A bênção de José – Pregação
Esboço de Pregação em Gênesis 49:22-26 – José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Introdução de Gênesis 49:22-26
Deus tem um negócio com todos aqueles que guardam a sua Palavra, e por isso lhes concede experiências para que cresçam no seu conhecimento e na sua graça.
Desenvolvimento
José foi desprezado por seus irmãos e incompreendido por seus pais, no entanto, guardou a Palavra do Senhor e Ele o colocou numa posição elevada.
José cresceu muito, mas o Senhor o chamou de “ramo”, que representa algo frágil, mas que por estar junto às fontes das águas se torna grandemente frutífero. Era um ramo frágil, na verdade, mas que corria sobre o “muro”, que lhe dava sustentação e firmeza.
O Senhor é o muro que dá sustento à sua igreja, que é o ramo frágil que frutifica junto à fonte. O fruto é o alimento que deve ser produzido, apesar das lutas e das frechas amargas que são lançadas contra nós a todo momento para nos provar. Apesar das provas, o ramo não pode deixar de produzir frutos, pois ele não depende dos fatores exteriores, mas da fonte que lhe fornece a seiva que circula no seu interior.
A razão das provas é que elas nos levam a lançar mão do “arco” (revelação) e nele nos suster. Nas situações de fraqueza nossos braços devem ser fortalecidos pelas mãos do “Valente de Jacó”, que é o Senhor Jesus, pois ele é o Forte que tem o arco que nos dá a vitória. Ele é o “Pastor” que nos livra do lobo e nos guarda de todos os perigos deste mundo.
Ele é a nossa “Pedra”, o nosso fundamento onde reclinamos a cabeça para descansarmos e termos a visão da eternidade (experiência de Jacó).
Conclusão de Gênesis 49:22-26
As bênçãos do Senhor são para a sua igreja, as dos céus e as da profundidade. As bênçãos dos peitos (o leite, o alimento, a Palavra Revelada) e da madre (a vida eterna).
As bênçãos que o Senhor tem para nós nesta última hora são mais excelentes que as do princípio (vinho de excelente qualidade) até às extremidades dos montes eternos. Elas estarão sobre a igreja, a qual foi separada dentre os povos da terra.
Esboço de Pregação em Gênesis 49:22 – José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Mais Esboço de Pregação
A enxertia do Zambujeiro – Romanos 11:17-18
Quem é esta que sobe do deserto? – Cantares 3:6
Salmo 73:28 – Bom é aproximar-me de Deus
O Coração do homem – Hebreus 6:7-8
As filhas de Zelofeade – Números 36:6-12
..Se me fizeres um altar de pedras… Êxodo 20:25
O chamado de Eliseu – II Reis 2: 1-7
Apostasia e Ministérios – Apocalipse 3:17
Põe-me teu selo no meu coração – Cantares 8:6
Os 12 Filhos de Jacó – Gênesis 49:1