II Reis 11:1 – “Vendo, pois Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real.”
Atalia – Tipo do inimigo
Ela era filha de Acabe e Jezabel, que odiavam a obra do Senhor.
Mandou matar a descendência real usurpando o trono para estabelecer outra dinastia.
O inimigo da Obra do Senhor tenta de toda maneira invalidar as promessas do Senhor, aquilo que é profético (Atos 13:10), pois a promessa do Senhor era a de que não faltaria varão na descendência de Davi que ocupasse o trono (II Reis 8:19).
O projeto do Pai era Jesus nascer da descendência real – Atalia queria matar toda a descendência para que houvesse uma interrupção na genealogia.
O trono não está vazio!
Jeoseba – Tipo da Igreja fiel
Tipo da igreja que caminha segundo a revelação do Senhor; na direção do Espírito Santo; de uma igreja que não tem se conformado com o governo de Atalia (Romanos 12:2), que sabe que o trono de Davi não está vazio, mas somente está aguardando que o tempo do Senhor se complete.
Jesus é da descendência de Davi, e como rei será entronizado no trono e reinará com sua Igreja durante o milênio. Jeoseba escondeu o herdeiro e o fio escarlate não foi rompido.
Há uma promessa
Sacerdote Joiada – Tipo do Espírito Santo operando na vida da Igreja (versos 4 a 12).
Revelando a maneira de conduzir a Obra do Senhor. Dotando servos (os soldados) das armas espirituais adequadas a cada situação, não permitindo que o adversário tenha êxito em seu intento.
Nesta Obra os servos do Senhor são como soldados em uma batalha, orientados pelo Espírito Santo.
Há uma obra sendo realizada
Joás – Tipo do Senhor Jesus – Filho do Rei, herdeiro do trono.
Verso 3 – “Esteve com Jeoseba (Igreja Fiel), escondido na casa do Senhor por 6 anos, enquanto Atalia reinava sobre a terra.”
Atalia reinou 6 anos, simbolizando o tempo do reinado do adversário aqui na terra, enganando a muitos através da apostasia dos últimos tempos .
Neste momento somente aqueles que têm recebido e guardado a bênção da revelação do Senhor Jesus são os que estão preparados para lutar, vencer e reinar com O Senhor Jesus (Salmo 25:14).
Aqui o adversário será destruído para sempre, pois o seu tempo está contado para o fim, enquanto o tempo do Senhor é eterno; será um reinado sem fim (versos 12 e 20).
No sétimo ano Joás foi coroado rei, mostrando que a Obra do Senhor é perfeita e se completará após o cumprimento de todas as revelações (I Samuel 13 e 16).
Verso 20 – “Alegrou-se todo o povo da terra e a cidade ficou tranquila, depois que mataram a Atalia à espada junto à casa do rei”.
A igreja repousará segura, tranquila, pois agora o governo está nas mãos do seu Senhor e Salvador, que venceu e reinará para sempre.
Mais Esboço de Pregação
A Obra do Coração – Atos 9:24-25
Conselho para aqueles que têm filhos – II Crônicas 22:11-12
A hora de despertar – Isaías 29:8
II Timóteo 2:8 – Lembrar de Jesus