Pular para o conteúdo

Gênesis 24:58 – Irás tu com este homem?


Irás tu com este homem? – Pregação

Esboço de Pregação em Gênesis 24:58 – “E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.”

Introdução de Gênesis 24:58

O capítulo 24 de Gênesis trata o momento em que Abraão, já de idade, tem a preocupação de dar continuidade à sua descendência, e consequentemente a continuidade da bênção do Senhor em sua casa. Diante disso chama seu servo e o faz jurar que em sua jornada traria uma esposa de dentro de sua família para se casar com seu filho Isaque.

Havia uma preocupação de Abraão acerca de seu filho não ir para a Mesopotâmia, em direção à cidade de Naor, onde tinha morado: “Cuidado!”, disse Abraão, “Não deixe o meu filho voltar para lá. Ao mesmo tempo, havia uma preocupação do seu servo de caso achar a mulher para Isaque e ela não querer ir.

Assim, Abraão lhe disse: “O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento ­que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adian­te de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre do jura­mento. Mas não leve o meu filho de volta para lá.”

Amados, queremos enfatizar que, quando Deus está a frente da nossa vontade, ele realiza o desejo do nosso coração e confirma todas as coisas, Abraão demonstrou total dependência de Deus e transmitiu isso para o seu servo, que de imediato fez o juramento e partiu para sua jornada.

Na nossa caminha de fé é muito importante dependermos de Deus. Da mesma forma que o servo de Abraão firmou um compromisso com juramento de ir em busca de uma mulher para Isaque, nós também como servos de Deus temos um compromisso de caminhar na sua presença pelo grande amor para com a nossa vida, nos dando a Salvação em Cristo.

Desenvolvimento

Podemos perceber que em toda a jornada do servo de Abraão ele para ter bom êxito precisava confiar em Deus mesmo diante das dificuldades. Então orou: “Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o ­meu senhor Abraão.

A oração é o grande mistério na vida do servo do Senhor. O servo de Abraão sabia disso, pois o mesmo certamente viu esta postura na vida de Abraão e assim assumiu a mesma postura. E nós como servos devemos manter constantemente as orações, assim, as dificuldades cairão por terra e as portas serão abertas.

Nesta jornada nós precisamos de muitas bênçãos, em nossa casa, no trabalho, nas saúde e tantas outras coisas. Precisamos nos mantermos firmes na caminhada, certos de que Deus tem contemplado nossa jornada, e debaixo de sua palavra teremos vitória.

A confirmação de Deus

Receber a confirmação de Deus é algo extraordinário, pois é confirmação de oração, é vitória.

Deus fez conforme o desejo do servo de Abraão: “Concede que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de be­ber, e ela me responder: ‘Bebe. Também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolhes­te para teu servo Isaque. Saberei assim que ­foste bondoso com o meu senhor”

A gratidão do servo de Abraão

Tudo com Deus tem um encaixe perfeito, mesmo que aos nossos olhos seja impossível, no final o nosso Deus confirma todo o seu projeto.

Assim como o servo de Abraão orou, Deus fez. Imaginemos a alegria do servo ao ter sua oração atendida em seus mínimos detalhes. Servimos ao Deus de detalhes. Aleluia!

Após observar como a mulher dava de beber água aos camelos e toda a sua postura e beleza, o servo de Abraão pergunta sobre sua casa e parentela, bem como se havia lugar em sua casa para seus homens e camelos passarem a noite, isso após ter lhe dados presente valiosos.

Não havia outra coisa a fazer por parte de servo de Abraão depois de tantas confirmações. Ele adorou ao Senhor Deus todo-poderoso.

Então o homem curvou-se em adoração ao Senhor, dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jorna­da até a casa dos parentes do meu senhor”.

A decisão de Rebeca

O servo de Abraão ali se apresenta ao irmão de Rebeca, a saber, Labão, que o convida de imediato para se acolher com seus homens e camelos. Contudo, o servo de Abraão não quis comer antes de relatar todo o propósito de estar ali. Após o relatar toda sua jornada e objetivo, ficava agora a decisão de Rebeca diante do convite.

Certamente Rebeca sentiu um frio na barriga diante de tantas novidades naquele momento, sua decisão iria mudar sua vida e da sua família, e ela nem imagina que sua decisão iria também mudar a trajetória de toda uma nação.

Labão e Betuel responderam: “Isso vem do Senhor; nada lhe po­demos dizer, nem a favor, nem contra.

Então lhe disseram: “Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz”. Este agora era o grande momento, a resposta de Rebeca.

Conclusão de Gênesis 24:58

Fomos chamados para viver uma caminhada de grandes experiências com Deus, a decisão certa sempre será aquela onde o Senhor confirma com sinais evidentes da sua vontade.

Rebeca não pensou duas vezes para dar a resposta:

Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: “Você quer ir com este homem?”
“Sim, quero”, respondeu ela.

Hoje, eu, você e muitos outros fomos alcançados pelo projeto de Deus, e a escolha que rebe fez naquele dia foi muito importante para esta bênção em nossas vidas.

Que possamos sempre confiar e depender Deus em toda a nossa jornada de vida, certos que ele sempre enviará seu anjo para nos dar uma boa jornada e voltarmos com ricas bênçãos reservadas para nós e toda a nossa casa.

Esboço de Pregação em Gênesis 24:58 – “E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.”


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?