O guisado e a tua coroa – Pregação
Esboço de Pregação em Gênesis 25:29-34 “Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado; e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
Introdução de Gênesis 25:29-34
Às vezes, enfrentar as lutas desta vida não é nada fácil. Passamos por momentos difíceis, um após o outro, tentando nos abater. Todo servo do Senhor precisa passar pelo campo (O campo aponta para este mundo, as provas desta terra).
Desenvolvimento
No campo ficamos debaixo de um sol escaldante e este sol atinge primeiramente que parte do nosso corpo?
Vem diretamente contra nossa cabeça. De tal modo, o calor das provas desta terra busca atingir primeiro a nossa mente, tenta enfraquecer os nossos pensamentos, mudar nossas opiniões, nos desanimar, abalar a nossa fé, pessoas com opiniões contrárias aos conselhos do Senhor que tentam nos aconselhar conforme suas razões (Salmos 1.1 bem-aventurado aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios).
Também no campo, precisamos trabalhar, existe um trabalho a ser realizado, e este trabalho não é fácil, exige agora o nosso esforço, nossa resistência. E com o tempo, nos cansamos. Nosso corpo se enfraquece, e começa a sentir fome e precisamos perceber o que realmente vai nos alimentar neste momento (Mateus 4.4: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus).
Mas aí está a questão, quando o homem se deixa levar por esta tribulação, seu coração começa a se voltar para a morte, se esquece de tudo que já recebeu do Senhor. Foi a expressão de Esaú ao pensar que estava a morrer simplesmente por que não havia comido nada naquele dia.
Vigiai
Eis outra pergunta: Quanto tempo Esaú manteve a benção da primogenitura com ele? E quanto tempo ele levou para perder? Por isso, o Senhor nos orienta: “VIGIAI”.
Então Esaú, já com a mente confundida, se preocupando apenas com o alimento da sua carne (porque a carne briga por este alimento, enquanto o Espírito briga para nos dar o alimento espiritual). Troca facilmente a sua benção.
O nome Jacó, significa trapaceiro. O trapaceiro deste mundo já vem com um guisado prontinho para oferecer para o servo do Senhor, ele sabe o que a carne precisa, e ele quer tomar a benção.
Só no momento da bênção de Isaque, que Esaú percebeu o que tinha perdido, e se arrependeu amargamente. Era tarde demais!
Não podemos trocar a benção que Deus nos concedeu pelo guisado desta terra. Pois quando vier o grande dia, muitos se lamentarão, mas já será tarde demais.
Conclusão de Gênesis 25:29-34
Agora, o servo que está em Cristo Jesus, não padece de fome, não se cansa com as lutas, encontra o abrigo seguro, descansa na sombra das asas do Eterno, o sol não lhe molestará, pois o Senhor está com ele. O Senhor está contigo valente. Você não luta pela vitória. Luta com a vitória. Dispense este guisado, guarde a tua coroa!
Mais Esboço de Pregação
Gênesis 25:29-30 – O cansaço de Esaú
Esaú devasso e profano – Gênesis 25:34
Importância da Assistência – Atos 20:8
O grande dia – Marcos 13:32-37