Esboço de Pregação em Cantares 2
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
Desenvolvimento
Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales
Esboço de Pregação Cantates 2:1 – Eu sou a rosa de Sarom e o lírio dos vales…
Este capítulo, é a continuação do diálogo, e quando o Senhor se declara no verso 1 – Eu sou a rosa de Sarom e o lírio dos vales é como que uma advertência à igreja e isto se verifica quando se lê o verso seguinte, onde ele diz: Qual lírio (ele o é) entre os espinhos, assim é a igreja, a minha amada, minha amiga no mundo.
Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. Assim a igreja fiel é a amiga do Senhor, a noiva ela é inconfundível. Há, porém, outras igrejas que sem beleza, sem perfume estão cercando a igreja fiel, querendo matar nela o Espírito e assim ela se acha entre espinhos.
A rosa de Sarom é simples, vermelha no seu tom certo, inconfundível – Jesus o Cristo vivo é rubro pelo sangue poderoso é Jesus vivo, não é um ser reencarnado, um profeta, um isto ou aquilo fabricado, moldado pelos homens, mas é aquilo que o Espírito revelou a Pedro. O Filho de Deus. João 6:69
Qual lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas
Esboço de Pregação Cantates 2:3 – Qual lírio entre os espinhos…
– O Lírio dos Vales, simples, sem modificação, mas puro, santo, inconfundível. São sinais para que a igreja não confunda o Senhor com religiões, dogmas, etc. Vê-se isso claramente ainda no verso 3.
Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é meu amado entre os filhos…
Esboço de Pregação Cantates 2:3 – Qual a macieira entre as árvores do bosque…
– Qual macieira entre as árvores do bosque. O que destaca? A beleza do fruto, e seu perfume. Lendo Gálatas 5:22, temos a relação dos frutos do Espírito – são perfeitos, não há leis para eles. Jesus é o alimento bom, gostoso para qualquer fraquinho.
Mateus 11: 28-29 – Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei . Sua sombra oferece descanso. Salmos 91 é tão relacionado a isto – aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Levou-me à sala do banquete…
Esboço de Pregação Cantates 2:4 – Levou-me à sala do banquete…
Sempre há banquete na mesa do Senhor. O filho pródigo afastou-se da casa do pai, e encontrou, e lembrou-se: na casa de meu pai há fartura, e isso foi confirmado; quando ele voltou, o pai preparou-lhe banquete. Cristo nos leva à sala, o convite dEle é Vinde às bodas, tudo já está preparado.
Ao regressarem os discípulos de uma pesca, falida, Jesus os convidou: Vinde e jantai. Ao enviar um dos discípulos para fazer preparativos para a ceia, os enviou dizendo: procurai um cenáculo mobiliado – tudo pronto. Tudo programado por ele, tendo um estandarte a enfeitar, chamando a atenção de todos. Seu estandarte é o amor. Ele vos deu vida, quando estáveis mortos. Ef. 2:1. Deus teve amor pela sua igreja, e pela suas vidas individualmente.
O Senhorio do Senhor Jesus é muito empolgante. Ele disse: Não tenho onde reclinar a cabeça, mas era ao mesmo tempo dono de tudo. Mas com requinte, Ele poderia dizer: Vinde jantai; Ide, e encontrareis o cenáculo mobiliado; desatai o jumentinho, e trazei-mo.
Nessa hora, o Senhor depois de tantas provas, de amor, diante dessa declaração tão bela de amor, Ele quer ter servos, que hão de obedecê-lo, e não, traçar planos, para que o Senhor os obedeça. É privilégio dos servos serem servos, e ouvirem dele, o maior elogio: Bem está servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor.
Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs…
Esboço de Pregação Cantates 2:5 – Sustentai-me com passas
– Continua a apresentar as iguarias da mesa do Senhor – Passas, alimento doce, concentrado, substancioso. Confortai-me com maçãs. Deixo-vos a paz Calma, quietude, nos oferece o Senhor. A igreja, a vida que já conhece esta mesa, desfalece de amor, e o deseja ardentemente.
