Não semearás a tua vinha – Pregação
Esboço de Pregação Deuteronômio 22:9 – “Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.”
Desenvolvimento
O Senhor deixou uma Palavra para a igreja; uma doutrina; uma forma de vida. E a igreja fiel, responsável, zela por cumprir seu ministério, semeando a palavra de Deus.
Quando a Palavra diz, não semearás tua vinha com diferentes espécies de semente, está determinando que a igreja terá uma só mensagem.
A igreja dos nossos dias prega a mesma mensagem que a igreja primitiva:
a) Jesus morreu e ressuscitou – está vivo;
b) Jesus voltará para buscar sua igreja.
Essa é a mensagem que a igreja prega em seus dois mil anos de história.
Ela não vai pregar outra mensagem.
Ela não tem interesse em pregar outra mensagem.
A semente
É fácil identificar as vinhas (igrejas, como denominação) que receberam diferentes espécies de semente, porque seu fruto não é bom. Degenerou. Perdeu a qualidade de crente.
O cristianismo moderno desviou-se do projeto do Pai, porque acrescentou fermento à massa; acrescentou ideias, agregou pensamentos filosóficos, modernizou, vulgarizou a palavra.
E como resultado, encontramos crentes sem experiências com O Espírito Santo; que não conhecem o projeto do Pai e não entendem o sacrifício de Jesus.
Nunca ouviram falar do arrebatamento; desconhecem o momento profético que vivemos.
A vinha (igreja) não se renova.
O renovo aqui não é a novidade inserida na igreja pelas ideias modernas e mundanas, mas a novidade de vida produzida pela ação do Espírito Santo, como lemos em Romanos 6:4 e Romanos 7:6.