Pular para o conteúdo

Êxodo 3:5 – Tira as suas sandálias dos teus pés…


Tira as suas sandálias dos teus pés…

“ Os quatro ensinamentos para Moisés”

Êxodo 3:5- “ Tira as suas sandálias dos teus pés porque o lugar em que estás é terra santa…”

Introdução

Quando observamos os homens que Deus usou nos tempos bíblicos percebemos que antes de delegar uma função, Deus os preparou para exercê-la, e utilizou conhecimentos e recursos que esses homens já possuíam.

Quando Deus usou Moisés para libertar o seu povo da escravidão do Egito, peregrinando pelo deserto quarenta anos no Egito para que conhecesse bem aquele povo, sua cultura, suas crenças. Depois fez com que ele vivesse outros quarenta anos no deserto de Midiã para se familiarizar com aquele ambiente.

Desenvolvimento

Antes de usá-lo como libertador Deus ensina Quatro lições a Moisés:

1-    Êxodo 3:5- “ Tira as suas sandálias dos teus pés porque o lugar em que estás é terra santa…”

O que Deus queria ensinar a Moisés é que na sua presença o homem precisa mudar a forma de caminhar, as sandálias velhas e poeirentas de Moisés simbolizam o caminhar do homem neste mundo, ele vai onde quer, caminha segundo a sua própria  vontade. Na presença de Deus é diferente, o homem que deseja servi-lo deve segui-lo. Em  I João 2:6, lemos que aquele que diz que está Dele também deve andar como Ele andou.

2-    O segundo ensinamento de Deus para Moisés  vem em seguida, quando ele vê um arbusto em chamas, porém o fogo não o consumia.

Arbusto seco e retorcido pegando fogo no deserto era comum e logo viravam cinzas e se misturavam com o pó do chão, mas aquele era diferente, ele não era consumido. O que Deus queria mostrar ao seu servo é que aquele arbusto é símbolo do homem. O homem virando pó acontece todo dia, todo dia morre alguém, porque somos frágeis, hoje estamos aqui, amanhã embaixo da terra. Mas  aquele arbusto era diferente, ele não se consumia, mostrando que o fogo do Espírito Santo de Deus arde na vida do homem, o homem será conservado em meio ao calor do deserto que é este mundo.

3-    Moisés era pastor de ovelhas e usava uma vara de madeira no seu trabalho com o rebanho. Deus manda que ele jogue a vara no chão, e ao fazê-lo, esta se transforma em uma cobra e Moisés foge dela. Deus manda que ele pegue a cobra pelo o rabo, e ela volta a ser útil instrumento na condução do rebanho.

O que Deus queria mostrar a Moisés era que aquela vara de madeira é como homem nas mãos do Senhor, o Sumo Pastor. O homem é um instrumento útil para o rebanho, para a igreja, mas o homem no chão, caído deixa de ser um instrumento na mão de Deus ( vara de madeira) e passa   a ser alvo do adversário( cobra).  Moisés guardou esse ensino.

4-    O último ensino de Deus para Moisés foi aquele onde mais ele foi provado.  Deus ordena que ele ponha a mão no peito, e essa se torna leprosa, ao tirá-la ela fica sã.

Na bíblia a lepra simboliza o pecado, o ato de por a mão no peito, representa agir (mão) com o coração (peito). Quando agimos com o coração pecamos. Em Jeremias 17:9 lemos: “ Enganoso é o coração”. Nas coisas espirituais, nós não podemos agir por sentimento. Quantos homens de Deus pecaram porque tomaram as dores de alguém da família, ou ficaram com pena de alguém e acabaram errando, e tantas outras situações.

Moisés aprendeu tão bem essa última lição que quando seus sobrinhos pecaram e foram fulminados por Deus, ele sequer chorou, e advertiu o pai que fizesse o mesmo (Levítico 10:6). Quando seu irmão Arão se envolve no episódio do bezerro de ouro (Êxodo 32:21) foi repreendido duramente por Moisés. Quando Miriam sua irmã fica leprosa , ele só ora por ela a pedido de seu irmão Arão ( número 12:11-13).

Conclusão

Se você deseja ser usado por Deus, realizar o projeto que Ele tem para sua vida aprenda essas quatro lições, e como Moisés, você será um instrumento usado por Deus  para uma grande Obra.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Eliseu sara as águas – II Reis 2:19-22

Reverência na casa do Senhor – Eclesiastes 5:1

As minhas orelhas furaste – Salmos 40:6

A boa Obra – Filipenses 1:6

A receita de Deus para a perplexidade – Êxodo 14:13-15

João 10:10 – O relacionamento com Deus em abundância(

Obediência – Êxodo 39:43

A mudança de Mentalidade – Aos Obreiros(

Guarda o que tens, Jesus não demorará – Apocalipse 3:11

Êxodo 33:14 – Irá a minha presença contigo para te fazer descansar



Alguma dúvida?