Tão diferente do banquete do Beltessazar, que terminou em angústias, pânico e morte. Assim é o banquete do mundo. Aparência pura, não nutre nem sustenta.
a sua mão esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace
Esboço de Pregação Cantates 2:6 – …a sua mão esteja debaixo da minha cabeça
– Fala do sustento com que a mão ferida do Senhor sustenta a cabeça da igreja, sustenta a mente, impedindo que os pensamentos, as conjecturas humanas, lhe perturbem e quando a mente está firme no Senhor, tudo está certo. Isaías 26:3 nos fala a respeito. Tu conservarás em paz a mente que confia em ti. Quando a mente está guardada com o capacete da salvação (Ef 5: 17) o corpo relaxa, e pode descansar confiante na destra do Senhor. O capacete é para que o inimigo não atinja a mente.
Conjuro-vos ó filhas de Jerusalém…
Esboço de Pregação Cantates 2:7 – Conjuro-vos ó filhas de Jerusalém…
A igreja fiel não pode aceitar, não pode ligar-se, nem tão pouco compactuar-se com a igreja infiel. Neste caso, as filhas de Jerusalém. ll Timóteo 2:19, também lança uma conjuração: Aquele que pronuncia o nome do Senhor, afasta-se da iniquidade.
Dói o coração da igreja fiel, estar sabendo que outros estão se igualando a ela, mas vivendo dissolutamente no mundo, sem testemunho – que acompanha a fé. Por vossa causa, o nome de Cristo é blasfemado entre os gentios. Pelas gazelas e cervas do campo, por amor a todos dos pastos verdes e secos, que não acordeis o meu amor até que queira.
Que fiquem calados, que não falem de sua vinda, que não preguem a seu respeito, se sua vida não está enquadrada no selo que Ele tem para reconhecer os seus, para apartar-se do pecado, segundo o texto citado, o Selo do Espírito.. Santificação, sem a qual, ninguém verá a Deus. Hebreus 2:1.
Deixem que isto aconteça pela própria época, pois como aconteceu, tudo acerca dele profetizado, assim também irá acontecer.
Esta é a voz do meu amado…
Esboço de Pregação Cantates 2:8 – Esta é a voz do meu amado…
É o coração do povo fiel, que está aguardando a vinda do seu Senhor, e não a está negando, à semelhança da parábola que Ele contou: Meu Senhor tarda a vir, façamos isto e aquilo.
Cada sinal cumprido, dado na palavra a noiva reconhece a voz do noivo, que lhe diz: Prepara-te, para encontrares com o teu Senhor.
A noiva está alegre, ela conhece a voz do Amado, como diz a palavra: aquele que ouve a minha voz e mais: as minhas ovelhas conhecem a minha voz.
Ei-lo ai. Proclama a igreja. Os sinais estão proclamando, é pra quem quiser ver. Já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. Saltando, pulando, falam de pressa; montes, outeiro de dificuldade. O profeta Zacarias 4:7 – já falava quem és tu monte grande? diante do poder de Deus, serás uma campina!. A igreja, na fidelidade, ouve e aguarda a vinda do Senhor.
O meu amado é semelhante ao gamo ou ao filho do corço…
Esboço de Pregação Cantates 2:8 – Esta é a voz do meu amado…
– É a continuação do verso 8 , é a maneira como ela vê a aproximação do dia. É semelhante ao gamo, animal corredor, é veloz. Está detrás da nossa parede. Não estamos vendo – há paredes, há dificuldades. Isaías dizia: As vossas iniquidades, fazem parede, separação entre vós e Deus, o Senhor, porém, está nos ouvindo, aceitando as nossas súplicas, os nossos jejuns – Ele está perto dos que O invocam em verdade.
Olhando pelas janelas, reluzindo pelas grades. Ele está olhando para o nosso coração, para os nossos olhos, a ver se O estão procurando. Apocalipse. 1:14 diz que seus olhos são como chamas de fogo.
Grades falam de prisão, mas Ele é a luz do mundo, e para os que seguem há luz.
…levanta-te amiga minha…
Esboço de Pregação Cantates 2:9 – …levanta-te amiga minha
– Este verso dá conta do que o Amado fala à igreja: levanta-te; esse tem sido o, desejo do Senhor em todas as épocas, em carta apocalíptica, lemos: levanta-te, e arrepende-te, sê vigilante, volta-te. São as expressões do amor do Senhor. Ele não quer ver a igreja comprada com seu Sangue, caída, suja desgarrada.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Levanta-te, amiga minha. A igreja fiel é amiga do Senhor. Vem – é o desejo do Senhor.
