Obediência – Pregação
Esboço de Pregação em Êxodo 39:43 – “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou”.
Desenvolvimento
Obediência
A obediência é a ênfase que o Espírito Santo dá, em todo o tempo, ao servo que deseja agradar ao Senhor.
Conforme lemos no capítulo 31, O Senhor escolheu homens no meio de todo aquele grande povo para realizar a construção do tabernáculo, mas era preciso fazê-lo da forma que Ele havia mostrado para Moisés no monte.
O texto de hoje diz que eles fizeram como O Senhor queria, por isso Moisés os abençoou.
No Velho Testamento, os homens obedeciam para alcançarem a fé, a comunhão, a bênção; no Novo Testamento, é preciso ter fé para obedecer. A fé salvadora, a fé profética, a fé que vem da Eternidade e alcança o homem. Não há fé que emerge do homem.
Mas a fé não é de todos (2 Tessalonicenses 3:2b).
O Senhor procura aquele a quem deseja dar essa fé. Ele disse: “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13:22).
Fazer toda a vontade do Senhor é fazer sua vontade a cada dia.
Todos os dias o homem escolhe se vai fazer a vontade do Senhor ou não.
Fazer parte não interessa ao Senhor – Saul fez parte e quis agradar com sacrifícios, mas O Senhor não aceitou: “… o obedecer é melhor do que sacrificar…” (1 Samuel 15:23).
A recompensa de ter construído o tabernáculo, como O Senhor ordenara, era Ele se manifestar naquele lugar e falar com o homem.
O tabernáculo era o lugar da reconciliação do pecador com Deus, através do sangue do sacrifício. Era o lugar da misericórdia e perdão.
Conclusão
A recompensa do servo que obedece ao Senhor é poder entrar um dia no Santo dos Santos (Eternidade) e ouvir O Senhor dizer: “Entra benditos de meu Pai, e possuí por herança o reino que vos está preparado” (Mateus 25:34).
Esboço de Pregação em Êxodo 39:43 – “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou”.
Mais Esboço de Pregação
- Que darei eu ao Senhor? – Salmo 116:12–14
- “Se o Senhor se agradar de nós” – Números 14:7-8
- A expressão da alma remida – Salmos 45:1-2 e 6