Gibeonitas – Pregação
Esboço de Pregação em 2 Crônicas 1:3-5 – E foram Salomão e toda a congregação com ele ao alto que estava em Gibeão; porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que Davi lhe tinha preparado; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
Também o altar de cobre que tinha feito Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o visitavam.
Desenvolvimento
Os gibeonitas eram um povo que habitava na terra de Canaã.
Quando Israel começou as guerras de conquista da terra sob o comando de Josué, destruíram Jericó e Ai.
Conforme diz a Bíblia, os gibeonitas usaram de astúcia e conseguiram “enganar” Josué para fazer aliança de paz com eles e conquistaram o direito de permanecerem na terra de Canaã e ser tratado como parte do povo hebreu.
Porém, em troca do direito de habitar em paz em suas terras, esse povo foi condenado a participar do serviço do tabernáculo, suprindo a lenha para os sacrifícios contínuos e buscando água para todo o serviço naquele lugar.
Pelo que se percebe na leitura da Palavra, esse povo assimilou a cultura hebréia que se incluiu na aliança com o Deus de Israel – que era o que O Senhor desejava.
Entre os valentes de Davi
Os gibeonitas são citados em muitas ocasiões, como, por exemplo, entre os valentes de Davi (I Crônicas 12:4) e na reconstrução dos muros de Jerusalém (Neemias 3:7).
Nesse texto lido hoje encontramos o cuidado desse povo com o tabernáculo.
Quando Israel começa as guerras de conquista faz a aliança com esse povo.
Como parte do acordo, ele foi incumbido de suprir de água e de lenha o tabernáculo.
Agora, passados aproximadamente 500 anos*, os gibeonitas permaneceram no serviço e cuidaram do tabernáculo até que Salomão edificou o templo, substituindo o “templo móvel” construído no deserto por Bezaleel e Aoliabe.
* Aproximadamente 500 anos:
– Temos o período da conquista narrado em Josué;
– Depois próximo de 450 anos sob o governo de juízes (Atos 13:20);
– O governo do Saul foi de 40 anos (Atos 13:21);
– O reinado de Davi também foi de quarenta anos (II Samuel 5:4).
Somente aqui temos mais de 530 anos.
Tipo de Igreja fiel
Os gibeonitas são tipo da igreja fiel, que entrou para a aliança de Deus, pela sua misericórdia, e foi envolvida no serviço do templo e permanece fiel até o dia de hoje.
Assim como os gibeonitas cuidaram do tabernáculo enquanto Israel se ocupou das guerras e estabelecimento do reino, a igreja tem cuidado da obra do Senhor enquanto Israel está ocupado com as coisas concernentes à sua nação.
O Senhor fechou os olhos para nossas culpas e nos colocou dentro a sua aliança, e como parte do acordo, a igreja passou a ter a responsabilidade de cuidar da lenha e da água – ou seja, a lenha para o holocausto e a buscar água para o tabernáculo.
Faz parte do acordo a igreja viver envolvida pelo clamor pelo Sangue de Jesus e a buscar o Espírito Santo.
Conclusão
Os gibeonitas se consideravam filhos de Deus como Israel, por causa da aliança, assim também a igreja se tornou povo de Deus como se fosse Israel.
“Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo”. (Oséias 1:10)
Esboço de Pregação em 2 Crônicas 1:3-5 – E foram Salomão e toda a congregação com ele ao alto que estava em Gibeão; porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
Mais Esboço de Pregação
A Glória do Senhor – Êxodo 40:34
Ilustrações Bíblicas – Proteção Divina
JOSUÉ E OS GIBEONITAS – JOSUÉ 9:3-6
Firma bem as estacas – Isaías 54:2-3