Em Cantares 6:10 – Ele a vê como a luz, brilhante como o sol, formidável como exército com bandeiras.
Vinde a Mim, todos vós, vinde às águas, vinde comprai e comei vinho e leite. Que convite maravilhoso. Isaías 55:1
Passou o inverno. A chuva cessou
Esboço de Pregação Cantates 2:10 – …Passou o inverno
O inverno fala de frio, e o tempo é da frieza, da indiferença, passou. Sentimos que o tempo da chuva serôdia, chuva de poder, não a chuva que traz lama, dificuldades na caminhada, mas o tempo profetizado em Joel 2: 28-32, já chegaram as flores, e os frutos estão aparecendo, e enfeitando o jardim do Senhor. Primeiro vêm as flores, depois os frutos. Esta é a ordem estabelecida por Deus para a natureza. As flores falam dos dons espirituais. As flores alegram, perfumam a igreja do Senhor. Os frutos falam do sustento, daquilo que mantém a igreja fortalecida (Marcos 4: 26-29 Leia com atenção).
É tempo de cantar – Aleluia e glória a Jesus ouve-se em todo o canto, a glorificação profetizada já é sentida no meio do povo que está esperando o noivo.
A voz da rola, a voz do Espírito, ouve-se: isto significa batismo no Espírito Santo. Grandes sinais na nossa terra, terra dos gentios.
A figueira já deu seus figuinhos
Esboço de Pregação Cantates 2:10 – …Passou o inverno
Fala que a profecia de Jesus em Mateus 24:32 (deve ser lido na aula) já foi cumpridas, Israel já brotou desde 14 de maio de 1948. Aleluia! (a figueira é símbolo de Israel político).
As vides em flor. A videira, é símbolo da igreja com os dons , preparando-se para o fruto. A igreja em pleno uso dos dons espirituais. A expectativa do vinho, do mosto.
Nada mais há que se esperar, a não ser obedecer ao convite doce de Jesus : Levanta-te formosa minha, igreja adornada pelos dons e pelos frutos. E vem.
Pomba minha que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face
Esboço de Pregação Cantates 2:11 – Pomba minha que andas pelas fendas…
– O Senhor olha a igreja sofrida, que é perseguida, e que anda muitas vezes oculta pela perseguição. Ele a reconhece porque Ele vê o Espírito Santo nela, e assim continua o Espírito, abafado, escondido, por causa da descrença dos homens que não O aceitam, dos grupos tradicionais.
Mostra-me a tua face. O Senhor quer ver a face da igreja, que estava oculta, quer ouvir a sua voz. A igreja infiel está impedida de falar no Espírito Santo (Mc. 4: 21-25).
Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor
Esboço de Pregação Cantates 2:12 – panhai-me as raposas…
– Quando as vinhas estão em flor, as raposas aparecem. As raposinhas querem estragar a vinha quando ela está em flor. Se não tem flor, se não vai brotar frutos, é apenas uma árvore sem atração, sem importância. As raposas, têm que ser vigiadas, eles representam os pecados grandes, gritantes, visíveis e as raposinhas falam dos pecados pequenos, passando até desapercebidos, muitas vezes.
Todo mundo faz isso, que mal há?
Elas comem as flores, e impedem os frutos. É mister cuidado, na hora em que a vide, a igreja, recebe a bênção. Não havendo flores, não há dons, não havendo dons, não há fruto.
Vinhas em flor, tem que ser cuidadas.
O meu amado é meu e eu sou dele; ele apascenta seu rebanho entre os lírios
Esboço de Pregação Cantates 2:12 – O meu amado é meu e eu sou dele…
– É a declaração mútua do amor entre Cristo e a igreja, com o acréscimo: Ele apascenta entre os lírios, não entre os espinhos.
Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta amado meu
Esboço de Pregação Cantates 2:13 – Antes que refresque o dia
É o grito da igreja, da noiva: Maranata. Ora vem Senhor Jesus. Faze-te semelhante ao gamo, vem depressa. A igreja infiel pergunta: Guarda, a que horas estamos da noite? Ela não sabe. Ela não tem comunhão com o noivo. A noiva sabe, ela aguarda, ela diz: Vem depressa.
Mais Esboço de Pregação
A ROSA DE SAROM – Cantares 2:1-2
JESUS, O LÍRIO DOS VALES – Cantares 2:1
Ilustração Bíblica – Utilidade dos Espinhos
Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15