A rosa de Sarom – Pregação
Esboço de Pregação em Cânticos 2:1-2 – Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.
VALE DE SAROM – Vai de Betânia(Cesaréia) até Jope.
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
ROSA DE SAROM
Cânticos 2:1-2 – Eu sou a rosa de Sarom…
Somente 1 vez ao ano ela floresce, e dura por 3 dias, e morre, é muito rara e valiosa, o seu aroma é muito forte e por isso é muito procurada, mas quando ela é espremida exala muito mais o seu aroma(principalmente em noites quentes).
A sua cor é de um vermelho muito intenso, que chega a quase a ser púrpura(cor de sangue), e as borda das pétalas são brancas. Ela é composta de 5 pétalas.
A rosa tipifica o Senhor Jesus
Pois ele veio para os seus, mas os seus não o quiseram.
Esta flor é extremamente rara, e assim foi o Senhor Jesus raro, pois foi o único que podia morrer por nós e para o mundo e nos dar a salvação.
Um detalhe, é que está rosa nasce em um lugar onde é plenamente deserto(mundo). E por um tempo, ela nasce, desabrocha, exala o seu perfume, mostra a sua plenitude, a sua magnitude e morre. E assim foi a vida do Senhor Jesus.
E o livro de Cantares de Salomão é totalmente profético e poético.
Em Cantares o Senhor fala do arrebatamento e como ele quer e espera a sua igreja fiel, que ele virá buscar.
Aqui o Senhor Jesus(Rosa de Sarom), se completa no corpo, numa íntima comunhão do Cabeça com o Corpo. Operação do Espírito Santo sobre o corpo, para fazer toda a vontade de Jesus.
Rosa De Sarom – O sangue de Jesus, seu Espírito Santo.
LÍRIO DOS VALES
Cânticos 2:1-2 – …o lírio dos vales…
Refere-se a ele como igreja: Sendo visto na igreja como corpo, como Rosa de Sarom. Ele como o cabeça. O Espírito Santo derramado sobre a igreja, a Santificação da igreja.
A igreja nesta hora está vivendo como o lírio: Fora do mundo. As vestimentas como resultado do novo nascimento, a santificação.
O charco(o mundo), ficou para baixo. O lírio não traz a lama podre do charco. A igreja se apresenta na forma mais pura. Esta é a igreja que vai ser arrebatada.
- Qual o lírio: A igreja sobrevive com dificuldades do mundo: os espinhos, são raízes que estão na lama, mas não traz a sujeira dela.
- Tal é a minha querida: muitas religiões, nesta hora, mas a igreja fiel é uma só. Porque tem o seu sangue. A Obra não se envolve com espinhos(espinheiros)
CANTARES
É profético e poético.
- Profético- É aquilo que está programado por Deus. É aquilo que não muda. É aquilo que está oculto. Nós só alcançamos através da revelação.
- Poético- A expressão dessa poesia, é um grande amor do Senhor Jesus pela igreja fiel.
É por isso que o livro foi aberto para a Obra, porque a Obra faz diferença entre: O que é Histórico e o Profético.
ROSA DE SAROM – Ele está falando na cor, na benção, no derramar do perfume, da benção do Espírito Santo.
Quando ele diz: Eu sou o Lírio dos Vales, Ele está falando da igreja.
– Ora Ele vê a igreja, ora Ele se vê na igreja, então o Senhor destaca a igreja dele, a minha igreja é minha igreja, quando Ele está na igreja.
Quando Ele olha para igreja, Ele mesmo se vê: Ele vê o amor, mas que amor? O Espírito Santo. A igreja cheia do Espírito Santo, está cheia de Jesus.
Rosa – cabeça- Espirito Santo
Lírio – corpo – igreja
Espinhos – dificuldade do mundo- mundo- espinheiro a Obra não se envolve.
Número 5 – ministérios
OBS: O lírio, parte dele, parte de baixo fica enterrado na lama(charco), juntamente com os espinhos. Mais a parte que desabrocha a flor, a qual não tem contato com o chão, o charco, a lama ao qual é extremamente fedido, esse é o que é vendido e recolhido, o resto é jogado fora.
Assim será com a igreja, somente as flores, o lírio que está em cima é que será recolhido, ARREBATADO.
Mais Esboço de Pregação
Ilustração Bíblica – Utilidade dos Espinhos
A comunhão com o Rei da Glória – Cantares 1:12
O que Deus fez, e o que ainda fará – Isaías 41:18
Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15
O vale da sombra da morte – Salmos 23:4