COMEI, AMIGOS, BEBEI ABUNDANTEMENTE Ó AMADOS
Cantares 5:1 – “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos,bebei abundantemente ó amados.”
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
Introdução
O capítulo cinco de cantares começa com uma expressão do Senhor Jesus mostrando que ele já veio buscar a igreja, o arrebatamento já aconteceu: “Já vim para o meu jardim”
Tudo o que é descrito aqui se dá após o arrebatamento da igreja, o que é descrito aqui é o que vai acontecer depois que a igreja for embora.
“Irmã minha, minha esposa”
IRMÃ – A igreja fiel é chamada de irmã, para mostrar que Jesus vem arrebatar uma igreja que tem o mesmo sangue dele, o Espírito Santo que ele derramou. A igreja que tiver outro sangue, não subirá, mas sim aquela que tem o sangue de Jesus, que foi batizada com o Espírito Santo dele. A igreja fiel tem a mesma genética de Jesus, e o mesmo sangue dele, foi o Espírito Santo que ele derramou sobre ela que a levará para entregá-la nas mãos dele santificada.
ESPOSA – A designação de esposa é porque aqui o casamento já foi feito, ela já está diante do Pai pois o Espírito Santo a apresentou, pura, imaculada, lavada pelo Sangue do Filho Jesus.
CESSOU A LUTA DA IGREJA:
“Colhi a minha mirra”
A mirra fala do sofrimento, ela é aquela planta aromática que quanto mas esmagada, mais exala o seu perfume. O Senhor então nesta expressão mostra que acabou o sofrimento e as aflições da igreja no mundo.
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto e nem clamor, nem dor…” Ap. 21:4
O que era mortal se revestiu da imortalidade, o que era corruptível, da incorruptibilidade, e a igreja agora em corpo glorioso não terá mais dor nem sofrimento e não haverá mais a carne.
O ESPÍRITO NÃO ESTARÁ MAIS AQUI:
“Comi o meu favo com o meu mel”
O mel é a palavra revelada, é o alimento espiritual revelado. Isso vai cessar para o mundo. Quando a igreja subir, vai continuar existindo bíblia no mundo, mas a palavra revelada, o mel, não mais, porque o Espírito Santo que é o Revelador de segredos, não estará mais aqui para revelar a palavra, pois ele estará com a igreja, sendo ele também o responsável por apresentá-la a Jesus.
NÃO HAVERÁ MAIS SALVAÇÃO:
“Bebi o meu vinho com o meu leite”
O vinho aqui fala-nos da alegria da salvação, e após a partida da igreja, não haverá mais salvação para o mundo. O Espírito Santo (o vinho),que é aquele que promove esta alegria, não estará mais aqui.
O leite é o alimento do novo convertido, e como não haverá mais conversões, não haverá mais bênçãos para os tais. Não haverá mais oportunidades de salvação para o mundo após o arrebatamento da igreja.
Existe uma falsa mensagem de que aqueles que não forem arrebatados terão uma nova oportunidade, isso é um engano, e muitos estão crendo nesta mentira. As virgens loucas foram procurar o azeite depois da hora e não acharam, permaneceram em trevas.
NO CÉU HAVERÁ AS BODAS DO CORDEIRO:
“Comei amigos, bebei abundantemente ó amados”
Esta expressão nos reporta ao que o Senhor Jesus disse na última ceia: ” E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.” Mateus 26:29.
O Senhor Jesus disse no momento da ceia: “Tomou o pão e disse: comei, isto é o meu corpo…e tomando o cálice disse: bebei dele todos…”
No dia do arrebatamento, esta palavra de Jesus vai se cumprir, e a palavra de Jesus para a sua igreja será esta: “Comei amigos, bebei abundantemente ó amados.” Será as Bodas do Cordeiro, a igreja assentada com o Senhor Jesus, comendo com ele a ceia a qual ele se referiu. “Já vim para o meu jardim…”
A ceia hoje é um prenúncio da ceia que haverá nas bodas do Cordeiro. Os elementos da ceia: PÃO e VINHO que representam o CORPO E O SANGUE, é que entrarão na eternidade. A igreja e o Espírito Santo estarão na grande ceia.
Lá Jesus nos dirá: “Comei amigos, bebei abundantemente ó amados”
- Amigos – São os que estão no corpo.
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” João 15:14
” Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” João 15:15
- Amados – Os que estão bebendo do Espírito (sangue), sob os quais está derramado o amor de Deus.
“… porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5
” Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” I Coríntios 12:13
CONCLUSÃO
Ao participarmos da ceia, nós estamos relembrando o sacrifício, morte e ressurreição do Senhor Jesus. É uma celebração pois o nosso Senhor não ficou na morte mas ressuscitou
Há uma ceia preparada para os fieis na glória. Somente os remidos pelo sangue de Jesus participarão desta ceia.
Todo o nosso esforço aqui no mundo, deve ser para que permaneçamos no Caminho, e prossigamos até que entremos na Glória do Senhor. Aqui está a grande luta: permanecer no caminho.
O Caminho não é de facilidades, há lutas a enfrentar, obstáculos a transpor, perseguições, dificuldades, tentações,etc. Mas o nosso grande consolo é que Jesus estará conosco todos os dias.
O Espírito Santo foi derramado sobre a igreja para que ela não erre o Caminho, e através da revelação que é a luz ele tem conduzido-a. A Luz é Jesus revelado, e só com esta luz a igreja chegará na eternidade.
Para a igreja fiel, o seu maior anseio é estar nas mansões celestiais e participar do grande banquete.
- Maranata, é o suspiro da igreja. – “Ah se viesse o meu amado…”
- É certo que Jesus vem. – “Já vim para o meu jardim…”
- Uma grande ceia está preparada para os fieis na Glória – “Comei, amigos,bebei abundantemente ó amados.”
- Toda a promessa se cumprirá. – ” Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” Mat. 25:34
Mais Esboço de Pregação
Não temas,crê somente – Lucas 8:41-50
Levítico 6:13 – O Centro da Adoração
A Riqueza das Bodas – Mateus 22:09
O que tens em casa? – II Reis 4:2
Seja o teu falar: sim, sim e não, não – Mateus 5:37
Parábola da rede – Mateus 13:47–50
Quão formosos são os teus pés… – Cantares 7
O caminho do homem – Provérbios 4:18
Eis o noivo! saí ao seu encontro – Mateus 25:6
O trono não está vazio! – II Reis 11:1