Que é isso na tua mão? – Pregação
Esboço de Pregação em Êxodo 4:2-7 – E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
Introdução de Êxodo 4:2-7
Então disse o SENHOR a Moisés:
Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
E disse:
Torna a pôr a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
É muito bom quando lemos a respeito de um chamado de Deus para um homem, percebemos que o Senhor trata de mistérios e usa figuras proféticas, coisas que na nossa razão não entendemos, mas quando se trata da direção do espírito Santo, vemos outro horizonte que se abre.
Moisés precisava que Deus manifestasse seu poder para que ao mostrar aos que lhe aparecesse no decorrer do seu ministério venham a crer que Deus estava com ele.
Hoje estamos vivendo um momento muito importante, um período chamado princípio das dores, obviamente (dor da alma), onde a depressão invadiu os lares, a avareza, ansiedade, a frieza do amor, as aflições da primeira igreja foi física, mas hoje a dor é interna, o grande conflito está dentro do homem, mente e coração.
Mas louvado seja o nome do Senhor, assim como foi com Moisés, está sendo conosco, o Senhor nos chama para um resgate, não de Israel e sim de nossa alma e o Senhor conta conosco, e como vai ser isto? Da mesma forma que o Senhor mostrou a Moisés.
Que é isso na tua mão?
Qual é o ministério que temos hoje?
Moisés reponde:
Uma vara
Conforme o Salmo 23:4 o Senhor usa a figura Vara e Cajado para apontar o Consolador que é o Espírito Santo. Resumindo, este é o ministério que Deus deseja no meio do seu povo, o qual é o ministrar do Espírito Santo no seio da igreja.
Sem a ação do Espírito Santo nada podemos fazer, e nesta última hora o povo de Deus precisa estar atento a direção do Espírito Santo, nos mostrando como devemos proceder em nossa caminhada e nos dando o discernimento de todas as coisas.
Um ministério que não houve a voz do Espírito Santo vai arruinar a vida espiritual da Igreja. Contudo, não só basta ouvir a voz do espírito, mas fazer sua vontade, sendo esta a vontade de Deus. Moisés pode ver as maravilhas quando atentava para as orientações do Senhor.
Você tem atentado para a voz do Espírito Santo?
O Espírito Santo só vai realizar maravilhas segundo a vontade do Pai. Quem poderia transformar uma vara de madeira em uma cobra vivente. Nosso Deus é quem dá a vida e a tira, ele é soberano.
Moisés ficou maravilhado e com medo, tanto é que fugia da cobra, ele não tinha noção da grande obra que Deus lhe concedia naquele momento.
No projeto de Deus não há lugar para interesses humanos e materiais. “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;”
Conclusão de Êxodo 4:2-7
Louvado seja o Senhor, pois entendemos que o Senhor nos convida todos os dias para fazermos a sua vontade, o evangelho que o Senhor nos confiou não pode ser mudado e nem misturado, pois a mescla está aí fora, misturando tudo o que é Santo com as coisas desta vida(exterior), e colocando sua vontade(interior) acima da vontade do Senhor.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz às Igrejas”