Pular para o conteúdo

O encontro – Gênesis 33:1-4


O encontro – Pregação

Esboço de Pregação em Gênesis 33:1-4 – E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram.

Introdução de Gênesis 33:1-4

Há momentos que as maiores necessidades não estão ao lado de fora, mas dentro dos lares, comprometendo a comunhão, alegria, respeito, carinho e amor. A palavra que lemos retrata a vida de (02) dois irmãos, Esaú e Jacó, eles se distanciaram devido a suas escolhas.

A bênção da primogenitura era de Esaú, o filho mais velho, mas ele rejeitou. Por uma escolha Esaú trocou por prato de lentilha, ao contrário de Esaú, Jacó lutava em obter a bênção.

Após obter o que tanto desejava, Jacó é obrigado a deixar a terra de seus pais, devido à ameaça de Esaú, sendo assim Jacó foi viver em terra longínqua. Minhas bênçãos, a escolha que fazemos determina que nós somos. Deus abençoa quem tem compromisso com a bênção, o projeto, a salvação.

Mesmo vivendo longe da terra, Deus não deixou de abençoar Jacó, porque a bênção não está na terra, a bênção vem alto. Quantas pessoas estão rejeitando, não dando valor, preocupados com aquilo que é efêmero para esta vida. 

Desenvolvimento

Mas Deus terminou o retorno, Jacó sabia ao retornar o que poderia enfrentar, Esaú incompassivo, destinado a cumprir com a sua palavra, mas mesmo assim obedeceu ao conselho do Senhor.

 “… Então Esaú correu-lhe ao encontro…” 

Ao avistar seu irmão Jacó estava cheio de preocupações, certamente inquieto. Esaú é tipo daquele que age pela razão, carne, impulso. Mas devemos agir segundo a palavra, como a Bíblia diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

 “..Inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou o seu irmão…” 

Meus irmãos devemos se apressar para estar aos pés do Senhor, por nossos rostos no pó, ali Jacó permaneceu até que chegasse o seu irmão. Devemos orar sem cessar, pelos nossos familiares, até que eles possam se achegar a nós, libertos, transformados, curados, fortalecidos.

Como foi o encontro inesperado!

Abraçou – Sentimento de acolhimento, levando a sentir o calor do corpo, envolvê-lo na comunhão da igreja.

Lançou-se sobre o pescoço – A comunhão restaurada, aquilo que havia como impedimento, não havia mais, houve operação do Espírito Santo.

Choraram – Provas do passado não existem mais, a Bíblia diz: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhã.

Conclusão

Ali mostrava a posição única de Jacó e sua característica. Onde o Senhor pode restaurar, perdoar, qual ressentimento, porque no final de tudo permanece o AMOR PARA ISSO DEUS MANTÉM FIRMES UM IGREJA QUE ORA, PARA QUE POSSA VER MILAGRES, POR INTERMÉDIO DA ORAÇÃO.


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?