ABRAÃO E AS TREVAS DE DEUS
Esboço de Pregação em Gênesis 15:8-18 – Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.
Introdução de Gênesis 15:8-18
A bíblia nos fala de tesouros da escuridão, do Deus que alumia as nossas trevas. (Ver Isaías 45.3) Todos nós temos momentos de “trevas”. Não as trevas do pecado, do mal. Mas momentos difíceis que nenhuma estrela brilha e não vemos a luz do sol, como Paulo nos 14 dias em alto mar. Antes da luz brilhar com toda plenitude virá a escuridão.
Às vezes, Deus apaga a luz do dia e leva alguns dos seus filhos à escuridão para ali vermos seus mistérios!
Foi em meio a esse momento que Deus revelou a Abraão um grande segredo no tocante a sua vida, seus filhos, seu povo. Mistérios gloriosos foram revelados sobre sua vida e os seus.
Deus tem coisas profundas a nos mostrar nessas horas – Conhecidos como Tesouros da escuridão.
DESENVOLVIMENTO
1- O agir de Deus – preparando cada momento até às revelações dos seus mistérios.
Abrão apresenta seu sacrifício
Tudo inicia quando Deus pede um sacrifício a Abrão e o mesmo obedece ao Senhor. Isso nos fala da nossa entrega e dedicação a Deus. Um homem de Deus é medido pelo seu sacrifício; Precisamos apresentar sacrifícios a Deus; Um homem que não tem sacrifícios para o seu Senhor como receberá Dele seus mistérios?
Enxotando as aves de rapina – Não há como descobrirmos os tesouros das trevas se as aves de rapina nos vencer; Após a dedicação do sacrifício vêm as aves de rapina.
É natural – Enxote-as.
Resista ao mal, seja firme no Senhor, não permita que teus sacrifícios sejam levados!
A bíblia diz que devemos nos sujeitar a Deus, resistir ao diabo e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)
As trevas de Deus
Estás caminhando em dedicação e definição contra o mal, te preparas, pois Deus te levará a conhecer suas trevas.
São caminhos que nos assustam, trazem espanto (como assustou Abrão).
Mas ali – em meio à escuridão – nada veremos, não teremos visão para mais nada! Ninguém pode ver na escuridão. Entretanto, ouviremos sua voz e mistérios serão revelados.
Aqui não temos mais olhos para coisas temporais. Deus trouxe escuridão ao homem Saulo após sua conversão. Uma verdade – Os filhos de Deus têm dias de trevas!
Até o Filho de Deus teve sua noite de densas trevas!
Nas trevas de Deus, Abraão perde sua força, dorme. Deus anula seu vigor.
Deus age assim! Nossa oração: Anula-nos Senhor! Queremos ouvir tua voz e conhecer os tesouros da escuridão!
2- O Deus dos mistérios se revela!
Segredos de Deus são revelados para Abrão. Segredos que falariam até por muitos anos posteriores. Que glorioso! Este é o momento glorioso, quando o Deus poderoso está falando e revelando seus mistérios para você.
Deus só disse haja luz depois das trevas estarem cobrindo o envolto da terra. Deus estabeleceu uma ordem no princípio: Houve tarde e manhã, o primeiro dia. Esta é a ordem: primeiro vem a noite, depois o dia.
Conclusão de Gênesis 15:8-18
A Tocha Acesa e a Aliança de Deus – Após passarmos por essas fases seremos levados e aguardar uma tocha acesa que descerá do céu e Deus fará aliança com você.
Anelamos por esse momento sublime e glorioso quando o Senhor descer sobre nós como uma tocha acesa.
Vem Senhor e desce sobre nós como Tocha Acesa!
Quando tais dias vierem, confiemos que o Espírito Santo está se movendo sobre a face do abismo (como no princípio) e chegará o momento que Deus vai dizer: Haja luz! E haverá luz. Ao justo, nasce luz nas trevas.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Ele habita na luz e também nas trevas.
Esboço de Pregação em Gênesis 15:8-18 – Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.
Mais Esboço de Pregação
- A Obra Criadora
- II Pedro 1:19-21 – Jesus, a Luz
- haja luz… – Gênesis 1:3
- Abrão – Alguns Sermões e Estudos
- Parábola das dez Virgens – MATEUS 25:1-13