Pular para o conteúdo

A Construção do parapeito – Deuteronômio 22:8


Acesso Premium

A Construção do parapeito

Pregação Esboço de Pregação sobre Deuteronômio 22:8 – “Quando você construir uma casa nova, faça um parapeito ao redor do telhado, para que não traga sangue sobre a sua casa, caso alguém caia dali.”

Introdução a Deuteronômio 22:8 Na Sua Palavra, o Senhor expressa Sua preocupação com o perigo de alguém construir uma casa nova e esquecer de edificar um parapeito na parte superior do telhado.

Ao redor da área elevada, para evitar que alguém caia dali e se machuque, ou até mesmo morra por causa da queda. Sabemos que o texto está literalmente falando sobre a segurança física dos membros da família da casa, mas podemos aprofundar nosso entendimento usando uma metáfora, trazendo-o para um contexto mais espiritual.

Desenvolvimento

O parapeito era uma proteção semelhante a um muro construído no topo da casa, em torno da área elevada. Essa área era um local de muita atividade familiar, pois as cidades naquela época eram pequenas, cercadas por muros de pedra por razões de segurança, então não havia muito espaço para expansão urbana, e o único lugar que as famílias tinham para encontros, lazer e outras atividades era essa parte elevada acima do telhado.

Essa área funcionava como o quintal da casa, onde as pessoas colocavam grãos para secar, as crianças brincavam e, em noites quentes de verão, era comum que as famílias dormissem ali. Diante de tudo isso, a construção de um parapeito era de extrema importância.

Uma casa nova

Podemos comparar isso a uma vida que nasceu de novo a partir da experiência da conversão. Quando alguém passa a conhecer o Senhor e entrega sua vida a Ele, começa a construir uma casa nova, isto é, uma nova vida na presença do Senhor. Por isso, Deus está preocupado com o que está sobre a casa, com o que está acima das coisas terrenas.

Vida espiritual

O parapeito pode representar nossa vida espiritual, e está situado no topo das prioridades de nossa vida. Nos dias de Moisés, e também hoje, quando alguém constrói uma casa, geralmente só se preocupa com o que está embaixo, mas o Senhor nos lembra a importância de cuidar do que está em cima, pois lá estava a segurança e o que era vital para a preservação da vida.

Da mesma forma, quando pensamos nas coisas de nossa vida, frequentemente somos levados a nos preocupar com o que está aqui embaixo, o que faz parte de nossa vida secular, nossa família, nossos estudos, nossa profissão e tantos outros assuntos. Não que essas coisas sejam pecaminosas, mas o problema é que nos preocupamos demais com elas e esquecemos o que é vital e mais importante: nossa vida espiritual.

A Palavra nos exorta a buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e é exatamente isso que o parapeito significa: preocupação com as coisas lá de cima, com o que é mais excelente e eterno. Jesus disse que, no fim dos tempos, “quem estiver no telhado, e os seus bens estiverem em casa, não desça para tomá-los”, e essa palavra do Senhor mostra a preocupação que devemos ter com as coisas de cima (a casa – o telhado), para que não nos envolvamos com as coisas de baixo (a casa – os cuidados desta vida).

Sem o parapeito, é morte A construção do parapeito era necessária para proporcionar segurança ao dono da casa, aos membros de sua família e também para outras pessoas com quem ele tinha relacionamentos (amigos, vizinhos, parentes, etc.). Imagine uma casa sem parapeito, que perigo seria para alguém que visitasse e precisasse subir ao telhado, pois poderia cair de lá, sofrendo um problema sério como invalidez ou até mesmo morte.

Da mesma forma, nossa vida espiritual também influencia a vida de nossos familiares (esposa, filhos), vizinhos, colegas de trabalho, amigos e todos aqueles que entram em contato conosco diariamente. Se estamos vigilantes e edificados espiritualmente, se nossa vida está na presença do Senhor, o Espírito Santo poderá usar-nos para transmitir aos outros aquilo que já recebemos, ou seja, a experiência do novo nascimento e de uma nova vida Nele.

Mas se formos pessoas espiritualmente desajustadas, desobedientes e negligentes com as coisas lá de cima, todos aqueles que entrarem em contato conosco correm o risco de ser escandalizados no que diz respeito à Obra do Senhor e às coisas relacionadas à vida espiritual, porque não teremos nenhuma experiência para passar, a não ser distorções, mal-entendidos e outras coisas vindas de nossa própria razão.

Pessoas que se aproximam de incrédulos certamente sofrerão algum dano em suas vidas espirituais e, em casos mais graves, até a morte espiritual, pois muitos se desviaram da verdade por causa da influência de pessoas assim. Por isso, a Palavra diz: “Ai do mundo por causa dos escândalos, porque inevitavelmente vêm escândalos, mas ai do homem por quem vem o escândalo”.

Conclusão de Deuteronômio 22:8

Toda atividade do homem é influenciada por sua condição espiritual, e o resultado de seus projetos depende de sua vida espiritual. É um lado especial da vida do homem cujo ajuste e segurança dependem de seu relacionamento com Deus. A construção do parapeito aponta para um lado especial da vida e está relacionado ao que é eterno. Especificamente, o parapeito aponta para a pessoa do Senhor Jesus em nossas vidas, pois Ele é nossa segurança e a de nossa família. Ele é a maior bênção que o Pai nos deu, e toda a nossa vida depende dEle.

Por isso, a Palavra nos diz: “Portanto, se você foi ressuscitado com Cristo, busque as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, não nas coisas da terra; pois vocês já morreram, e a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for revelado, então vocês também serão revelados com Ele na glória” (Cl 3:1-4).

Mais Esboços de Pregações


Don`t copy text!
Alguma dúvida?