Saul era pastor de jumentas
I Samuel 9:3-5 – “Voltemos, para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós.”
Introdução
Saul era pastor de jumentas.
Não deveria ser uma ocupação muito gratificante e, certamente, não era fácil. O jumento é um animal útil, porém difícil de domar; insurge-se muitas vezes contra a vontade do seu dono e, outras vezes, foge, fazendo com que o dono se aborreça, perca tempo ou tenha que sair a sua procura, cada vez mais distante.
Desenvolvimento
A vida aqui é cheia de aflições e necessidades
Para satisfazer as necessidades materiais, alimentação, educação dos filhos, saúde etc. o homem enfrenta situações semelhantes ao pastoreio de jumentas.
O trabalho, os estudos, o preparo para enfrentar o futuro não são fáceis.
E às vezes o jumento foge
Vem a enfermidade, o desemprego, a concorrência, a necessidade de aumentar os recursos… Essas coisas nos fazem ir cada vez mais longe de casa.
Na busca de Saul, ele e seu moço passaram pela montanha de Efraim; depois foram à terra de Salisa; não encontrando foram mais adiante, à terra de Saalim e continuaram até à terra de Benjamim e dali foram para Zufe – cinco localidades ao todo.
O problema é que quanto mais iam atrás das jumentas, mais se afastaram de sua casa e, por fim, o pai, que antes os havia enviado a procurar as jumentas, agora estava aflito por causa do filho.
A palavra nos ensina que a vida estudantil, o trabalho, a família, os amigos, não podem nos afastar tanto da Casa do Pai – da igreja.
Conclusão
O Pai nos enviou a buscar os animais, mas o filho vale mais que as jumentas. Em I Samuel 10:2c – “Eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós”.
O Pai está preocupado com o homem, dizendo:
“Que farei eu por meu filho?” (verso. 2d).
Mais Esboço de Pregação
Não lembra o que pediu a Deus?
Porventura não ardia o nosso coração? – Lucas 24:32-33
O homem natural não aceita a submissão – Filemom 10-12
Porque o Rei é Nosso Parente – 2 Samuel 19:42