Pular para o conteúdo

O Renovo gera vida e comunhão – Gênesis 4:26


O Renovo gera vida e comunhão – Pregação

Esboço de Pregação em Gênesis 4:26 – “E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor.”

Introdução de Gênesis 4:26 

A Palavra nos fala sobre uma família, um lar, onde neste lar, Abel, servo do Senhor, deu seu testemunho de fé que fala até os nossos dias. 

Porém, Abel foi acometido pela morte, ela entrou naquele lar ocasionando diversos fatores inesperados. E naquele momento a morte trouxe amargura, tristezas, e sofrimento e afastamento de Deus. O nome de Deus deixou de ser invocado. 

Desenvolvimento 

Podemos ver o quanto fazia diferença a presença de Abel em meio a sua família, pois Abel tinha uma postura desde moço, que era invocar o nome do Senhor, e isso tornou-se um hábito em sua vida. Certamente ele transmitiu esta forma de vida para seus familiares, mas por algum motivo estes não invocavam a Deus de todo o coração, pois, segundo o texto, o nome de Deus só passou a ser invocado novamente após o nascimento de Enos.

Na verdade, também encontramos situações parecidas em muitas famílias, lares sustentados pela oração e comunhão de um único membro familiar, ou a minoria. Buscar a Deus com todo coração resulta em bênçãos que serão derramadas de geração em geração.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 13:3

Servir a Deus é uma experiência pessoal, é uma escolha a ser feito, Deus só aceita um coração movido pela fé.

O Renovo Gera Vida

Deus tinha separado o momento para renovar, restaurar o culto na cada de Abel. Vemos que quando Sete entra naquele lar, ele traz alegria, ele gera vida e nasce Enos, é neste momento em que Deus novamente começa ser invocado.

Deus sempre procurou relacionar-se com o homem: Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jeremias 33:3

Quando o homem mantém uma comunhão com Deus alcança um novo caminho para sua vida. O Espírito de Deus tem procurado os verdadeiros adoradores, aqueles que buscam a Deus em Espírito e verdade.

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. Isaías 11:1-2

Conclusão de Gênesis 4:26

Enos significa “homem mortal”, da mesma forma que o nascimento de Enos restaurou a comunhão com Deus na casa de Abel, assim, aprove a Deus enviar seu único filho Jesus para dar ao homem mais uma vez a oportunidade de estar em comunhão com seu criador e Salvador.

A morte de Cristo na cruz e sua ressurreição dá ao homem que crê a oportunidade de estar junto ao seu criador eternamente.

Esboço de Pregação em Gênesis 4:26 – “E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Existe uma só Fé – Efésios 4:4

GRÃO – Deuteronômio 33:28

JESUS, FILHO DE DAVI – Jeremias 33:15

Mateus 4:19-20 – Obreiro renovado

Longe ou perto de Deus – I Samuel 1:9-10

Ainda há esperança – Culto das Senhoras



Don`t copy text!
Alguma dúvida?