando Jessé olhou para Davi, ele viu o filho mais novo. Seus irmãos viram um pirralho (17:28). Samuel viu um garotinho bonito (16:12). Mas, quando Deus olhou para Davi, Ele viu integridade, fidelidade, responsabilidade e caráter. Outros viram um “ninguém”; Deus viu um rei!
C. Deus escolhe aqueles que são Redimidos
Quando Samuel ungiu Davi e talvez sussurrou o plano de Deus em seu ouvido, essa não foi a primeira vez que Davi encontrou Deus. Sem dúvida, Davi havia visto a glória de Deus escrita nos céus e Seu poder manifestado no universo (Salmo 19). Davi havia testemunhado o cuidado terno de Deus por Seu povo em seu próprio relacionamento com suas ovelhas. Isso é evidente no Salmo 23 e em outros que revelam o coração de Davi enquanto ele ainda era um jovem pastor. Ele pode ter entrado no palco público em 1 Samuel 16, mas Davi já andava com o Senhor há algum tempo! Ouça o próprio testemunho de Davi em 1 Samuel 17:37; 45.
Aqui está o ponto: Deus chama aqueles que O conhecem! Ele escolhe Seus vasos entre Seus redimidos. Aqueles que O conhecem em um relacionamento de fé; que vivem vidas limpas; que estão prontos, confiáveis e disponíveis são candidatos a serem usados pelo Senhor. Isso descreve você esta noite?
Conclusão de 1 Samuel 16:1-13
Deus ainda está procurando pessoas que Ele possa chamar e usar para Sua glória. Você pode dizer honestamente que sua vida está pronta e disponível? Você possui o tipo de caráter que Deus está procurando? Se você sabe que há problemas em seu relacionamento com o Senhor, convido você a vir a Ele esta noite.
Convido você a confessar seus pecados a Ele, receber Seu perdão e se preparar para ser usado por Ele no tempo dEle. Se você tem o desejo de ser usado pelo Senhor, convido você a vir a Ele, renovar seu compromisso com Ele e se apresentar a Ele novamente esta noite. Se há necessidades, Ele pode e vai atendê-las!
Esboço de Pregação Expositiva em 1 Samuel 16:1-13 – Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.