Se me fizeres um altar de pedras – Pregação
Esboço de Pregação Êxodo 20:25 – E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Introdução de Êxodo 20:25
O Senhor mostra através desta Palavra, que o altar não deveria ser edificado com pedras esculpidas pelo homem, usando ferramentas como o buril, pois assim haveria profanação. As pedras precisavam ser naturais, como o Senhor as fez.
Desenvolvimento
A edificação do altar fala da edificação da Obra na nossa vida. Cada uma das pedras colocadas neste altar, representa a Palavra de Deus e seus ensinos que acomodamos no nosso coração, pela operação do Espírito Santo na nossa vida.
Não podemos “manipular” nem “esculpir” estas pedras. O homem não pode tocar na Obra de Deus nem deixar sua “impressão” na mesma, com o objetivo de alcançar o seu interesse ou sua vaidade. A Obra de Deus tem que ser conforme a vontade do Senhor e nela não há lugar para imposições ou ideias humanas.
Ninguém pode se valer de posições, funções ou até de supostos dons espirituais para realizar a Obra do Senhor de acordo com os interesses do seu coração ou de sua razão. Quando alguém conduz a Obra de Deus conforme seu ponto de vista, profana o altar.
As pedras existentes na natureza, possuem o formado que a chuva e o vento lhe dão. O verdadeiro servo do Senhor assume a forma que aquilo que vem do alto e do Espírito Santo lhe dão também. A Obra de Deus na sua vida é aquilo que ele vive, é o resultado da influência do Senhor ao longo de sua caminhada.
Conclusão de Êxodo 20:25
Só o senhor pode determinar como sua Obra deve ser edificada. O homem só tem que obedecer, e quando isso acontece, o Altar é Santo e aceitável ao Senhor. Somente assim o Cordeiro se faz presente no altar.
Êxodo 20:25 – E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.