Pular para o conteúdo

A profanação do altar do Senhor – 2 Reis 16:14


A profanação do altar do Senhor – Pregação

Esboço de Pregação em 2 Reis 16:14 – Ele tirou da frente do templo, dentre o altar e o templo do Senhor, o altar de bronze que ficava diante do Senhor e o colocou no lado norte do altar.

Introdução de 2 Reis 16:14

Estamos aguardando o momento da nossa partida, e a nossa bagagem precisa estar na mão, porque quando nosso transporte chegar não vai dar tempo de fazer as malas. Assim será a volta de Jesus… E se… o noivo chegar e minha candeia estiver vazia?

Desenvolvimento

Uma grande batalha estava para vir sobre Judá, e o rei Acaz não foi orar, buscar ao Senhor, nem organizar seu exército, mas o rei foi buscar socorro da Assíria, lhe enviando como presente, a prata e o ouro da casa do Senhor. E o rei Acaz viu um altar diferente em Damasco, e copiou todo o modelo e enviou ao sacerdote Urias, que não rejeitou, mas fez conforme tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara (2 Re 16:16). E neste altar fizeram cultos, atribuindo a vitória de Judá a este deus. Pondo assim, o altar do Senhor de lado.

Aplicação

Nós somos o templo do Espírito Santo, e como no passado o sacerdote era responsável pelo culto, nós também temos o sacerdócio universal, somos os responsáveis para fazer da nossa vida um culto ao Deus vivo. Isso só vai acontecer quando seguimos o projeto traçado por Deus, sem nada alterarmos.

O altar no templo, aponta para o calvário, onde o cordeiro de Deus foi sacrificado para nos dar o livramento da morte eterna, o perdão dos nossos pecados. Jesus é o único mediador entre Deus e homem (1 Timóteo 2:5), o único caminho (João 14:6), o único salvador (Atos 4:12/Efésios 2:8). Trocar o altar é profanar, desrespeitar, afrontar a Deus. É alterar o projeto feito por Deus. Substitui o altar é desprezar o sacrifício de Jesus, a agir do Espírito Santo, o Seu perdão… é desviar da doutrina.

Diante de tanta coisa que havia no templo, o altar do Senhor, era só uma “coisinha”, mas que, ao ser tirado, inviabilizou todo o culto. Se não passarmos pelo altar do sacrifício de Jesus, não chegará a Deus a nossa oração, nosso louvor… não entraremos na presença de Deus. Houve interferências no templo porque faltou temor, discernimento e o entendimento de que esta Obra pertence ao Senhor, o comando vem de Deus.

Temos o Espírito Santo a nossa disposição para nos dar o recurso do temor e o discernimento, para que, seja rejeitado o que não agrada ao Senhor, porque o projeto não pode ser alterado. O Senhor não mudou, a Palavra não mudou… o que Deus queria da igreja primitiva é o que Ele quer de nós hoje.

DINÂMICA PARA SENHORAS

Lendo o livro de II Reis, capítulo 16 versos de um a vinte, e comparando ao ensino da restauração dos muros de Jerusalém, faça um paralelo entre o comportamento de Neemias e o Sacerdote Eliasibe e o rei Acaz e o Sacerdote Urias?

Conclusão de 2 Reis 16:14

No governo de Acaz, ele deu uma ordem errada e o sacerdote aceitou. Por isso, temor e discernimento tem que ser uma experiência de todos os servos, a salvação é individual, e se alguém mudar a cabeça, não podemos segui-lo.

Devemos preservar tudo aquilo que o nosso Deus tem nos dado. O altar do Senhor não pode ser substituído pela nossa vontade, os verdadeiros adoradores adoram em Espírito e verdade.

Esboço de Pregação em 2 Reis 16:14 – Ele tirou da frente do templo, dentre o altar e o templo do Senhor, o altar de bronze que ficava diante do Senhor e o colocou no lado norte do altar.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?