Apanhai as raposas, e as raposinhas…
Cantares 2:15 – “Apanhai as raposas, e as raposinhas pois a vinha está em flor.”
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
A VINHA E O QUE ELA REPRESENTA PARA NÓS
A palavra de Deus fala da importância na vida do povo de Israel, pois muitas famílias dependiam diretamente dela para sobreviver. deus proibiu que ela fosse vendida, mas que seria deixada como herança de pai para filho por gerações. O pai envolvia toda sua família no trabalho de cultivo da vinha, e o Senhor Jesus mostrou isso na parábola dos dois filhos (Mateus 21:28-30).
OS INIMIGOS DA VINHA
A vinha tinha muitos inimigos. Em I reis 21:2 a bíblia mostra como o rei Acabe (tipo do adversário) cobiçou a vinha de Nabote (servo) para a destruir.
Outro inimigo igualmente perigoso é a raposa. Ela costuma atacar a vinha para comer o seu fruto, e às vezes nem espera o fruto, mas vai e devora a sua flor, de modo que o fruto nunca surge.
O grande problema da raposa é que, por causa de sua aparência de bichinho inofensivo e gracioso, muitas vezes as pessoas toleram sua presença e não cuidam de afugentá-las para longe.
RAPOSA – CARACTERÍSTICAS
- CARNÍVORO (Gálatas 5: 16 a 26)
- NOCIVA ÀS VINHAS PELA CARACTERÍSTICA DE FAZER ESCONDERIJOS E BURACOS.
- INIMIGA DA VINHA
- HÁBITOS NOTURNOS (Efésios 5:8)
RAPOSA – ATACA A VINHA
- A raposa trás consigo um parasita, muito parecido com a vinha e assim que se instala nela, acaba com as suas flores, e pode levá-la a morte que significa morte espiritual.
- Aquilo que se instala em nossas vidas para nos fazer falsos servos. (maus).
AS VIDES EM FLOR
Todo o cuidado deve ser tomado com as “raposinhas”. Elas destroem as flores da vinha, isto é, quando as raposinhas aparecem os dons espirituais desaparecem, e sem eles não há frutos, não há mais comunhão, nem intimidade com o senhor.
PROTEÇÃO E COMUNHÃO
Basta uma palavrinha maldosa, um comentário sobre alguém, um sentimento de inveja ou rancor e pronto, a benção é destruída e mais tarde coisas maiores poderão acontecer. Uma raposa só é tão perigosa que em Neemias 4:3 está escrito que ela poderá derrubar um muro.
Na verdade o muro fala daquilo que nos separa do mundo e nos proporciona proteção e comunhão com Deus. Um só destes “pecadinhos” poderá pôr abaixo tudo isso.
EXAMINE O HOMEM A SI MESMO
I CORÍNTIOS 11:28
Você tem examinado a sua vinha para saber se ela tem alguma raposinha? Salmos 119:8
CONCLUSÃO
A palavra nos admoesta a apanhar todas as raposas e raposinhas das vinhas que estão em flor. Nenhuma delas pode estar à vontade na nossa vida, destruindo tudo aquilo que o Espírito Santo nos deu.
Se quisermos ver as flores da nossa vinha se transformarem em frutos, devemos cuidar de manter bem longe dela as raposas e raposinhas.
A nossa vida eterna poderá depender disso.
Mais Esboço de Pregação
As raposinhas na Vinha – Cantares 2:15
A raposa de fogo – Juízes 15:4-5
Ilustrações Bíblicas – Proteção Divina
Poder do Espírito Santo – Juízes 15:3-5