Pular para o conteúdo

Fica comigo, não temas – I Samuel 22:18-23


Fica comigo, não temas – Pregação

Esboço de Pregação em I Samuel 22:18-23 – Então disse o rei a Doegue: vira-te tu, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho, também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de mama, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada.

Introdução de I Samuel 22:18-23

A Palavra fala da eterna luta entre Saul e Davi, a luta travada entre o servo fiel ao Senhor e o adversário de nossas vidas, que vem para matar, roubar e destruir.  No trecho acima, Saul já não ouvia mais a voz do Senhor.  Ele que havia sido abençoado, ungido e obtido muitas vitórias pela graça do senhor, optou pelo caminho da desobediência e afastou-se de Deus.  Colocou uma sentença (juízo do homem) sobre os sacerdotes de Nobe, acusando-os de ocultarem a aliança de Davi com seu filho Jônatas, determinando a sua morte. 

Assim ocorre com nossas vidas nos dias de hoje: o adversário quer matar e destruir o projeto de Deus que existe em nossos corações, não poupando ninguém, nem mesmo as crianças.  Esta é a situação do homem que está no mundo, sem Jesus no coração.  Sua vida corre perigo, o adversário quer matar, passar a fio de espada.

O escape

“E abiatar anunciou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do senhor.

Abiatar, então, anuncia a Davi o acontecido. O homem tem uma experiência individual com o Senhor.  Quando Jesus morreu na cruz, rasgou-se o véu da separação. A partir deste momento o homem passou a ter acesso direto ao santo dos santos. Hoje podemos conversar diretamente com Jesus, apresentar-lhe nossas petições e necessidades. 

Abiatar, ao anunciar a Davi o ocorrido, nos lembra muito a necessidade que temos de buscar aquele que pode nos acolher e proteger. Jesus disse: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados”, o mundo odeia os servos do Senhor, juntamente com o adversário. Contudo, temos alcançado o convite do Senhor Jesus, e este convite é lançado a cada dia não somente para os seus servos, mas também para o homem que caminha sem Deus.

O SENHOR É O REFÚGIO

Davi ouve a petição de Abiatar e providencia todas as coisas para sua salvação, para guardar sua vida da fúria assassina de Saul. O Senhor faz um convite para a vida do homem e apresenta uma palavra de conforto: Fica comigo, não temas. É na casa do Senhor que encontramos nossa bênção, desfrutamos dos benefícios do Espírito-Santo de Deus, em comunhão com os irmãos. Na presença de Jesus não temos nada a temer, porque o Senhor vence nossas batalhas. Não importam as lutas, as investidas, as dificuldades, o senhor está pronto para nos guardar.

Conclusão de I Samuel 22:18-23

(…) pois estarás salvo comigo. O Senhor reafirma onde encontramos nossa fortaleza.  Apresenta ao homem o seu projeto de salvação e mostra o caminho para a eternidade – FICA COMIGO.  Jesus é o caminho. Ninguém chega ao Pai senão por Jesus.

Esboço de Pregação em I Samuel 22:18-23 – Então disse o rei a Doegue: vira-te tu, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho, também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de mama, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?