Os segredos do livro de Cantares – Esboço de Pregação
O bom cheiro de Cristo
Esboço de Pregação em Cantares 1:3 – “Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.”
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
Introdução de Cantares 1:3
Vamos continuar o nosso estudo sobre “Os segredos do livro de Cantares”. Já aprendemos que o livro de Cantares nos revela o amor dos amores. Que amor é esse? É o amor do noivo Jesus pela Sua igreja, e o amor da Sua igreja, a noiva, pelo Seu amado Jesus. Esse é o maior amor que existe. Na aula de hoje, o Espírito Santo quer nos revelar mais um segredo do livro de Cantares. E que segredo é esse? É o que vamos ver.
Desenvolvimento
Já aprendemos que o livro de Cantares foi escrito usando pessoas, figuras da natureza, como flores, árvores, animais, todos muito comuns na terra de Israel para representar o Senhor Jesus, a igreja e o projeto de salvação de Deus para o homem.
No texto que lemos, a noiva fala que o noivo tem unguentos de bom cheiro, e o nome do noivo é como um unguento derramado. Unguento é perfume. Quem aqui já sentiu o cheiro agradável de um perfume? É muito bom, não é mesmo?! O nome de Jesus é como um perfume derramado. Ele é um nome doce que perfuma a nossa vida com a salvação! Glórias a Deus!
Um dia, Jesus lavou os nossos corações com o Seu sangue, tirando de nós o mau cheiro do pecado. Para Deus, os que aceitam Jesus no seu coração são o bom perfume de Cristo.
Após Jesus ressuscitar, no dia de Pentecostes os discípulos estavam reunidos em oração. Naquele momento Jesus derramou o Seu Espírito Santo para dar à Sua igreja o Seu bom cheiro (At 2:1-4).
Os servos fiéis do Senhor(a igreja fiel) exalam, transmitem o perfume de Jesus Cristo. Para Deus, os que aceitam Jesus no seu coração são o bom perfume de Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo, na carta aos irmãos da igreja de Corinto disse: “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo…” II Co 2:15a.
Como as pessoas sentem o bom cheiro de Cristo nas nossas vidas? Quando damos bom testemunho de que somos servos do Senhor.
DINÂMICA:
Lendo Cantares, capítulo 1, verso 3, qual o significado profético da expressão “… as virgens te amam.”?
Resposta: A Igreja Fiel.
Quem tem Jesus no coração e ama a Jesus mais que tudo nessa vida, é bênção para sua família, para os seus colegas da escola, para todos ao seu redor. Na hora que enfrenta um problema, uma luta, ele tem a certeza que Jesus está ao seu lado. A sua confiança está no Senhor.
O bom cheiro de Cristo
Que possamos a cada dia ter o bom cheiro de Cristo. Que as nossas palavras sejam de bênção dentro da nossa casa, na nossa escola… Por onde andarmos, que o nosso falar seja somente o que agrada a Deus. Que a sujeira do pecado, das palavras feias, das brigas, não tenham lugar no nosso coração.
Que sejamos um testemunho vivo do nome do Senhor, para que nossos familiares, e todos ao nosso redor recebam uma bênção de salvação.
Vamos lembrar que o cheiro é algo que todos sentem. Seja ele bom ou ruim. Por exemplo: Uma comida gostosa cheira longe… Mas se a comida está estragada, nós logo sentimos o seu mau cheiro, não é mesmo?
Da mesma forma, o servo fiel (igreja fiel) sente, através do Espírito Santo, aquilo que não provém do Senhor, sente o mau cheiro do pecado (músicas mundanas, gírias, conversas que não agradam a Deus, etc). Por isso, se afasta dessas coisas e quer sempre estar no meio dos irmãos, da igreja, pois aqui sente o bom perfume de Cristo, que é a bênção do Espírito Santo no nosso meio.
Ele quer estar nos cultos, tendo experiências com o Senhor.
A Bíblia diz: “… e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;…” Gl 2:20b. Vejam que não basta apenas Cristo estar vivo. Cristo precisa estar vivo em mim, Ele precisa estar vivo na minha vida. Só assim vamos exalar o bom cheiro de Cristo.
Conclusão de Cantares 1:3
Que as pessoas ao nosso redor possam sentir o bom cheiro de Cristo. E assim, em breve, vamos ouvir o toque da trombeta, vamos ouvir Jesus chamar cada um pelo nome! . Maranata! O Senhor Jesus vem! Somos a igreja fiel, a qual anseia a volta do nosso Salvador!
Mais Esboço de Pregação
A comunhão com o Rei da Glória – Cantares 1:12
A Mulher do Vaso de Alabastro – Marcos 14:3-8
A Mulher do Vaso de Alabastro – Marcos 14:3-8
Melhor é ir à casa onde há luto – Eclesiastes 7:1-2
Favos de mel manam dos teus lábios – Cantares 4:11